terça-feira, 24 de junho de 2008

Cadelas: cio


Tratarei de um assunto aqui que é bastante relevante: a questão do cio da cadela e o que pode ser feito para se evitar filhotinhos indesejados.
O primeiro cio da cadela ocorre entre os 7 e 10 meses de idade, quando atinge a sua puberdade. É a época de "namoro", pois fora do cio a cadela não aceita a cobertura do macho.
Nessa fase também é muito comum receber visita dos "vizinhos" em nossas casas, pois os cães se sentem atraídos por um ferormônio que é eliminado na urina da cadela.
O cio da cadela se manifesta normalmente a cada 6 meses, e dura de 15 a 16 dias.
Na primeira metade do cio, as fêmeas deixam-se cheirar pelos machos, mas não aceitam a monta. Já na segunda metade do cio, a monta é aceita.
Agora, como você pode evitar que a cadela emprenhe?
Primeiro, deve-se evitar que a cadela ente em contato com outros cães entre os dias 7 a 15 do cio.
CUIDADO! Cães inventam de tudo para se encontrar com seu parceiro amoroso!
Caso você prefira evitar os inconvenientes que o cio de sua cadela causa, sugere-se a castração.
É uma solução cara, mas em comparação com o sofrimento de inúmeros "filhos", "netos" e "bisnetos" maltratados na rua ou sofrendo com responsáveis cruéis, este sacrifício vale a pena. Associações de proteção aos animais e universidades com o curso "Medicina Veterinária" muitas vezes oferecem castrações por preços relativamente baixos.
Pode-se evitar o cio também com injeções, mas elas apresentam efeitos colaterais. Podem provocar câncer, por exemplo.
Existem pílulas para adiar ou interromper o cio, mas elas não resolvem o problema para sempre. Muitas vezes não funcionam ou prolongam o cio.
Filhotes são a coisa mais fofa, mas não devem ser colocados no mundo de forma imprudente.
Portanto, SEMPRE ALERTA! Caso você não esteja acostumado a monitorar o cio de sua cadela, peça ajuda ao seu veterinário, geralmente eles fazem uma "tabelinha" e te avisam quando está chegando a época do cio.

Nenhum comentário: