sábado, 28 de junho de 2008

Governo estuda cancelar registro de indústrias que vendem frango com mais água que o permitido

Galera, vamos ficar ligados nessas fraudes! Faça você mesmo o teste com o frango congelado que você compra. Se ao descongelar o frango, você observar uma quantidade excessiva de água, superior a permitida por lei, DENUNCIE! O mesmo serve para peixes e frutos do mar congelados, pois existem produtores que mentem sobre a espécie do peixe contido nas embalagens e ainda mascaram o peso, ignorando o peso do produto drenado.

O Ministério da Agricultura já estuda o cancelamento do registro das indústrias que insistem em vender frango congelado com mais água do que o permitido por lei. Cinco anos após as primeiras empresas terem sido multadas pela prática, as reclamações continuam.
O governo reconhece o problema e garante que está modificando o regulamento de inspeção.

– Nós vamos disponibilizar (o regulamento) ao setor privado e ao público a partir de julho. Depois, vamos propor uma revisão da lei, onde vamos poder aumentar os valores das multas para esses casos de fraude – avalia Nelmon Oliveira da Costa, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura.

O secretário-executivo da União Brasileira de Avicultura, João Tomelin, apóia o reforço da fiscalização, mas afirma que a fraude não é generalizada:
– É (algo) praticado por uma minoria, mas que acaba manchando o nome do frango e a qualidade que a maioria pratica.

Pela lei, a carne in natura congelada pode conter até 6% de água, uma forma de garantir a hidratação do produto; já no frango temperado, esse índice de tolerância sobe para 20%. Dados oficiais mostram que, em algumas indústrias, o frango sem tempero chegava a conter 18% de água. Uma fraude verificada, segundo os órgãos de controle, apenas no produto consumido pelo brasileiro. Não há registros de reclamações quanto ao frango exportado.

Volume de água no frango varia no mesmo lote
O problema chamou a atenção da pesquisadora Yolanda Silva, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Ela analisou produtos de diferentes marcas e concluiu que o volume de água variava até mesmo entre frangos do mesmo lote. O estudo também verificou o líquido retirado do produto que, em alguns casos, ultrapassou 10 mil coliformes fecais por grama, que é o limite permitido pelo Ministério da Agricultura. Para a pesquisadora, isso comprova os dados da Organização Mundial de Saúde de que mais de 40% das intoxicações alimentares acontecem dentro de casa.

– No descongelamento, é preciso ter cuidado para este líquido não contaminar bancadas e tábuas de corte, que podem contaminar o alimento – aconselha Yolanda Silva.
O estudo também constatou que as técnicas de análise do Ministério da Agricultura são ineficientes para identificar a fraude.

Indústrias já foram suspensas
Na última semana de junho, as indústrias Real Alimentos, Avivar Alimento e Rigor Alimentos tiveram a comercialização suspensa pelo governo. A medida valerá até que estas empresas apresentem, ao Ministério da Agricultura, justificativas para o produto ter apresentado água acima do permitido. Elas vão ter, ainda, que mostrar os programas de prevenção e controle da qualidade da carne. Caso sejam liberadas para vender a produção e voltem a cometer irregularidades, o ministério garante que a punição vai ser mais severa. Dependendo da gravidade do caso, o registro do produto ou da empresa será cancelado.

Agora, os concorrentes....



Gente, fui obrigada a postar, de tão feinhos que são!! Esses são Elwood, Pee Wee Martini e Squiggy, alguns dos concorrentes do Gus, o vencedor 2008 do cão mais feio do mundo.

Cão mais feio do mundo

Manco, caolho, banguela e sem pêlos, Gus venceu a premiação de 2008. Adotado há oito anos por mãe e filha, ele gosta de pizza e é tratado como um bebê.

O cão cristado chinês Gus é o campeão de 2008 do concurso do cachorro mais feio do mundo, em Petaluma, na Flórida, nos EUA, nesta sexta-feira (20). Os jurados consideraram as três patas, a falta de dentes, a ausência de pêlos e o carisma inexplicável para conceder o título ao campeão da Flórida. Por conta da doença, Gus teve de amputar uma perna. Ele também perdeu um olho, mas isso foi por outro motivo: uma briga com um gato, uma de suas atividades favoritas. Já a falta de pêlos é própria de sua raça.
O título não esteve o tempo todo nas patas de Gus. Contra eles, concorrentes com línguas tortas, pêlos irregulares e ligeiros desvios de "simetria facial". Um dos favoritos nas enquetes do site do concurso era Elwood, o campeão de 2007, ano em que Gus não disputou, porque fazia quimioterapia para sobreviver ao câncer de pele.
O cão crestado chinês Gus foi o vencedor da vigésima edição do concurso do cão mais feio do mundo disputado na Califórnia.
Os donos do cachorro comemoram a premiação: dois troféus e US$1.600 em dinheiro.
"Nós viemos de tão longe e estamos tão felizes que poderemos investir a vitória na radioterapia de Gus. Nós estamos extasiados", disse a dona de Gus, Jeanenne Teed.
A 20a edição do concurso do cão mais feio do mundo teve 12 novos concorrentes, segundo a diretora de marketing do evento, Vicki DeArmon.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Curiosidade

COMO OS PEIXES DORMEM?

Quem tem aquário em casa sempre se pergunta: como será que os peixes dormem? Em algumas situações é possível observar os peixinhos no fundo do aquário se movimentando lentamente e não sabemos se estão dormindo ou não.
Cada espécie de peixe tem um hábito diferente, uns descansam apoiados nas pedras e outros ficam na superfície, como é o caso dos peixes-borboletas. Entretanto, seus olhos ficam sempre abertos pela ausência de pálpebras.
Apenas quando esses animais se sentem seguros e percebem que podem descansar sossegados, alternam períodos de repouso e vigília.
Quando estão em repouso ficam em um estado superficial de imobilidade, onde os seus movimentos são extremamente lentos para manter o equilíbrio.

Cães: primeiros socorros

É importante saber o que fazer, no caso de seu cão ficar doente ou envolver-se em um acidente. Veja aqui bons conselhos para lidar com problemas como envenenamento, cortes nas patas e diarréia.
As seguintes informações ajudarão no executar os primeiros socorros em seu cão em um caso de uma emergência. Imprima este texto e mantenha à mão, possivelmente próximo ao número de telefone do veterinário. Este texto é apenas um guia - peça sempre conselhos veterinários.
  • Acidentes

Você pode ver o ocorrido ou seu cão pode retornar machucado. De qualquer maneira, afaste seu cão do local do acidente para evitar que se machuque mais. Mantenha o cão o mais quieto e confortável possível. Se necessário mantenha-o preso. Se houver ferimentos óbvios, sangramento, faça pressão nestes pontos com uma atadura ou pano limpo. Chame o veterinário o mais rápido possí­vel.

  • Corte na pata
Pode ocorrer um sangramento repentino devido a um caco de vidro ou outro objeto pontiagudo quando andando na praia ou fora de casa. Se houver muito sangramento, enrole a pata em gaze ou em um pano limpo e faça pressão com esparadrapo. Leve seu cão ao veterinário para que receba tratamento apropriado. Nunca use elástico ou torniquete nos membros, especialmente por perí­odos prolongados (acima de 15 minutos).
  • Olho ferido
Procure cuidadosamente por qualquer corpo estranho, como uma semente de grama. O veterinário deve remover qualquer corpo estranho perfurante cuidadosamente sob anestesia geral, pois podem facilmente penetrar mais. Evite que o cão coce o olho afetado com as patas ou esfregue nos móveis e leve-o ao veterinário para ser examinado e tratado. Se o olho estiver seriamente machucado, cubra-o com gaze umedecida e leve o cão ao veterinário imediatamente.
  • Vômito
Você não deve se preocupar caso seu cão vomite ocasionalmente, isso é normal. O fato dele vomitar muitas vezes em um perí­odo curto de tempo é razão para preocupação ou se parecer não estar se sentindo bem. Se parecer bem, você pode tentar tratá-lo em casa. Não dê alimento por 12 horas e apenas ofereça pequenas quantidades de água. Depois de descansar o estômago, você deve oferecer refeições pequenas e leves por um dia e depois ir gradualmente retornando a dieta normal. Se seu cão não melhorar, continuar vomitando ou parecer não estar bem, você deve entrar em contato com o veterinário. Anote como e o que ele vomitou para poder descrever para o veterinário. Colete um pouco do vômito em uma vasilha para que o veterinário possa examiná-lo. Não alimente seu animal de estimação e peça conselhos ao veterinário.
  • Diarréia
A diarréia pode conter sangue e/ou muco. As vezes, é acompanhada de vômito. Se tirando estes sintomas seu cão parecer bem, você pode tentar tratá-lo em casa. Não dê alimento por 12 horas e ofereça pouca água com um pouco de glicose ou caldo de carne fraco. Depois de descansar o estômago, você deve oferecer refeições pequenas e leves a ele por um dia e depois ir gradualmente retornando a dieta normal. Se seu cão não melhorar ou estiver fraco, letárgico ou depressivo, leve-o ao veterinário imediatamente. Se ele parecer bem, leve-o para uma consulta no próximo momento disponí­vel. Primeiro, ligue para o veterinário e anote cuidadosamente os conselhos dados.
  • Picadas de inseto e cobra
Picadas de insetos podem ser identificadas por dor aguda repentina acompanhada de inchaço e às vezes descoloração da pele. Se um cão foi picado na garganta, pode ter dificuldade para respirar. Se um membro do corpo foi picado por uma cobra, uma bandagem deve ser colocada ao redor dele com pressão firme. Mantenha seu cão fresco e evite qualquer exercí­cio. Se o inchaço persistir por mais de uma hora, ou se a picada for próxima do rosto ou pescoço, leve o cão ao veterinário. Mantenha a lí­ngua dele para fora e a passagem de ar o mais livre possí­vel. Se suspeitar que uma cobra picou seu cão, deve tentar identificá-la e, se possí­vel, levar seu cão ao veterinário imediatamente. Se um membro foi afetado você deve colocar uma bandagem de pressão ao do membro e sobre o ferimento.
  • Convulsões
Caso seu cão comece a fazer movimentos espasmódicos, normalmente acompanhados de travamento da mandí­bula, salivação, urinação e defecação, então ele está tendo uma convulsão. Ele pode cair no chão. A primeira coisa a fazer é tirar a coleira e afastá-lo de qualquer perigo (ex.: lareiras, escadas, mesas). Garanta que ele possa respirar segurando sua cabeça e, se possí­vel, com o pescoço esticado. Não coloque os dedos dentro da boca do cão. Mantenha o ambiente o mais escuro e quieto possí­vel, evite barulhos repentinos como campainhas e portas batendo. A maior parte dos ataques acabam rápido (embora pareçam durar uma eternidade!)
Anote exatamente os sintomas de seu cão antes, durante e depois da convulsão, e ligue para o veterinário assim que possí­vel.
  • Dor de ouvido
Seu cão coçará o ouvido e pode ficar com a cabeça pendendo para o lado. Ele pode esfregar a orelha no chão, balançar a cabeça, uivar e não querer deixar ninguém tocar seu ouvido. Se isso acontecer de repente, pode ser que uma semente de grama ou outro objeto tenha entrado no ouvido. Não coloque absolutamente nada dentro do ouvido dele e ligue para o veterinário. Cuide prontamente de problemas auriculares; negligenciá-los ou tentar curá-los pode fazer com que a cura seja mais difí­cil.
  • Envenenamento
Se você ou alguém da sua famí­lia vir seu cão engolir algo venenoso, ligue imediatamente para o veterinário. Procure aconselhamento veterinário o mais rápido possí­vel e leve o restante do agente envenenador e/ou a embalagem para ser avaliada pelo veterinário.
  • Engasgar
Seu cão pode estar tentando vomitar ou coçando a boca freneticamente com as patas. Tente abrir sua boca e remover o objeto que está obstruindo - esteja ciente de que há chance de ser mordido fazendo isso. Olhe o céu da boca, pois às vezes algo gruda lá, ou um osso pode ficar preso transversalmente.
Se você não puder ver o objeto, procure imediatamente ajuda veterinária.
Em alguns casos, pode ser necessário uma anestesia geral para a remoção segura de um objeto na boca.
  • Cruzamento não planejado
O cruzamento acidental de sua cadela não é exatamente uma emergência, mas uma gravidez pode muitas vezes ser prevenida. O cirurgião veterinário pode aplicar uma injeção logo após ela ter cruzado, o que normalmente fará com que sua fêmea não tenha filhotes. É vital contatar o consultório veterinário em até 24 horas, para que ele possam lhe dizer quando a injeção deverá ser aplicada.
  • Desmaio
Procure aconselhamento veterinário imediatamente. Coloque seu cão dentro de uma cesta e mantenha a passagem de ar livre esticando o pescoço e segurando a lí­ngua fora do caminho.
  • Torção gástrica
Se seu cão parece desconfortável ou irritado e a barriga parece distendida e cheia de gases, ligue para o veterinário e leve o cão para uma consulta imediatamente.
  • Transportando seu cão até o veterinário em uma emergência
É normalmente preferí­vel levar seu cão até o consultório do que trazer o veterinário. Na clí­nica há equipamentos especiais e uma equipe treinada. Não dê nada para seu cão comer ou beber, pois ele pode precisar de anestesia geral. Coloque seu cão gentilmente em cima de um cobertor velho ou casaco no chão.
Duas pessoas podem pegar as pontas do cobertor como se fosse uma maca macia para transportá-lo até o assento traseiro do carro. A pessoa que estiver andando de costas deve trazê-lo direto para dentro do carro, colocando-o gentilmente sobre o banco. Alguém deve ficar na parte traseira com ele a caminho da clí­nica. Se houver perigo dele morder, amarre o focinho temporariamente. Não o deixe amarrado por um perí­odo prolongado pois isso pode comprometer sua respiração.
Finalmente, informe à clí­nica veterinária que está a caminho para que possam se preparar para a chegada.

Alergia a gato?

Pois é minha gente, algumas pessoas tem sim alergia a seu gato de estimação.
Geralmente, o descobrem quando adquirem um filhotinho, o que pode acabar se tornando problemático...
Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir os sintomas da alergia.
Pessoas com sensibilidade alérgica geralmente também são alérgicas a pó, acarídeos de pó e pólens. Deixar sua casa o mais livre de pó possível manterá a resposta alérgica reduzida e ajudará a pessoa alérgica a conviver melhor com o gato.

Depois de mexer no seu gatinho, lave as mão com água e sabão.
Evite mexer em regiões de mucosa, nariz, boca e olhos, sem ter lavado as mãos.
Na verdade, é a saliva seca e flocos de pele (conhecidos como "caspa") que produzem a alergia - não necessariamente o pêlo do gatinho.
Passar o aspirador todos os dias reduzirá a quantidade de caspa e poeira na sua casa. Não se esqueça também de lavar a cama do seu gato regularmente (a cada 10 ou 14 dias) para reduzir a caspa e os ácaros de pó.
Lavar o seu gato com produtos fabricados para reduzir os sintomas da alergia também pode ajudar a reduzir a caspa, mas banhos freqüentes não são aconselhados, já que isso ressecará os óleos naturais da pele do seu gatinho.
Mantenha seu gato fora do quarto - pelo menos até que a alergia esteja controlada.
Purificadores de ar podem ajudar bastante.
Também pode ajudar consultar seu médico, já que existem eficientes tratamentos para reduzir e, em alguns casos, até mesmo eliminar a alergia a gatos.

Tributo ao cão

"... O mais altruísta dos amigos que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão ou deslealdade, é um cão".
"Senhores jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente.
Quando só ele estiver ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento à oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo. Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse um príncipe. Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá.
Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor como o sol na sua jornada através do firmamento.
Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pede o privilégio maior de acompanhá-lo, para lutar contra seus inimigos.
E quando a última cena se apresenta, a morte o leva em seus braços e seu corpo é deixado na laje fria, não importa que todos os amigos sigam seu caminho: lá ao lado de sua sepultura se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes, mas em atenta observação, fé e confiança mesmo à morte".
Este tributo foi apresentado ao juri pelo ex-senador George G. Vest (então advogado), que representou o proprietário de um cão morto a tiros, propositadamente, pelo vizinho. O fato ocorreu há um século na cidade de Warrensburg, Missouri nos Estados Unidos da América. O senador ganhou o caso e hoje existe uma estátua do cão e seu discurso está inscrito na entrada do tribunal de justiça, ainda existente na cidade.

Mestrado em Ciência Animal

A UDESC está com edital aberto para ingresso no Curso de Mestrado em Ciência Animal, promovido pelo Centro de Ciências Agroveterinárias, em Lages.
Profissionais da Medicina Veterinária e áreas afins podem inscrever-se e realizar o concurso.
O curso é gratuito e reconhecido pela CAPES.
Estão sendo disponibilizadas 13 vagas em duas áreas de concentração.


Informações:
http://cienciaanimal.cav.udesc.br/ e
(49) 2101.9113 – 2101.9107 – 2101. 9169.

CRMV-SC alerta MPF sobre falta de inspeção no Estado

É pessoal, a inspeção é falha. E a qualidade dos produtos que consuminos, como fica??
Se falta pessoal, onde estão os concursos públicos para suprir a demanda?
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina encaminhou ofício ao Ministério Público Federal de alerta sobre a gravidade do serviço de inspeção realizado no Estado e da fiscalização federal em SC.
Dirigido ao Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina, Dr. Carlos Augusto de Amorim Dutra, o documento destaca que a fiscalização do CRMV-SC tem deparado, freqüentemente, com estabelecimentos que deveriam ser inspecionados pelo Ministério da Agricultura, com total ausência de médico veterinário da Inspeção Federal durante o processo de abate de animais e industrialização dos produtos de origem animal.
“A falta de inspeção permanente nos locais de abate e industrialização de animais e seus produtos pode gerar à sociedade insegurança alimentar pela possibilidade real de abater animais acometidos de doenças transmissíveis aos humanos”, ressalta o Conselho no ofício, assinado pelo presidente Moacir Tonet. O dirigente destaca que a questão já foi levada a conhecimento do Ministério da Agricultura (MAPA); porém, que nada foi feito para mudar o quadro existente, “apesar da legislação aplicável à matéria não deixar dúvida que é obrigação do Poder Público a inspeção e classificação de produtos de origem animal, seus derivados, subprodutos e resíduos de valor econômico”.
Frisando, ainda, a intenção do governo de “privatizar” o serviço de inspeção – atitude considerada inadmissível pelo CRMV-SC, uma vez que a transferência de encargos desconsidera o provável custo social em relação à saúde pública – o Conselho solicita que o MPF determine as investigações necessárias para apurar os fatos e tomadas as devidas providências. O CRMV encaminhou, em anexo ao ofício, cópia dos diversos ofícios já enviados ao MAPA sobre o assunto.

Cada coisa....

Empresa vende fralda para pássaros de estimação

Uma empresa americana está vendendo fraldas para pássaros de estimação, para poder permitir que eles voem livremente pela casa sem perigo de sujar o ambiente.
"Como você sabe, os pássaros defecam em média a cada 20 minutos, e, dependendo do tamanho do pássaro, isso pode ser uma experiência bastante suja", afirma o site diapersforbirds.com, da Jungle Wear, onde o produto é comercializado.
Cada fralda custa entre US$ 20 e US$ 28 (entre de R$ 33 e R$ 46). Segundo o site, a fralda foi "cuidadosamente feita com conforto em mente" e não restringe o movimento dos pássaros.
A empresa comercializa 14 tamanhos diferentes de fralda em mais de 10 cores diferentes, para todos os tipos de pássaros, inclusive patos. A maioria dos produtos é feita sob medida para papagaios.
Além dos tamanhos, a empresa se dispõe a confeccionar fraldas sob medida para outros tipos de pássaros de estimação. A empresa também oferece fraldas personalizadas, com as iniciais dos pássaros bordadas neles.
Um vídeo no site da empresa instrui como colocar a fralda em pássaros mais agitados
.

BARBÁRIE!!!!!

Gente, realmente não dá pra acreditar que tem pessoas que tem a cara de pau de chamar isso de arte..... REVOLTANTE!!

Um artista da Costa Rica, Guillermo Habacuc Vargas, expôs um cão vadio faminto numa galeria de artes de Manágua, em agosto último.

O cachorro, recolhido com a ajuda de crianças num bairro pobre de Manágua, estava preso por uma corda curta num canto do salão de exposições.

Ninguém o alimentou ou lhe deu água. O pobre bicho morreu de inanição durante a mostra. Habacuc foi o artista escolhido para representar seu país na "Bienal Centroamericana Honduras 2008". Sua iniciativa vem provocando reações mundo afora, inclusive entre os compatriotas, pela imagem negativa que passou da Costa Rica e seu povo.

Estúpido não aceitou soltar o cachorro

Durante a exibição, várias pessoas pediram a liberdade do cão, mas Habacuc se recusou a atendê-las. O nome do animal era Natividad.

Morreu de fome e sede aos olhos de todos, como se a morte de um pobre vira-latas fosse um show midiático para aplaudir ou assistir desconcertado.

O caso mostra que imbecilidade humana não tem mesmo limites.

O pior é que teve gente apoiando a iniciativa, pela coragem dela escancarar ao público uma realidade das ruas de nossas cidades, onde pessoas morrem de fome na frente de todos sem receber ajuda.

Nesse ponto, o estúpido Habacuc conseguiu seu objetivo: dezenas de bestas como ele assistiram a morte lenta de Natividad sem se insurgir de fato contra a barbárie.

Por que ele mesmo não se prendeu numa corda e ficou sem comida e água? Mas não, põe um animal indefeso pra exibir a sua "arte" (???). Se presencio uma coisa dessas, mas não tenham dúvidas que acabo com essa estupidez na hora. Mas, como a morte do cão, infelizmente, é fato consumado, só podemos impedir esse cafageste de seguir em frente. Revoltante é pouco pra explicar a minha indignação.

Existe uma petição para que seu nome seja afastado da bienal de Honduras em 2008.
Por favor, assinem, preenchendo com nome, e-mail, localidade e país.
Sei que já tem um e-mail sobre essa barbaridade rolando por aí.
Assine e incentive seus amigos a fazerem o mesmo.

Foca e pingüim viram atração



IÇARA - Um pingüim e uma foca apareceram ontem em Balneário Rincão, no Sul do Estado com sinais de cansaço e ferimentos . Os animais atraíram a atenção de pescadores e curiosos, que não deixaram de registrar as reações dos animais marinhos nos aparelhos de telefone celular com câmeras fotográficas.

Somente esta semana, a dona-de-casa Jocélia Della Giustina, 54 anos, devolveu ao mar pelo menos seis pingüins.

Corajosa, ela acariciou o animal e ofereceu tatuíras e mariscos, que foram rejeitados.- Peguei no colo com jeitinho, eles ficam ariscos. Às vezes não dá para insistir - orienta.

Ontem, a foca, de um metro, e o pingüim, de 40 centímetros, apresentavam sinais de cansaço e alguns ferimentos no peito e nas nadadeiras.

Mas receberam muito carinho de quem e esteve à beira-mar.

A vendedora Sueli Bonetti, 48 anos, viu os animais de perto pela primeira vez.

De tão encantada, teve vontade de levá-los para casa.

Acompanhada do marido, o aeroviário Laurentino Bonetti, registrou todos os momentos ao lado dos visitantes.- São lindos, maravilhosos. Sou de Foz do Iguaçu e nunca tinha visto uma foca e um pingüim assim tão de perto. Pena que estão feridos e sujos de óleo - lamenta.

Enquanto a Polícia Ambiental não chegava ao local, uma equipe da Polícia Militar assistia aos animais.

Quem puder ajudar...

Um lar para Lobo...
Apresento a vocês o Lobo, um pastor que foi abandonado pelo donos, em Florianópolis.
Não se sabe ao certo se ele é mestiço ou não, mas se parece muito com a raça Dogue, do Tibete, rara aqui no Brasil.
Ele é todo preto, parece mesmo um lobo. É super peludo, dócil e um ótimo companheiro.
Quem gostar dele e tiver interesse em adotá-lo, pode entrar em contato com a Elisângela nos telefones (48) 3241-3375 ou 8442-2673.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: A MELHOR TERAPIA!

Conhecemos há muito tempo as felicidades que animais de estimação trazem para a nossa vida. Agora os médicos também reconhecem seu valor terapêutico, especialmente para crianças, pessoas com doenças mentais e idosos que podem ter sido separados de seu próprio animal de estimação.
A idéia de permitir que cães visitem hospitais e asilos veio de um amante de cães. Ele percebeu a tristeza de muitos idosos que têm de separar-se de seus companheiros caninos quando vão para asilos. Em 1983, com a ajuda de voluntários, foi criada uma instituição de caridade: Animais de Estimação Como Terapia (PAT). Desde então, mais de 14.500 cães já fazeram parte do programa.
Outro programa piloto, o Curso de Proficiência com Animais de Estimação, deve ser testado na Inglaterra ainda este ano. O programa mira jovens de sete a onze anos e permite a interação com um animal de estimação para aprender os fatos mais importantes em relação a um animal.
Participantes do programa, Kathryn Salomon e seu cão, Dora, voluntárias do PAT, recentemente visitaram uma turma de 10 crianças de 11 anos em uma escola chamada St Albans School, no centro de Londres.
Ela contou sobre a visita que fizeram a uma casa para jovens adultos com problemas de aprendizado, explicando como suas visitas são importantes para os que não podem participar de atividades sociais em casa.

Também houve uma seção de perguntas e respostas para as crianças.
Como a maior parte das crianças morava em apartamentos e nunca tinham tido um cão, algumas sentiram-se tensas na companhia do animal.
Após Dora ter feito sua magia, Kathryn ouviu uma das garotas dizer que, depois de ter passado a mão em Dora, não teria mais medo de cães.
Outra contou que tinha tanto medo de cães que havia pensado em ficar em casa.
As crianças aprenderam um pouco sobre ter animais de estimação, alimentação, brincar e higiene.
Cinco escolas, incluindo Chalfont St Giles Middle School, participaram do programa. Outro cão, Lily, foi levada à escola para ensinar às crianças o que é propriedade responsável. A professora Sara Daish disse: "Um animal de estimação pode ter um papel muito importante na unidade familiar e é necessário que as crianças saibam cuidar deles."

JBN Caninos


Quem estiver afim de comprar filhotes lindos ( e fofíssimos!! ) de Yorkshire com pedigree ( dos mini ) e Lhasa Apso, entre em contato com a Ju, minha amiga, veterinária também, pelo e-mail: jbncaninos@yahoo.com.br
Os filhotes são vendidos vacinados, desvermifugados e com carteirinha de controle.
Essas fotos são de uma das ninhadas de York e Lhasa do canil!!
Não percam tempo!

ADOTE UMA TARTARUGA!!

Criada em 1994, a campanha Adote uma Tartaruga tem como objetivos principais a educação ambiental sobre as tartarugas e o ambiente marinho, a geração de renda nas comunidades e o fortalecimento do programa de auto-sustentação do TAMAR.
Os recursos arrecadados ajudam a financiar o trabalho dos tartarugueiros – pescadores e moradores das comunidades, técnicos e estagiários que, durante a temporada reprodutiva, são contratados para monitorar as praias e proteger ninhos, fêmeas e filhotes.
Para participar da campanha, basta fazer uma doação de R$ 100 à Fundação Pró-TAMAR. A adoção é simbólica.

Os “pais adotivos” ganham uma camiseta exclusiva da campanha e o Certificado de Adoção.
As adoções podem ser feitas durante todo o ano nas
Bases e Lojas do TAMAR ou Internet.

Projeto TAMAR

O TAMAR surgiu com o objetivo de proteger as tartarugas marinhas. Com o tempo, porém, percebeu-se que os trabalhos não poderiam ficar restritos às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas.
As atividades são organizadas a partir de três linhas de ação: Conservação e Pesquisa Aplicada, Educação Ambiental e Desenvolvimento Local Sustentável, onde a principal ferramenta é a criatividade. Desde o início, tem sido necessário desenvolver técnicas pioneiras de conservação e desenvolvimento comunitário, adequadas às realidades de cada uma das regiões trabalhadas.
As atividades estão concentradas em 22 bases, distribuídas em mais de 1100 km de costa.
Assim, sob o abrigo da proteção das tartarugas, promove-se também a conservação dos ecossistemas marinho e costeiro e o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas às bases - estratégia de conservação conhecida como “espécie-bandeira” ou “espécie-guarda-chuva”.
Essas atividades envolvem cerca de 1200 pessoas, a maioria moradores das comunidades, e são essenciais para a proteção das tartarugas marinhas, pois melhoram as condições do seu habitat e reduzem a pressão humana sobre os ecossistemas e as espécies.

CONSERVAÇÃO E PESQUISA APLICADA
Desde a sua criação, o Projeto TAMAR investe recursos humanos e materiais para adquirir o maior conhecimento possível sobre a biologia das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, priorizando pesquisas aplicadas que resolvam aspectos práticos para a conservação desses animais. Conhecidos pela grande capacidade migratória, com um ciclo de vida de longa duração, as tartarugas ainda são um mistério para pesquisadores do mundo inteiro.
Nas
áreas de desova, 1.100 km de praias são monitorados todas as noites durante os meses de Setembro a Março, no litoral, e de Janeiro a Junho, nas ilhas oceânicas, por pescadores contratados pelo TAMAR, chamados tartarugueiros, estagiários e executores das bases. São feitas marcação e biometria das fêmeas, contagem de ninhos e ovos. A cada temporada, são protegidos cerca de quatorze mil ninhos e 650 mil filhotes.
Nas
áreas de alimentação, o monitoramento é quase todo realizado no mar, muitas vezes junto às atividades pesqueiras. Os pescadores são orientados a salvar as tartarugas que ficam presas nas redes de espera, cercos e currais.

Novos dados sobre animais ameaçados de extinção


No dia 23 de maio de 2003, Dia International da Biodiveridade, em Brasília, foi divulgada a nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
A lista foi elaborada pela ong Fundação Biodiversitas a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Mais de 200 especialistas estiveram reunidos para revisar a lista anterior, divulgada há 13 anos onde figuravam 218 animais. O processo total de revisão foi dividido em sete grupos: mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, invertebrados terrestres e invertebrados aquáticos.
Na edição revisada foram registrados 395 animais ameaçados de extinção, dos quais, oito (08) estão seguramente extintos. Entre eles estão a Arara-azul pequena, o Maçarico-esquimó e o Minhocoçu.
Para classificar as espécies foram adotadas categorias de ameaças baseadas em critérios internacionais da União Mundial para a Natureza (IUCN). As categorias utilizadas foram: Extinta, Extinta na natureza, Criticamente em perigo, Em perigo, Vulnerável, Quase ameaçadas e Dados insuficientes.

Segundo esses critérios, entraram na lista animais como o macaco Guariba-de-mãos-ruivas, Veado-bororó-do-sul, Macaco-prego, Besouro-rola-bosta, Cobra dormideira-da-queimada-grande, Jararaca-ilhoa, Guigó e várias borboletas, besouros e aranhas.
Mas a lista também traz algumas notícias boas como a saída de alguns animais.

Deixaram a lista: Veado-campeiro, Guará, Gato-do-mato, Doninha-amazônica, Jacaré-açu, Jacaré-do-papo-amarelo, Gavião-real e Surucucu.

Para a divulgação dos resultados, o Ibama optou por dois momentos: hoje estão sendo publicados todos os grupos, à exceção de peixes e invertebrados aquáticos, que serão divulgados em até dois meses. Esses dois últimos tiveram sua divulgação temporariamente adiada, em virtude de uma necessidade do Ibama de se avaliar as algumas espécies como camarões, caranguejos e peixes de água doce, sob a luz de sua importância econômica.
Para os especialistas que revisaram a lista, o fator decisivo para o crescimento do número de espécies ameaçadas foi o aumento do conhecimento científico relativo à fauna selvagem no país.
Outros aspectos que contribuíram para o resultado da lista foram: a maior compreensão da dinâmica ecológica dos biomas nacionais, a elaboração de listas estaduais e a descoberta de novas espécies.
Além disso, a destruição de habitat e as pressões provocadas por desmatamentos, queimadas, caça ilegal e captura de animais para o tráfico são apontadas como as ações humanas que mais causam impacto na sobrevivência dessas espécies.
A nova versão da lista passa a ser o mais importante instrumento de gestão da fauna ameaçada no país e deverá orientar governo e sociedade nas ações de conservação nos próximos anos.
A elaboração da lista teve ainda parceria da Sociedade Brasileira de Zoologia, Conservation International do Brasil e Instituto Terra Brasilis. Essa foi a mais significativa reunião de zoólogos e especialistas em fauna no país em torno do tema das espécies ameaçadas.

A nova lista oferece à sociedade parâmetro seguros e coerentes de conhecimentos científicos.
Segundo a bióloga Gláucia Drummond, "o fato de se ter trabalhado com critérios reconhecidamente eficientes para avaliação das espécies faz com essa lista seja mais consistente do que a de 89". Ela acredita também que "a observação da categoria na qual cada uma das espécies foi posicionada permitirá a adoção de estratégias mais eficientes para melhorar o status de conservação ou de conhecimento da nossa fauna".

Para maiores informações a respeito das espécies ameaçadas de extinção, acesse:



Guia de viagem


Vai viajar com seu animal de estimãção?

Pela primeira vez no país, um guia reúne tudo o que é necessário saber antes de se viajar com o animal de estimação.
O Guia 4 Rodas Viagens com Seu Cão contém mais de 150 hotéis e pousadas nos quais os animais de estimação são bem-vindos, com atrações especiais para os ilustres hóspedes, como banho e tosa, brinquedos, veterinário de plantão etc.
Além da lista de lugares “amigos dos animais”, o guia fornece dicas de como viajar de avião ou de carro preservando o conforto e a segurança do animal, além dos cuidados que se deve ter com o cão em diferentes ambientes.

Boa leitura e boa viagem!!!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Animais que estiveram em missões espaciais


Cachorros em Espaço


Laika: Sputnik- 2 de novembro de 1957

Otvazhnaya ("Brave One") e Snezhinka ("Snowflake"): 2 de julho de 1959


Bars (Panther or Lynx) and Lisichka ( Little Fox) : 28 de julho de 1960 foi lançado um vôo de teste relacionado à astronave de Vostok. O foguete explodiu durante lançamento e os cachorros Bars (Panther or Lynx) and Lisichka ( Little Fox) a bordo da astronave foram mortos. Outros fontes do Estado diziam que o nome do primeiro cachorro era Chayka (Gaivota) e não Bars, como informavam.

Pchelka e Mushka: Sputnik - 6 de dezembro de 1960 - Os cães espaciais Pchelka (Little Bee) e Mushka (Little Fly) foram lançados a bordo, dia 1 de dezembro de 1960do Korabl-Sputnik-3, também conhecido como Sputnik 6. Esta astronave também passou um dia em órbita. Porém, pegou fogo e não conseguiram recuperar a cápsula e, quando reentrou na atmosfera foi destruída, junto com seus passageiros caninos.

Damka (Little Lady) e Krasavka (Beauty or Pretty Girl) : Dia 22 de dezembro de 1960 outro Korabl Sputnik foi lançado levando os cachorros Damka (Little Lady) e Krasavka (Beauty or Pretty Girl). O propulsor falhou e o lançamento foi abortado. Os cachorros foram recuperados seguramente depois do vôo. Outras fontes dizem que os cachorros a bordo eram chamados de Shutka (Joke) e Kometa (Comet) ou Zhemchuzhnaya (Pearly) e Zhulka.

Belka e Strelka: Sputnik - 5 de agosto de 1960

Chernushka: Sputnik 9 - 9 de março de 1961

Zvezdochka: Sputnik 10 - 25 de março de 1961

Veterok (Breeze) and Ugolyok (Little Piece of Coal): 22 de fevereiro de 1966

Pequenos em Espaço

Coelho - Marfusha ("Martha"): 2 de julho de 1959

Chimpanzés em Espaço

Ham: Mercúrio - 2 de janeiro de 1961

Enos: Mercúrio - 5 de novembro de 1961
Macacos em Espaço

Gordo: JÚPITER Projétil AM-13 - dezembro de 1958

Able e Baker: Projétil de JÚPITER AM-18 - maio de 1959

Sam: Mercúrio Pequeno José 2, dezembro de 1959

Miss Sam: Mercúrio Pequeno José 4 - 21 de janeiro de 1960 - Miss Sam, uma macaca rhesus, companheira de Sam, foi lançada no espaço a bordo do segundo e último , Little Joe Animal Flight, dia 21 de janeiro de 1960. O propósito do vôo era testar o sistema de fuga que seria usado em mais recentes vôos tripulados. Miss Sam foi na Cápsula recuperada do Mercúrio a uma altitude de 9 milhas durante 58 minutos . A nave foi recuperada no Oceano Atlântico 12 milhas fora da orla por um helicóptero Marinho.

Robôs podem reduzir uso de animais em testes de laboratório

Pesquisa americana testa robôs para analisar efeitos de substâncias químicas.

Cientistas americanos estão dando o primeiro passo para testar substâncias químicas em células criadas em laboratório, uma técnica que poderia reduzir o uso de animais em testes desse tipo, segundo um artigo publicado na revista Science e discutido no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Boston.
Duas agências do governo americano estão estudando a possibilidade de usar robôs de alta-velocidade para a realização desses testes.
O objetivo a longo prazo é reduzir os custos, o tempo e o número de animais usados em testes de laboratórios para analisar os possíveis efeitos danosos de pesticidas e produtos de limpeza, entre outras substâncias, sobre os humanos.
A técnica se segue aos pedidos para que cientistas usem menos animais nas pesquisas.
Os robôs teriam capacidade para realizar milhares de testes por dia, identificando substâncias químicas com efeitos tóxicos.


Mais rápido e barato
Falando em um link de vídeo ao vivo, Francis Collins, diretor da Pesquisa Nacional do Genoma Humano do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), afirma que os testes com robôs poderiam representar um método mais rápido e barato de testar as substâncias.
"Historicamente a toxicidade sempre foi determinada com a injeção das substâncias em animais de laboratório, observando se eles ficam doentes, e depois analisando seus tecidos em um microscópio", explicou ele.
"Apesar de este método trazer informações importantes, ele de ser caro, leva tempo, usa um grande número de animais e nem sempre prevê se as substâncias serão danosas aos humanos."


Programa de cinco anos
Essa pesquisa - uma colaboração do NIH com a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) - tem potencial para revolucionar o modo como substâncias químicas tóxicas são identificadas.
"No fundo, o que a gente quer saber é: Esse composto prejudica as células?", disse Collins.
"Então, será que poderíamos, em vez de observar um animal inteiro em nossa primeira linha de análise, observar células individuais de diferentes organismos, ou diferentes animais, com diferentes concentrações do composto?"
O programa de pesquisa de cinco anos vai usar robôs de análises automatizadas de alta velocidade desenvolvidos durante o projeto do genoma humano.
Isso vai permitir que eles completem 10 mil análises em células e moléculas por dia, em comparação com 10 a 100 estudos por ano em cobaias.


Longo prazo
Amostras das substâncias químicas serão adicionadas a células humanas ou animais, crescidas em laboratório.
Essa mistura será estudada para encontrar sinais de toxicidade, usando uma variedade de testes genéticos e bioquímicos.
O objetivo a longo prazo é desenvolver métodos de testes que não dependam de animais e sejam rigorosos o suficiente para ser aprovados pelos reguladores.
Atualmente, estão sendo estudados os efeitos toxicológicos de mais de 2 mil compostos químicos em células humanas ou em roedores.
Mas os cientistas afirmam que ainda há muitos anos pela frente até que os testes sem o envolvimento de animais se tornem rotina, mesmo que a pesquisa tenha um resultado positivo.



Fonte: Globo

Clonar animais extintos é possível...


... MAS IMPROVÁVEL, SUGEREM ESTUDOS!


Mesmo que DNA aparentemente intacto exista, alterações são quase irreversíveis. Além disso, clonagem em si é arriscada; por enquanto, só sorte permitirá feito.
Devagar e sempre, a biologia molecular está chegando cada vez mais perto do sonho de recriar um animal extinto.

O último feito do tipo, anunciado nesta semana, envolveu o tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus), uma espécie de lobo marsupial da Austrália que desapareceu por causa da caça indiscriminada nos anos 1930.

Pesquisadores americanos e australianos usaram tecidos do animal com um século de idade para extrair trechos do DNA do bicho. Depois, inseriram esse material genético -- um regulador da formação de cartilagens -- em camundongos. Após sete décadas, o DNA dos tigres-da-tasmânia voltava a funcionar.

A pergunta é: dá para ir além?
Para tentar ressuscitar o animal, seria preciso primeiro obter a seqüência completa de seu material genético. Depois, bastaria "contrabandear" esse pacote de DNA para o interior do óvulo de uma espécie aparentada cujo material genético foi retirado. (O famoso demônio-da-tasmânia, que inspirou o personagem Taz, poderia desempenhar esse papel de "doador").

O passo seguinte é fundir os dois elementos e implantar o embrião resultante numa mãe de aluguel. Algum tempo depois, teríamos um bebê-tigre-da-tasmânia redivivo.

A coisa não é nem de longe tão simples assim, no entanto.

O primeiro problema quase insuperável a enfrentar é a degradação natural que as moléculas de DNA sofrem logo após a morte de qualquer ser vivo, e que continua a afetar os tecidos mortos preservados em álcool ou formol nos museus (caso das amostras existentes de tigres-da-tasmânia, principalmente fetos e bichos empalhados).


O DNA é um bocado instável. Com o passar do tempo, as longas seqüências de "letras" químicas A, T, C e G (são nada menos que 3 bilhões de pares delas em genomas como o humano) tendem a se despedaçar e a perder ou ganhar átomos. Os pesquisadores estão descobrindo que essas transformações são relativamente regulares -- algumas "letras" tendem mais a virar um tipo de composto do que outros --, mas probabilísticas.


O que isso significa? Que você nunca vai ter certeza absoluta de que aquele pedaço degradado de DNA era originalmente um T ou um C, por exemplo. E nem de como montar o quebra-cabeças dos fragmentos num todo correspondente ao genoma original do bicho que você quer ressuscitar. E algum grau de reconstrução sempre é necessário, porque é altamente improvável que nenhum dos genes do animal extinto tenha se degradado.


Neandertais e mamutes

O mesmo vale para outras criaturas extintas que alguém poderia desejar clonar, como os neandertais, primos da humanidade desaparecidos há 30 mil anos, ou os mamutes, desaparecidos há 10 mil anos na maior parte da Eurásia.
O problema seguinte é, claro, a mãe de aluguel e os óvulos dela. Nos três casos -- mamutes, neandertais e lobos-da-tasmânia -- existem parentes próximos disponíveis (elefantes asiáticos, humanos e diabos-da-tasmânia). O problema é que os óvulos, mesmo sem material genético do núcleo, carregam informações que são importantes para o desenvolvimento correto dos embriões.
Usar células maternas de uma espécie diferente pode mandar esse equilíbrio delicado para o espaço e comprometer o embrião. (Pode, não deve: mães de aluguel de espécies diferentes da do embrião já foram capazes de dar à luz sem muitos problemas.) O caso dos tigres-da-tasmânia tem um problema extra: filhotes de marsupial nascem ainda em estado quase fetal, e passam o resto de seu desenvolvimento mamando nas tetas maternas que ficam na bolsa, ou marsúpio, igual à dos cangurus.

Ninguém sabe o que aconteceria se uma "mãe de aluguel" fosse induzida a amamentar os bichinhos. Pode muito bem ser que ela os coma.
Mas a clonagem em si é um obstáculo sério. Por uma série de motivos que a ciência ainda está elucidando, só uma pequena porcentagem dos embriões oriundos do processo -- algo entre 1 e 100 e 1 em 200 para as espécies bem estudadas -- chega a nascer. E, se nasce, tem problemas de saúde graves e morre cedo.
Por tudo isso, ainda vai ser necessário entender muito melhor as complexidades do genoma antes que seja possível tentar a clonagem de um tigre-da-tasmânia com alguma chance de sucesso. Outra discussão importantíssima, obviamente, envolve questões éticas: até que ponto é válido colocar em risco a vida de uma rara fêmea de diabo-da-tasmânia só para ver o bichinho nascer? E é certo trazer de volta ao mundo um bicho que não tem mais parentes ou potenciais parceiros reprodutivos? Não se pode esperar que a ciência, sozinha, solucione esses dilemas.

FONTE: O Globo

A história dos cães

Há atualmente mais de quatrocentas raças diferentes de cães, mas todos os cães, independentemente da raça a que pertençam hoje, descendem dos lobos que começaram a ser domados por caçadores humanos há cerca de 12.000 anos, no final da Era do Gelo.
Nesta época, o humano caçador e o lobo competiam pela mesma caça, formando, gradualmente, uma aliança.
A estrutura social das comunidades de lobos é mais próxima com a sociedade humana do que a de qualquer outro animal: é baseada em uma hierarquia de indiví­duos dominantes e submissos, onde cada um está a par de seu status em relação aos outros da comunidade.
Jovens filhotes lobos eram introduzidos em comunidades de caçadores humanos, e ocasionalmente um filhote de lobo de natureza tranqüila e submisso chegava à fase adulta aceitando os humanos como parte da matilha. Por mais que estes lobos tenham ficado mansos e sociáveis em companhia humana, estavam muito longe de serem domesticados - o processo de domesticação foi lento, desenvolvendo passo a passo ao longo de várias gerações.
Enquanto lobos com temperamentos mais calmos procriavam junto à comunidade humana, seus filhotes cresciam em um ambiente protetor, não mais precisando sair e caçar animais grandes. De geração em geração, os lobos mansos foram sofrendo alterações genéticas em relação aos seus primos selvagens, seguindo um processo de evolução e seleção natural respondendo a fatores do ambiente humano.
Mudanças fí­sicas incluí­ram o porte dos animais, o formato do crânio, a cor e textura da pelagem, o tamanho dos dentes e o formato dos olhos. No estágio final da domesticação, os humanos começaram a criar diferentes tipos de cães em um processo de seleção artificial de cor, tamanho, tipo de pelagem, formato das orelhas e rabo, além de temperamento. As primeiras pessoas a desenvolver diferentes raças caninas provavelmente foram os romanos - que tinham cães variados para diferentes propósitos, como, por exemplo cães de caça, cães de guarda, ovelheiros e cães de colo.

Filhotes: parte 3


NADA DE SUJEIRA!


Para um cachorro saudável e bonito, não se esqueça de mantê-lo sempre limpo. O banho ajuda a manter a saúde do pêlo, além de deixá-lo menos vulnerável a doenças, quando não dado em excesso.
A partir dos 45 dias de idade, se o tempo estiver quente, seu cão já pode tomar o primeiro banho. Utilize sempre shampoo ou sabonete neutro, sem nenhum tipo de anti-pulgas ou algum outro inseticida, pois pode ser tóxico ao filhote.
Use de preferência água morna, tome um cuidado especial para não molhar os ouvidos e, principalmente, divirta-se! Faça do banho sempre um momento agradável para o seu amigo, assim ele vai sempre gostar de estar limpo e cheiroso.
Depois do banho lembre-se de secá-lo muito bem, limpar os ouvidos e não utilizar perfumes muito fortes (pense que ele está sentindo o cheiro muitas vezes mais forte do que você).
A freqüência do banho depende do tamanho do animal e de sua pelagem. Cachorros menores geralmente precisam tomar banho mais freqüentemente, enquanto cachorros maiores têm um intervalo maior. Não os banhe em excesso, pois o pêlo tem um óleo natural que ajuda a mantê-lo longe da humidade e em boa saúde.
O banho não é a única forma de mantê-lo limpo. Escová-lo todos os dias ajuda a manter o pêlo brilhante e bonito, além de tirar a sujeira superficial. Cheque também as orelhas freqüetemente e escove seus dentes pelo menos 2 vezes por semana.
A escovação dentária é fundamental para que ele não tenha problemas de tártaro e mal-hálito, por isso você deve acostumá-lo desde pequeninho. Nunca use a pasta de dente comum para isso, escovas e pasta de dente devem ser próprias para o uso animal.
Existem diversos tipos de shampoo para cada tipo de pêlo, ou ainda anti-alérgicos, anti-pulgas e para tratamentos dermatológicos, mas sempre que precisar de algum uso específico, consulte seu veterinário.
Cuidado com as Pulgas. Se o seu cachorro se coça demais, inspecione seu pêlo para pesquisar a eventual presença de fezes de pulgas (encontrados em forma de pequenas bolinhas pretas). As pulgas se movimentam rapidamente, você poderá não vê-las. Neste caso, também o seu veterinário poderá recomendar um tratamento apropriado. No entanto, não se pode esquecer de que as pulgas e seus ovos podem sobreviver fora dos pêlos do seu cachorro durante muitos meses. É importante tratar cuidadosamente da caminha, do carpete ou do piso de madeira.

Terapias Alternativas: parte 1


ACUPUNTURA EM ANIMAIS


O que você acha de tratar o seu animal com uma terapia que em sendo testada e aprovada a mais de 4.000 anos? Pois você tem a possibilidade de proporcionar isto ao seu melhor amigo atraves da acupuntura, uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa.
Normalmente estamos acostumados com a medicina ocidental, a qual faz uso de medicamentos para combater os sintomas.
Explicando melhor, quando se tem um problema de estômago, como uma gastrite, a mesma é tratada com drogas que diminuem a acidez do estômago, ou seja, bloqueando ou inibindo um determinado sinal de desconforto do estômago, no caso a secreção de ácido clorídrico que irrita a mucosa lesada.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a preocupação é com o enfermo e não com a enfermidade, onde o objetivo é tratar o doente como um todo e não apenas uma parte de seu corpo. Desta forma para uma mesma manifestação clínica que se vê na medicina ocidental, na MTC podem existir várias causas e varias abordagens dependendo do que o organismo como um todo manifesta.
Assim, o objetivo não é bloquear, por exemplo, a secreção gástrica e sim fazer com que o próprio órgão estômago se equilibre e pare de produzir ácido em excesso ou recompondo a mucosa gástrica de forma mais rápida. Tentando corrigir a causa do problema, e não os sintomas, muitas vezes a resposta é mais tardia, porém os resultados mais duradouros. Seguindo essa idéia, a acupuntura busca o equilíbrio do corpo para a partir daí conquistar a saúde.
Os animais cada vez mais fazem parte da família, e por que não tratá-los de forma a equilibrá-los e torna-los mais felizes e em sintonia com o ambiente que os cerca. Como principais indicações para a acupuntura em medicina veterinária podem-se citar as doenças músculo-esqueléticas como artrites, artroses (displasia coxofemoral, de cotovelo), problemas de coluna (hérnias de disco, bicos de papagaio), doenças da pele, endócrinas, reprodutivas, entre outras.
A acupuntura pode na verdade ser utilizada em quase todos os tipos de patologias, sendo porém a resposta maior em determinados problemas e menor em outros.
Para saber sobre as melhores indicações, um Médico Veterinário Acupunturista deve ser sempre consultado. As alterações graves como câncer (neoplasias) também podem ser manejadas com acupuntura, proporcionando alívio e um maior bem estar aos nossos companheiros.
Uma dica importante: para quem tem medo de agulhas ou acha que elas doem ou irritam, a maioria dos animais se mantém calmos e tranqüilos aceitando bem as "picadas", sendo que muitos deles chegam a relaxar e até dormir, havendo casos em que os animais aguardam ansiosamente a hora da sessão de acupuntura, demonstrando que eles se sentem bem e que apreciam o equilíbrio que é conseguido através desta aplicação. As seções são normalmente semanais e duram em média 30 minutos após uma primeira consulta mais demorada e bem detalhada.

PEQUENOS ANIMAIS
Entre as indicações de acupuntura, destacam-se:

- problemas de coluna de forma geral , como por exemplo: hérnias e calcificações de disco, diminuição de espaço intervertebral, osteófitos (bicos de papagaio), traumas, patologias degenerativas. Estes problemas podem cursar ou não com paresias, paralisias ou simplesmente dificuldade de movimentação ou dor.
- seqüelas de cinomose
- epilepsia idiopática (convulsões)
- doenças articulares degenerativas
- displasia coxo-femural e do cotovelo
- artrites e osteoartrites
- incontinência fecal/urinária
- seqüelas de AVC ou outros problemas neurológicos
- atopias e outros problemas de pele
- otites recorrentes
- diabetes
- insuficiência renal/ hepática
- distúrbios hormonais
- problemas de comportamento
- tumores
- outras

Como em qualquer outro tratamento os resultados sempre serão melhores e mais rápidos quanto mais cedo se inicia o tratamento. Normalmente, o acupunturista faz uma consulta inicial mais demorada, a fim de tentar diagnosticar o desequilíbrio energético do animal tendo em vista os conhecimentos da MTC Medicina Tradicional Chinesa) na qual a acupuntura é baseada. Ao contrario do que se pensa, os gatos muitas vezes suportam bem as agulhas.
No caso de não ser possível tratar os felinos com acupuntura, os veterinários acupunturistas lançam mão de outras técnicas terapêuticas como laserpuntura, fitoterapia, cromoterapia dentre outras.
Quando cães e gatos possuem doenças crônicas e que cursam com dor, normalmente são animais que precisarão fazer acupuntura por muito tempo ou pelo resto da vida. A acupuntura e técnicas complementares afins, visam de forma muito clara, dar qualidade de vida ao animal, deixando satisfeitos os donos dos animais. Porém, mais felizes e aliviados ficam nossos animais de estimação.

EQÜINOS
A acupuntura em eqüinos é utilizada principalmente em cavalos atletas tanto para tratar problemas como para prevenir novas lesões. Os cavalos atletas estão susceptíveis á muitas lesões crônicas que cursam ou não com dor e/ou claudicação (manqueira).Sendo assim a acupuntura mostra-se como um recurso terapêutico importante, juntamente coma fisioterapia no alivio destas enfermidades. De forma geral, podemos indicar a acupuntura como tratamento primário ou adjuvante de problemas do sistema locomotor (ósseo, muscular, articular, tendíneo e ligamentoso) que são a grande maioria das alterações que se encontra em eqüinos atletas. Além das alterações citadas, freqüentemente indica-se a acupuntura como tratamento adjuvante das seguintes patologias:


- MEP (mieloencefalomielite protozoária eqüina)
- babesioses
- lombalgias
- doenças que cursam com um sistema imunológico deficiente
- problemas crônicos de pele
- insuficiência renal /hepática
- distúrbios hormonais
- problemas reprodutivos como anestro, baixa fertilidade, etc
- alterações de comportamento
- quedas de perfomance
- outros

Além da utilização da acupuntura como recurso terapêutico, ela também pode ser usada para diagnosticar muitas lesões. Isto acontece porque existem pontos de acupuntura que quando palpados indicam alterações em muitos órgãos ou sistemas. Por exemplo, existem pontos diagnósticos que são indicativos de lesões no boleto, cascos, quartela, jarrete e assim por diante. Este recurso é muito importante, porque á através dele que se consegue, muitas vezes prevenir lesões que ainda estão por vir ou que o animal ainda não mostrou sintoma físico.
Quando se associa a acupuntura em eqüinos a outras terapias complementares como a fisioterapia, a homeopatia e a fitoterapia, além de um programa adequado de treinamento, os resultados costumam ser excelentes.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Cadelas: cio


Tratarei de um assunto aqui que é bastante relevante: a questão do cio da cadela e o que pode ser feito para se evitar filhotinhos indesejados.
O primeiro cio da cadela ocorre entre os 7 e 10 meses de idade, quando atinge a sua puberdade. É a época de "namoro", pois fora do cio a cadela não aceita a cobertura do macho.
Nessa fase também é muito comum receber visita dos "vizinhos" em nossas casas, pois os cães se sentem atraídos por um ferormônio que é eliminado na urina da cadela.
O cio da cadela se manifesta normalmente a cada 6 meses, e dura de 15 a 16 dias.
Na primeira metade do cio, as fêmeas deixam-se cheirar pelos machos, mas não aceitam a monta. Já na segunda metade do cio, a monta é aceita.
Agora, como você pode evitar que a cadela emprenhe?
Primeiro, deve-se evitar que a cadela ente em contato com outros cães entre os dias 7 a 15 do cio.
CUIDADO! Cães inventam de tudo para se encontrar com seu parceiro amoroso!
Caso você prefira evitar os inconvenientes que o cio de sua cadela causa, sugere-se a castração.
É uma solução cara, mas em comparação com o sofrimento de inúmeros "filhos", "netos" e "bisnetos" maltratados na rua ou sofrendo com responsáveis cruéis, este sacrifício vale a pena. Associações de proteção aos animais e universidades com o curso "Medicina Veterinária" muitas vezes oferecem castrações por preços relativamente baixos.
Pode-se evitar o cio também com injeções, mas elas apresentam efeitos colaterais. Podem provocar câncer, por exemplo.
Existem pílulas para adiar ou interromper o cio, mas elas não resolvem o problema para sempre. Muitas vezes não funcionam ou prolongam o cio.
Filhotes são a coisa mais fofa, mas não devem ser colocados no mundo de forma imprudente.
Portanto, SEMPRE ALERTA! Caso você não esteja acostumado a monitorar o cio de sua cadela, peça ajuda ao seu veterinário, geralmente eles fazem uma "tabelinha" e te avisam quando está chegando a época do cio.

TOSSE DOS CANIS

Quando seu animal apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, como coriza, tosse, espirros, febre e falta de apetite, cuidado! Seu animal pode estar desenvolvendo um quadro de traqueobronquíte, ou tosse dos canis.
Apesar dessa doença aparecer em qualquer época do ano, é nos meses mais frios que ela se manifesta com maior freqüência.
A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e é altamente contagiosa entre os cães, através do contato direto com outros animais.
Os animais sadios, após contato com cães doentes, podem desenvolver a doença entre 3 a 10 dias. Mas você pode prevenir que seu animal adquira essa doença, vacinando-o.
Além da vacina anti-rábica e óctupla, todo cão pode receber a vacina contra a tosse dos canis a partir dos 2 meses de vida.
A vacina é intranasal ( dose única ) ou injetável ( duas doses ).
Mas não é só a tosse dos canis que pode causar tosse no seu animal. Friagem, alergia a ácaros ou pólen e odores fortes ( produtos químicos ) também podem levar o seu animal a tossir. Animais nessas condições estarão mais sensíveis, portanto com uma predisposição maior de serem infectados por um vírus ou bactéria, podendo agravar o quadro respiratório.
O ideal é vacinar seu animal e , no inverno, evitar banhos freqüentes, passeios em horários ou dias muito frios, principalmente com animais idosos.
Atente para animais de pelo curto, pois os mesmos sentem muito frio!
Além desses cuidados, lembre-se que todo animal deve ter uma casinha, canil ou um abrigo no inverno.
Previna-se!

GATOS!


Como vocês sabem, gatos são animais totalmente independentes, só quem tem sabe como essas criaturinhas são adoráveis, e ao mesmo tempo enigmáticas.
Eu mesma não tinha simpatia por gatos até ter um! E preciso dizer que me apaixonei...

Eles odeiam água e podem ter suas próprias idéias sobre quem é o dono daquela espreguiçadeira que está no canto. Entretanto, gatos geralmente são muito fáceis de conviver, pois suas necessidades são simples. A chave para um relacionamento feliz com o seu gato é entender os instintos que regem o seu comportamento - a necessidade de uma base domiciliar, um território, a caça, atividade sexual e linguagem corporal.
Ter um gato é um dos melhores prazeres da vida, pois são leais e gostam de companhia. Porque são sensíveis aos nossos humores e compartilham um entendimento comum conosco.
Aí vai um breve histórico de sua existência:

Os egípcios antigos foram os primeiros a domesticar gatos 5.000 anos atrás, quando eram usados para proteger lojas de grãos contra vermes e também valorizados por seu companheirismo. Mais tarde, foram reverenciados como a reencarnação de Bastet, a Deusa da maternidade e da fertilidade. O alto status dos gatos no Egito contrastou com sua perseguição na Inglaterra Medieval, onde eram considerados sinistros, astutos e maus. Gatos pretos eram particularmente odiados. Os gatos somente se tornariam mais populares no Ocidente durante o século 17.

Em breve, como entender e interpretar a linguagem corporal de seu gato!

Filhotes: parte 2


BOM MENINO!
Se você não acha muito interessante a idéia de ver o seu novo companheiro destruindo o jardim, mastigando seus sapatos ou fazendo xixi no meio da sala, então você precisará treiná-lo.
Cachorros são animais muito inteligentes e desde pequeno entendem o que é certo e errado, por isso, não será uma tarefa muito complicada e sim muito divertida, para você e para ele. Para treiná-lo é importante envolver toda a família. Se ele aprender a obedecer somente a você, isso pode ser um problema no futuro. Por outro lado, garanta que todos utilizem os mesmos comandos para não confundí-lo. E, lembre-se, enconrajá-lo sempre será melhor do que brigar com ele.
Uma das coisas que você precisará ensiná-lo logo cedo é onde fazer as suas necessidades. Filhotes têm bexiga e intestino pequenos. Isso dá a você muitas chances para elogiá-lo por fazer suas necessidades na área correta, fazendo com que aprenda rapidamente. Não puna seu cachorro se fizer no local errado. É sua responsabilidade levá-lo ao banheiro sempre que precisar ir, geralmente assim que ele acorda, após cada refeição, e de hora em hora. Leve seu filhote para fora, espere para faça suas necessidades e elogie-o dando um biscoito ou brincando com ele. Enquanto estiver aprendendo, você terá de esperar com ele, então poderá elogiá-lo na hora certa.
Recompensas saborosas são a forma mais fácil de ajudar seu pequeno filhote a aprender. Mas nunca o recompense com doces, chocolates ou qualquer outra comida que não foi feita para eles. Esses alimentos não são saudáveis para eles e podem conter substâncias tóxicas, muito prejudiciais à saúde de seu amigo.
Ao invés disso, sempre dê a eles agrados como biscoitos ou filezinhos que foram desenvolvidos especialmente para eles.
Rapidamente você poderá ensiná-lo a obedecer comandos simples e palavras curtas que tenham sons bem diferentes uma das outras será sempre mais fácil para ele aprender.
Sente. Deite. Rola. Fica. Patinha. E o mais importante: Bom menino!!