sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mamífero raro é fotografado em floresta do Congo

Os ocapis foram encontrados no Parque Nacional de Virunga e, segundo especialistas, esta seria a prova de que a espécie tenha sobrevivido os longos anos de guerra civil no país.

O animal é o parente mais próximo da girafa, porém tem o pescoço bem mais curto. Com listras traseiras semelhantes às de uma zebra, o mamífero tem o resto do pelo escuro e possui uma língua comprida, usada para pegar alimentos, lavar as pálpebras e limpar as orelhas.

Noelle Kimpel, da Sociedade Zoológica de Londres, disse que os animais são tímidos e correm risco de extinção devido à sua carne saborosa.
“Ter conseguido tirar fotos de uma criatura tão carismática e rara é realmente incrível”, disse a zoóloga.
Os ocapis eram desconhecidos do mundo ocidental até o início do século 20, mas atualmente sabe-se que eles habitam três áreas remotas de florestas protegidas no Congo.

O acesso a esses locais é difícil diante dos obstáculos impostos pela guerra civil e infraestrutura precária, atrapalhando os trabalhos de pesquisas.

A última vez em que um ocapi foi fotografado foi há 50 anos. Em 2006, estudos realizados pela organização WWF encontraram vestígios do animal próximo à beira de um rio ao note do Parque Nacional de Virunga.
Em parceira com Instituto Congolês para Conservação natural, a Sociedade Zoológica de Londres decidiu investigar.

“Nós já identificamos três animais e futuros trabalhos nos possibilitará fazer estimativas da população e da localização da espécie, o que será o primeiro passo nos esforço de conservação”, disse Thierry Lusenge, membro da equipe.
Fonte: BBC

Nenhum comentário: