sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Para uma vida longa e cheia de saúde

Cuidados:
Nunca deixe ao alcance do seu filhote produtos de limpeza, objetos pontiagudos ou qualquer outra coisa que ele não deva mastigar, engolir ou destruir. Caso isso aconteça, leve-o ao veterinário imediatamente, para que ele possa retirar o objeto ou desintoxicar o animal.
No caso de intoxicação, não se esqueça de levar também o produto que ele ingeriu.

Sinais e sintomas:
Se você notar uma mudança no comportamento do seu filhote é porque ele não se sente bem.
Fique atento se:
- Ele se recusar a brincar
- Perder o apetite
- Dormir mais que o normal

Seu filhote pode apresentar reações a longo prazo. Isso significa, geralmente, que algo não vai bem e é preferível levá-lo ao veterinário.
Fique de olho se o filhote apresenta:
- Vômitos ou diarréia
- Perda de peso ou apetite
- Alteração no pêlo ou nos olhos

Parasitas intestinais, um problema freqüente:
Seu filhote pode pegar parasitas intestinais de muitas formas, mais do que você pode imaginar. Por isso é importante vermifugá-lo várias vezes até que crie uma certa imunidade e após adulto vermifugá-lo pelo menos uma vez ao ano.
Geralmente, indica-se 3 doses de vermífugo aos filhotes:

- 30 dias de idade: 1a. dose
- 45 dias de idade: 2a. dose
- 60 dias de idade: 3a. dose

Certas regiões necessitam de vermífugos específicos, outras apenas os regulares. Portanto, pergunte ao seu veterinário qual o mais indicado para o seu filhote.

Os bebês puma



Esses três gatinhos são Paloma, Paola e Pacito, os três filhotes de puma - ou suçuarana, como são conhecidos no Brasil.
Eles têm dois meses de idade e vivem no Zoológico de Spata, perto de Atenas, na Grécia.




Estudo revela como fazer cães e gatos conviver sem briga

De acordo com o estudo, se o gato for adotado antes do cão e se os dois forem apresentados enquanto jovens (menos de 6 meses para o felino e um ano para os cachorros), há uma maior probabilidade de que eles se dêem bem.
"Esta é a primeira vez que alguém faz uma pesquisa científica sobre bichos de estimação que vivem na mesma casa", afirma Joseph Terkel, professor do Departamento de Zoologia da Universidade de Tel Aviv e líder da pesquisa.

Para conduzir o estudo, os cientistas entrevistaram cerca de 200 pessoas que tinham gatos e cachorros convivendo na mesma casa e filmaram o comportamento dos animais.
Depois de analisarem os vídeos, os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv concluíram que, em determinadas condições, o bom relacionamento entre as duas espécies é possível.

Segundos os dados computados pelos cientistas, em dois terços das casas havia uma boa convivência entre as espécies, enquanto brigas foram observadas em apenas 10% dos casos.

Problemas de comunicação

A principal razão dos desentendimentos é o fato de os membros das duas espécies terem dificuldades de se comunicar entre si.
Gatos, por exemplo, costumam sacudir a cauda quando estão nervosos, enquanto cachorros rosnam e ficam com as costas arqueadas. Por outro lado, quando estão felizes, gatos costumam ronronar, enquanto cães balançam o rabo.

“Descobrimos, no entanto, que é possível que gatos e cachorros aprendam a se entender”, explica o professor Terkel, que destaca que as duas espécies, quando convivendo desde filhotes, conseguem desenvolver meios de se comunicar.
Segundo o professor, uma vez que gatos e cachorros estejam familiarizados com a linguagem um dos outros, é possível que eles brinquem e até durmam juntos.
A pesquisa foi publicada na revista científica Applied Animal Behaviour Science.


Mamífero raro é fotografado em floresta do Congo

Os ocapis foram encontrados no Parque Nacional de Virunga e, segundo especialistas, esta seria a prova de que a espécie tenha sobrevivido os longos anos de guerra civil no país.

O animal é o parente mais próximo da girafa, porém tem o pescoço bem mais curto. Com listras traseiras semelhantes às de uma zebra, o mamífero tem o resto do pelo escuro e possui uma língua comprida, usada para pegar alimentos, lavar as pálpebras e limpar as orelhas.

Noelle Kimpel, da Sociedade Zoológica de Londres, disse que os animais são tímidos e correm risco de extinção devido à sua carne saborosa.
“Ter conseguido tirar fotos de uma criatura tão carismática e rara é realmente incrível”, disse a zoóloga.
Os ocapis eram desconhecidos do mundo ocidental até o início do século 20, mas atualmente sabe-se que eles habitam três áreas remotas de florestas protegidas no Congo.

O acesso a esses locais é difícil diante dos obstáculos impostos pela guerra civil e infraestrutura precária, atrapalhando os trabalhos de pesquisas.

A última vez em que um ocapi foi fotografado foi há 50 anos. Em 2006, estudos realizados pela organização WWF encontraram vestígios do animal próximo à beira de um rio ao note do Parque Nacional de Virunga.
Em parceira com Instituto Congolês para Conservação natural, a Sociedade Zoológica de Londres decidiu investigar.

“Nós já identificamos três animais e futuros trabalhos nos possibilitará fazer estimativas da população e da localização da espécie, o que será o primeiro passo nos esforço de conservação”, disse Thierry Lusenge, membro da equipe.
Fonte: BBC

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Frase do dia

"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
(Pitágoras)

Aves dão preferência aos filhos mais bonitos, diz estudo

Filhotes com penas mais coloridas ganham mais comida.
Os menos vistosos são deixados de lado.

Uma equipe do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC) descobriu que as aves também têm favoritismos e preferem as crias com a plumagem mais colorida, em detrimento dos filhotes que são menos vistosos.

O resultado destas preferências é que os progenitores, pelo menos os de Chapim-real - Parus major -, alimentam mais as crias que tem mais "refletância ultravioleta" em suas plumas, considerando que esta característica é um indicador da característica individual de algumas espécies.

Alimentar as crias com as cores mais vistosas garantiria o êxito reprodutor da espécie, segundo os pesquisadores do CSIC.
Os cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madri bloquearam a "refletância ultravioleta" situada em forma de mancha na nuca e no peito e viram que as crias com esta característica cresceram menos.

O diretor do trabalho, Ismael Galván, explicou que a plumagem colorida nesta espécie, e provavelmente em outras, serve para a comunicação entre adultos e crias e para encontrar um parceiro.
As conclusões do trabalho apareceram na revista especializada "Nature".

Fonte: Saúde Animal

Ursos polares verdes???


Os visitantes do zoológico Higashiyama de Nagoya, no Japão, foram surpreendidos pela presença de ursos polares que, ao contrário do normal, não têm o pêlo completamente branco, mas verde. Os animais mudaram de cor desde julho, após terem nadado em um tanque com um crescimento excessivo de algas.

A presença dos ursos verdes provocou vários questionamentos por parte dos visitantes, inquietos por saber se os animais estavam doentes, disse no último domingo Masami Kurobe, funcionário do zoológico. — Os visitantes parecem desconcertados pela cor e todos os dias perguntam porque eles estão verdes — disse.

As altas temperaturas de julho e agosto (quando é verão no hemisfério norte) e as mudanças de água menos freqüentes, devido a esforços de conservação do zoológico, causaram um crescimento de algas no tanque de segurança dos ursos, explicou Kurobe. A alga que entra no espaço entre a pele dos animais é dificilmente retirada.

Espera-se que os ursos recuperem a sua cor normal quando o crescimento das algas reduza, a partir de novembro.


Jacaré albino é encontrado no Litoral Norte de SC

Um filhote de jacaré albino, considerado raro na natureza, foi encontrado na terça-feira por um casal de biólogos em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, em uma poça de lama e esgoto.

O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Polícia Ambiental em Florianópolis. Por ser branco e ter dificuldade em se camuflar na água e na floresta, o animal se torna raro, segundo a veterinária Cristiane Kolesnikovas.
O jacaré, de cerca de cinco meses, pesa em torno de dois quilos, mede 79 centímetros e ainda não se alimentou. — É sinal de estresse. O animal foi retirado da natureza e deve ficar alguns dias sem comer — explica Cristiane.

A Polícia Ambiental ainda não tem informações sobre a origem do animal. A espécie é típica do sudeste dos Estados Unidos e já é criada em cativeiro em um zoológico do Mato Grosso. O Ibama decidiu que o jacaré será levado ao zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, na manhã desta quinta-feira.

Fonte: clicRBS

Greenpeace ALERTA!!!!!


Segundo relatório, 80% do estoque pesqueiro pode desaparecer no Brasil.

Cerca de 80% dos estoques pesqueiros no Brasil estão ameaçados de extinção pela pesca predatória. Precisamos aumentar as áreas marinhas protegidas, que correspondem a apenas 0,4% da nossa costa.

Temos que mobilizar toda a sociedade e exigir do governo políticas públicas efetivas. A conservação dos oceanos está diretamente relacionada com o nosso futuro e deve ser feita agora. Não temos tempo a perder!
O Greenpeace exige mais atenção com nossos mares. Os oceanos precisam de nós, e nós precisamos dos oceanos.

CIDASC APREENDE MAIS DE QUATRO MIL QUILOS DE ALIMENTOS VENCIDOS

Foram destruídos no dia 08 de setembro, 3.433 quilos de carne bovina e suína e 639 quilos de queijo, em peças de dois quilos e outras partes já fatiadas.
Os alimentos vencidos há mais de oitos meses, foram apreendidos no domingo, dia 07 de setembro, no posto de fiscalização da CIDASC, junto a Polícia Rodoviária Federal, em Araranguá.
Os produtos apreendidos estavam em um caminhão com placas do Rio Grande do Sul, que seguia com destino ao município de Grão Pará, adquiridos por uma empresa catarinense de uma empresa gaúcha. Na nota fiscal lia-se a observação "alimento comestível", contrastando com a situação da carne, já com aspecto de podre e o queijo completamente tomado por fungos.
Por que alguém compraria alimentos vencidos em janeiro de 2008, conforme comprovava a informação nas próprias embalagens? "Provavelmente para fazer embutidos, fatiar e pôr a venda no comércio", acredita o médico veterinário da CIDASC, Luiz Alberto Vargas Chaves.
Fonte: CIDASC

9 de Setembro: Dia do Médico Veterinário

Parabéns a todos os veterinários, que garantem da saúde de nossos animais até a qualidade dos alimentos que chegam a sua mesa.

O Veterinário está mais presente na sua vida do que você possa imaginar!

Assistam essa linda homenagem a nós, amantes dessa maravilhosa profissão!



domingo, 7 de setembro de 2008

Animais também tem semana de moda!!!

Moda é sinônimo de mulheres bonitas, roupas de vanguarda e passarela. Certo? Certo.
Você acharia estranho se esses itens fossem acompanhados de… cães?
É isso que a Pet Fashion Week, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto em Nova York, mostrou. Foram 137 expositores, entre marcas de moda, jóias, acessórios e beleza.
Cãezinhos arrumados, bem penteados e divinamente vestidos foram carregados por modelos não menos emperiquitadas e belas sobre a passarela.

Emma Rose Design

A Pet’s World e Sweet Pea, Biscuit & Jam

Quer refresco melhor que esse?



Para agüentar o calor de 34°, os animais do zoológico de Ramat Gan, em Israel, recebem blocos de gelo com frutas congeladas.
Enquanto o grupo de lêmures divide um bloco, o urso pardo tem dois só para si.
E com um detalhe: os blocos dele têm pequenos peixes congelados. Um autêntico picolé de peixe.

Os 10 Mandamentos do Cão e do Gato


01) Minha vida deve durar entre 10 e 15 anos. Qualquer separação será muito dolorosa para mim;

02) Me dê algum tempo para entender o que você quer de mim;

03) Tenha confiança em mi. É fundamental para o meu bem estar;

04) Não fique zangado comigo por muito tempo. E não me prenda em nenhum lugar como punição. Você tem seu trabalho, seus amigos, suas diversões. Eu só tenho você;

05) Fale comigo de vez em quando. Mesmo que eu não entenda suas palavras, compreendo muito bem seu tom de voz e sinto o que você está me dizendo. Isso ficará gravado em mim para sempre;

06) Antes de me bater, lembre sempre que eu tenho dentes que poderiam feri-lo seriamente, mas que nunca vou usá-los em você;

07) Antes de me censurar por estar sendo vadio, preguiçoso ou teimoso, pergunte antes se não há alguma coisa me incomodando. Talvez eu não esteja me alimentando bem. Posso estar resfriado. Ou também meu coração que está ficando velho e cansado;

08) Cuide de mim quando eu ficar velho. Você também vai ficar;

09) Não se afaste de mim em meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga "prefiro não ver" ou "faz quando eu não estiver presente";

10) Tudo é mais fácil para mim com você do meu lado.

Autoria Desconhecida

Os cães também fogem do furacão

INICIATIVA SHOW DE BOLA!!!!
Por onde passa, o furacão Gustav leva estrago e tristeza para a população. E para seus animais de estimação também.
As fotos abaixo mostram que os moradores têm de colocar seus pets em caixas para que eles possam ser evacuados da região - que será assolada por ventos de mais de 150 km/h.
Além do sofrimento causado pela catástrofe em si, a população ainda tem que amargar a separação de seus bichinhos… Ao menos eles também têm um serviço de transporte para tirá-los do olho do furacão!






Fonte: Época

Lembram dele?

Knut é o urso mais mimado do mundo. Desde que foi rejeitado pela mãe, ele virou a principal atração do Zoológico de Berlim, e sua infância foi amplamente fotografada para que fãs do mundo inteiro acompanhassem o crescimento do ursinho. Mas Knut cresceu e não quer mais saber de fazer gracinhas para a câmera. O que ele gosta mesmo é de dormir tomando sol no seu viveiro.



Ira!




Leve a sério a próxima vez em que ler o aviso de não perturbar os animais. Você não quer despertar a ira deles, como a desse gibão de queixo amarelo, que vive no Zoológico de Phnom Tama, no Camboja.
Ele parece bonzinho, mas sabe se impor quando precisa. Apesar da braveza, a cara de mau não é suficiente para espantar o perigo da extinção.
A espécie está seriamente ameaçada pelo crescimento desordenado no norte do país, seu habitat natural.

Fome de leão

Lindas imagens!!!
Na hora da refeição, no zoológico de Berlim, o leão marinho pula até por cima de seu adestrador, Norbert Zahmel, para abocanhar seu almoço.


De olhos bem fechados

Esse filhote de lontra asiática, de poucos dias de idade, está sendo examinado pela primeira vez por um veterinário, no Zoológico de Veszprem, na Hungria.
De tão novinhas, as lontrinhas ainda não abriram os olhos.

A lontra asiática é a menor espécie de lontra existente, e se diferencia das outras por usar suas patas para caçar, em vez da boca.


Fonte: Época

Missão estuda anfíbios raros na Costa Rica

Uma equipe de pesquisadores britânicos está na Costa Rica para recolher informações sobre espécies raras de anfíbios com o objetivo de preservá-los.

Os especialistas, da Universidade de Manchester e do Zoológico de Chester, exploraram uma densa floresta tropical localizada em um centro de pesquisa que reúne mais de 50 espécies de anfíbios.

A repórter da BBC Rebecca Morelle acompanhou a expedição. A área de preservação de 45 hectares é povoada por animais dos mais variados tamanhos, formas e cores e foi criada em 2002 por Brian Kubicki.

Kubicki diz que passou os últimos cinco anos conservando e modificando o local para transformá-lo em um "paraíso para os anfíbios".

Ele diz que uma grande ameaça aos animais é um fungo que dizimou boa parte dos sapos, rãs e pererecas em outras regiões da Costa Rica.

A repórter conta que parte das pesquisas é realizada à noite, quando "as florestas ganham vida". "Assim que acendi a lanterna, eu me dei conta que este era o caso", diz Morelle. "Uma legião de mariposas, mosquitos e outros bichos levitavam logo em frente ao meu rosto."

Entre as espécies raras encontradas está uma rã selvagem que emite um som parecido com um miado quando capturada por um predador.

Outra espécie rara é a rã flecha venenosa. Os anfíbios se alimentam de insetos minúsculos, de onde vem o seu veneno. As cores fortes são indicação de quão venenosas elas são.

O veneno pode matar animais e afetar humanos. Se atingir os olhos, o líquido pode causar cegueira temporária.

Bocejo de humanos contagia cães, diz estudo

Uma equipe do Birkbeck College, da Universidade de Londres, sugeriu que copiar este ato é um sinal de empatia das mascotes com os donos.

Bocejar, embora às vezes constitua uma resposta a estresse intenso, é mais freqüentemente um sinal de cansaço; mas a razão por que o ato é contagioso ainda não foi totalmente explicada.

Evidências indicam que indivíduos autistas são menos inclinados a bocejar em resposta ao bocejo alheio, sugerindo que o "contágio" revela, na verdade, certa empatia entre as pessoas, explicou o cientista Atsushi Senju.

A equipe de pesquisadores realizou testes com 29 cães, animais conhecidos por sua habilidade em reconhecer comportamentos sociais humanos, e relatou as conclusões na revista científica Biology Letters.
Foram criadas duas situações, cada uma com cinco minutos de duração. No experimento, uma pessoa estranha ao cão sentava em frente ao animal e o chamava pelo nome. Só após um primeiro contato visual o estranho bocejava.

Na segunda situação, repetia-se o mesmo procedimento, mas desta vez o estranho apenas abria e fechava a boca, sem bocejar. De acordo com Senju, esta foi uma preocupação para se certificar de que o cão não estava apenas respondendo a abrir e fechar da boca.

Empatia

Segundo os resultados da pesquisa, 21 dos 29 cães observados bocejou logo após o estranho – em média 1,9 vez. Em contraste, nenhum cão bocejou quando o estranho não o fez.
Para os pesquisadores, estes resultados constituem uma primeira evidência de que cães têm capacidade de estabelecer empatia com humanos.
"Cães têm uma capacidade especial de ler a comunicação humana. Respondem quando apontamos e quando sinalizamos", disse Senju.
Os resultados do novo estudo sugerem que a empatia entre espécies é outro traço que pode explicar as razões para a longa relação dos cãezinhos com seus donos.
Fonte: BBC

Veterinário encontra 13 bolas de golfe dentro de cachorro

O dono, Chris Morrison, costumava levar o labrador preto de cinco anos de idade para passear em um campo de golfe da região nos últimos meses. Intrigado pelo barulho, ele resolveu levá-lo ao veterinário.

Cada uma das 13 bolas encontradas pesa 45 gramas. Morrison, administrador de planejamento, disse que uma das bolas havia sido engolida havia tanto tempo que ficou preta e já estava em decomposição.

"Trufas"

“Ele vê as bolas de golfe como se fossem trufas. A gente não tem certeza exatamente do tempo em que ele engoliu tantas, mas deve ter sido um bom tempo – vários meses, pelo menos”, disse o dono.
“Eu apalpei o seu estômago e ouvi o barulho das bolas se mexendo.”
“Normalmente ele traz algumas dessas bolas para casa, mas eu não tinha idéia de que ele tinha engolido tantas. O veterinário nunca tinha visto nada parecido”, disse Morrison.
“Ele é um labrador preto, então é relativamente grande. Mas engolir 13 bolas é impressionante.”

A operação para removê-las durou uma hora. Oscar agora se recupera com uma dieta especial pós-operatória, com alimentos líqüidos.
Ele também tem que usar uma mordaça quando sai na rua. “Ele fica meio frustrado”, disse o dono.
O veterinário da clínica afirmou nunca ter visto nada parecido. “Parecia um truque de mágica. Abri a sua barriga e senti o que pensei serem duas ou três bolas de golfe.”
“Mas elas continuaram a sair, até eu ter uma sacola cheia.”
Fonte: BBC