quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ursa dá cria a panda de proveta no Japão

O zoológico de Kobe, no Japão, comemorou na terça-feira o nascimento do primeiro filhote de proveta de urso panda gigante dos últimos vinte anos.
Funcionários do parque flagraram o momento em que a ursa Tan Tan dá à luz o pequeno ursinho panda, e gravaram cenas em que ela tenta lidar com o frágil animalzinho.



Por pouco, a mãe de primeira viagem não pisou no panda de pouco mais de 20 centímetros. Mas aos poucos, ela descobriu como cuidar do filhote, até descobrir que é preciso segurá-lo com as patas para que ele possa mamar.
Essa foi a sexta tentativa de inseminação artificial na panda de 12 anos. No ano passado, ela chegou a dar cria, mas o pequeno panda nasceu prematuro e não resistiu.

Emprestados
O novo filhote ainda não tem nome e tampouco se sabe o sexo dele.
A administração do jardim zoológico japonês espera poder apresentar o filhote ao público em três meses.
Ao todo, apenas dez ursos panda gigantes existem no Japão, incluindo o recém-chegado.
Todos eles são emprestados da China ou filhos de casais emprestados pelos chineses para pesquisa e reprodução.
Em maio, o presidente da China, Hu Jintao, afirmou que iria emprestar mais um casal de pandas depois que o único panda japonês, Ling Ling, morreu no zoológico de Tóquio, em abril.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Primata em extinção nasce em zôo na Hungria


Um filhote de langur de Java, uma espécie de primata em extinção, nasceu no Zoológico de Budapeste, na Hungria.

O recém-nascido ainda não tem um nome, e até agora seu sexo não foi confirmado, mas acredita-se que seja macho.

A mãe, chamada Smirre, veio da Holanda, e o pai, Orange, veio da Irlanda do Norte. Esta é a primeira vez que um filhote de langur de Java nasce na Hungria.
Fonte: Terra

Zôo na Alemanha realiza 'Olimpíadas' para animais


Um jardim zoológico, no norte da cidade alemã de Hanover realizou os 'Jogos Olímpicos' para animais. O evento foi realizado para coincidir com os Jogos Olímpicos em Pequim.

Os animais participaram de diversas atividades relacionadas às suas principais caracteristicas e habilidades.
Um dos animais que participaram do evento foi o quati 'Diego'. Os quatís são mamíferos próximos ao guaxinim, mas possuem um nariz mais comprido e um corpo mais alongado.Com patas que lembram remotamente às dos ursos - muito úteis para escaladas em árvores - Diego se apresentou subindo em um poste.

SC RECONHECIDA COMO ZONA LIVRE DE DOENÇAS

O Ministério da Agricultura assinou portaria declarando os nove principais estados produtores de aves como Área Livre da Doença de New Castle, doença limitante das exportações para os países mais desenvolvidos.
Esta importante medida favorece Santa Catarina, haja vista o grande volume de carne de aves exportado pelo estado.


Chegou a hora de nos beneficiarmos dos esforços que estamos fazendo com o monitoramento da doença desde 1990. A CIDASC, como órgão executor da Defesa Sanitária Animal no Estado de Santa Catarina, se sente recompensada com medidas como esta, já que nosso estado é o maior exportador de carne de aves do Brasil.

Filhote de anta é o mais novo mamífero do Zôo Pomerode


Um filhote de anta com cerca de 2 quilos nasceu sexta-feira no Zôo Pomerode.

Fêmea e ainda sem nome, ela se junta a outros três machos e duas fêmeas da espécie no cativeiro.

Até os cinco meses de vida, o filhote vai conservar a pelagem marrom com listras horizontais brancas ou amareladas.

Deve permanecer com a mãe até os 11 meses de vida e atingirá a maturidade sexual após os três anos.

Na fase adulta, pode chegar a 1,2 metro de altura e pesar 300 quilos. Pode viver até 35 anos em cativeiro.

Ainda não se sabe quem é o pai do filhote entre os machos do grupo.

Fonte: JSC

Pingüins sujos de óleo surgem na Capital


Mais de 50 pingüins sujos de óleo apareceram nas praias de Florianópolis desde o último domingo. A Polícia Militar Ambiental não conseguiu encontrar a mancha de óleo nem descobrir a origem do vazamento.
Dos 50 pingüins, 12 são filhotes. Os animais, bastante sujos e fracos, estão sendo identificados para controle de peso e medicação e só devem voltar para o mar depois de 15 dias de tratamento.
Para tentar identificar a origem do óleo, os policiais chegaram a fazer um sobrevôo na região da Grande Florianópolis, mas nada foi encontrado.
Fonte: JSC

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Excesso de peso. E agora?

Certifique-se você mesmo se seu gato está com excesso de peso.
Este artigo explica como fazer a verificação e quais medidas devem ser tomadas se o bichano estiver acima do peso. Para comprovar se seu gato está com excesso de peso ou não, faça este teste simples:

- Em pé, por cima do seu gato e olhando para baixo, procure a linha da cintura dele. Gatos com o peso correto têm um afundamento perceptível atrás das costelas.

- Com as palmas para baixo, coloque as duas mãos suavemente sobre as costelas do seu gato. Em condições normais, você deve poder apalpá-las, mesmo se não sobressaírem.

- Se não conseguir apalpá-las, é provável que seu gato esteja com excesso de peso. Outro sinal de excesso de peso é a presença de gordura na área da pélvis, entre as patas traseiras.
- Se, por outro lado, as costelas de seu gato estiverem muito visíveis, o animal estará abaixo do seu peso.Se depois desse teste você tiver alguma dúvida sobre o peso do seu gato, recomendamos que consulte o seu veterinário.
O que fazer se seu gato estiver com excesso de peso?
Obesidade é a enfermidade nutricional mais comum entre gatos adultos. O excesso de peso aumenta o risco de contrair certas doenças. Por isso, se suspeitar que seu gato está gordo demais, é necessário colocar em prática um plano de choque o quanto antes. Seu veterinário dará um tratamento para que seu gato volte ao peso normal. De qualquer forma, você mesmo poderá ajudá-lo com as seguintes medidas:
  1. Elimine da dieta do seu gato as guloseimas e a comida entre refeições.
  2. Controle o excesso de comida do seu gato. Divida sua porção diária de alimento em várias porções pequenas (de duas a quatro) e ofereça-as uma a uma.
  3. Para evitar que peça comida, dê a comida antes de você comer a sua e mantenha-o longe do lugar onde você geralmente come.
  4. Evite que ele remexa e procure restos no lixo, certificando-se de que os lixos estejam bem fechados.
  5. Estimule o seu gato a fazer exercícios. Existe uma grande variedade de brinquedos para ele no mercado.
  6. Pese seu gato todas as semanas,sempre na mesma hora do dia, e registre a evolução.
  7. Finalmente, não hesite em levar seu gato ao veterinário pelo menos uma vez por ano.

Fonte: Whiskas

Vitória para as focas na Europa

A União Européia entregou uma impactante mensagem de perdão para a mundialmente perseguida população de focas.
A Comissão Européia adotou uma proposta de banir a importação pelos paises-membros da União Européia de todos os produtos oriundos das focas monstruosamente assassinadas.

“Depois de mais de quatro décadas combatendo esse brutal, selvagem e extremamente cruel abate de focas na costa leste do Canadá, uma vitória inacreditável foi alcançada com a intenção de banir as peles nos mercados europeus”, disse o Capitão Paul Watson.
“Isso significará que produtos derivados de focas não poderão passar para a Ásia através dos portos europeus e, uma vez que a Europa dita a moda mundial, o que não é moda em Paris e Roma não será mais moda na China ou Japão”.

O Comissário da Diretoria Geral de Meio Ambiente da União Européia, Stavros Dimas, disse aos repórteres: “Produtos derivados de focas vindos de países que praticam a caça utilizando-se de meios cruéis não terão entrada permitida na União Européia. A União Européia está comprometida na defesa dos elevados padrões visando o bem-estar animal”.

A proposta da União Européia diz que o mercado de produtos derivados de focas deve ser permitido aos países que possam oferecer garantias que suas técnicas de caça são “de acordo com os altos padrões para o bem-estar animal” e que os animais são abatidos rapidamente e sem sofrimento.
Isenções especiais serão concedidas à comunidade Inuit do Ártico canadense.

A proibição recomenda que os países que exportam produtos derivados de focas providenciem um certificado e rótulos deixando claro que o comércio é realizado de acordo com as rigorosas condições da União Européia.
Fonte: Sea Sheperd

Ativistas pró-baleias têm prisão decretada

Mesmo que a caça às baleias seja proibida pela Comissão Baleeira Internacional desde 1986, o Japão caça estes cetáceos sob o pretexto de pesquisa com fins científicos.
Para os ativistas, isso é apenas uma desculpa para prosseguir com a caça comercial.

Nesta segunda-feira, a polícia de Tóquio obteve uma ordem judicial de detenção para três ativistas de defesa das baleias, membros da Sea Shepherd, por interferir nas atividades japonesas de caça de baleias na Antártida, em 2007, como informa a Agência EFE.
A Corte Judicial do distrito de Tóquio emitiu as ordens de detenção contra os norte-americanos Ralph Koo, 41, e Jonathan Batchelor, 30 e o britânico Daniel Bebawi, 28.

Os três acusados interromperam a atividade de um navio baleeiro do Japão que trabalhava em águas internacionais ao sul da Nova Zelândia em 12 de fevereiro de 2007, segundo a polícia de Tóquio. Agora, Koo, Batchelor e Bebawi estão em uma lista de busca internacional.

Navio da ONG Sea Shepherd colide com embarcação japonesa na Antártida (Foto: AP)

Eucalipto ajuda a preservar onças e lobos

Uma pesquisa de biólogos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) mostra que as plantações de eucalipto no interior de São Paulo podem servir de passagem entre áreas de preservação e ajudar na sobrevivência de algumas espécies de carnívoros. Entre elas, o lobo-guará, a onça-parda, a irara e a jaguatirica, de acordo com reportagem do site G1.

Apesar de defenderem que os eucaliptais não oferecem recursos necessários à fauna nativa, os biólogos descobriram que eles são o que chamam de matrizes permeáveis – um meio para os bichos chegarem a locais onde podem encontrar esses recursos. Funcionam como um tipo de corredor entre diferentes regiões de mata.

Imagem de jaguatirica também foi registrada por equipamento especial

As conclusões estão em uma tese de doutorado apresentada pela bióloga Maria Carolina Lyra-Jorge, de 37 anos.
– Os animais conseguem passar por ali, coisa que em outras matrizes não conseguem. Aquela situação é positiva porque existem fragmentos de vegetação nativa, que são a fonte que garante aquela biodiversidade, e os eucaliptais conectam esses fragmentos – defende a bióloga, autora do estudo em companhia do biólogo Giordano Ciocheti e da professora Vânia Regina Pivello.

Maria Carolina explicou que as reservas eram áreas de usinas que foram desativadas, por isso tinham essa característica fragmentada – áreas de preservação mescladas com espaços preenchidos com eucaliptais ou plantações de cana-de-açúcar.
– É um parque de fragmento, que a gente chama de glebas. Ele tinha o formato que a gente queria – disse.

Para registrar os animais no local, eles usaram câmeras fotográficas que disparam ao detectar movimentos de corpos quentes. De acordo com a pesquisadora, havia 21 pontos de coletas, onde as máquinas ficaram penduradas em troncos de árvores. A tecnologia, segundo a bióloga, é usada há muitos anos pelos ecologistas.

Ibama apreende 260 aves em Santa Catarina

A operação Canto Livre do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 260 aves na região de Joinville, entre os dias 18 e 22.
Além de 79 pássaros em extinção (76 pixoxós, dois cardeais e um cuiu-cuiu), os fiscais apreendaram aves da fauna silvestre nativa como trinca-ferros, coleirinhas, sabiás, saíras-sete-cores, pássaros-pretos e canários-da-terra.



Canário-da-terra

Os animais estavam em locais escuros, úmidos, sujos e sem ventilação.
As aves foram encaminhadas ao Zoológico de Joinville e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Florianópolis, onde vão passar por um período de recuperação.Os infratores, que criavam os pássaros indevidamente, devem pagar multa em torno de R$ 485 mil.
Fonte: DC

Internet transforma gato de quatro orelhas em celebridade

Os donos de Yoda, um gato que aparenta ter quatro orelhas, estão precisando de ajuda para atender tantos telefonemas. Ted e Valerie Rock contam que receberam inúmeros contatos de redes de TV e jornais depois que seu filho colocou uma foto do bicho na internet.
A divulgação transformou o animal esquisito de Downers Grove (Illinois, EUA) em celebridade. Desde então, a família Rock já foi contatada pelos programas “Good Morning América” e pela rede “Fox News”, entre outros. A foto do bichano, por sua vez, estampou as páginas de diversos jornais britânicos. Entre eles o “Daily Mail”, que escreveu: “se Batman tivesse um gato, ele seria Yoda”.
“É incrível. Nos últimos dias, o telefone não pára de tocar”, disse Ted Rock. A família encontrou o gato em 2006, enquanto assistia a um jogo de futebol americano na TV de um bar. Na época, Yoda tinha cerca de oito semanas e era zombado por muitas pessoas que passavam pelo local.
Entre os apelidos, contam os Rock, estavam “gato do diabo” e belzebu.
Não foi uma história de amor a primeira vista, mas a família sentiu pena do animal e o adotou. Até então, o bicho ficava preso em uma gaiola, para entreter os freqüentadores do bar com seu visual esquisito.
Fonte: G1

Polícia resgata mil cães mantidos em condições precárias em canil nos EUA

Engana-se e MUITO quem pensa que esse tipo de situação acontece só no Brasil!

Resgate ocorreu após denúncia de entidades pró-direitos animais.
Autoridades resgataram cerca de mil cães que eram mantidos em más condições no canil, após denúncia de grupos de defesa dos direitos dos animais.
Segundo a polícia, eles eram mantidos em gaiolas minúsculas e nunca eram levados para passear.
Os donos do canil negaram as acusações e disseram estar sendo vítimas de uma 'caça às bruxas' movida por entidades de defesa dos animais.

Filhotes no canil de Parkersburg, no estado americano de Virgínia Ocidental, em 23 de agosto. (Foto: AP/Best Friends Animal Society)

Fonte: G1

domingo, 24 de agosto de 2008

Instituto de Referência em Pesquisa Ambiental Caapuã


Estou divulgando, pois esse Instituto faz um trabalho muito legal em prol do meio-ambiente!

Acessem e confiram!

UTILIDADE PÚBLICA: VENENO ECOLÓGICO PARA MATAR RATOS.

Essa informação me foi passada via e-mail pela minha amiga Lais, do Instituto Caapuã de Rio do Sul. Muito interessante!!

Literalmente um barato e muito barato!!! Nossos cientistas são feras mesmo!
Vivendo e aprendendo...
Método usado por criadores de pássaros.
Pergunta daqui, pergunta dali... uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou porque... fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas (que é o link deste post).
É FATO !
Como fazer:
Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo), coloque no multiprocessador, ou liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.
Onde colocar:
Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas, e janelas (sim eles escalam as janelas), atrás da geladeira, atrás do fogão, atrás de tuuuuuuuuudo!
O que acontece:
No arquivo do link consta o detalhamento técnico, mas esmiuçando em português claro: o rato come essa farofinha, delícia... nhami nhami... mas ele não tem como digerir o feijão (cru), por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando assim um envenenamento natural por fermentação.
Resumindo: a rataiada morre em até 3 dias.
DETALHE IMPORTANTE:
Ao contrário dos tradicionais venenos (racumim, por exemplo) o rato morre e não contamina animais de estimação e por sua vez morrem por terem comido o rato envenenado.
E a quantidade de feijão que ele ingeriu e morreu é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer... mas morto eles não comem.. Se tiver crianças pequenas (bebês) ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru é digerido.
NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÃO!!

Frase do dia


"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais."

(Abraham Lincoln)

Canil irregular é interditado em Gaspar

AINDA BEM QUE TEMOS PESSOAS LUTANDO CONTRA ESSAS BARBÁRIES!!!!!!


Responsável por manter um canil onde foram encontrados 10 cães em situação de maus-tratos, o empresário Roberto Zen responderá por infração administrativa, sujeita a multa, e pode ser acusado pelo Ministério Público (MP). O órgão comandou a apreensão de animais em conjunto com a Vigilância Sanitária, sexta-feira, na Rodovia Jorge Lacerda, 2.828.

De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde, Dorvalino Cardoso, o canil não possuía licença e foi interditado. Os cães estão sob proteção de voluntários da Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu), em local mantido em sigilo.

- Por segurança nossa e dos animais, não podemos revelar onde é, mas vieram para nós com ordem judicial, estão recebendo tudo o que precisam e serão reabilitados. Depois veremos para onde vamos encaminhá-los - explica Barbara Lebrecht, presidente da associação.
Barbara foi uma das voluntárias chamadas pela Vigilância Sanitária para socorrer os animais sexta-feira, e conta que eles estavam magros, feridos, passando fome e sede e sujeitos a acidentes por conta da má estrutura do local.



Segundo relatos de voluntários da APRABLU, os cães da raça Pastor Alemão eram mantidos em canis úmidos, sem a mínima condição de higiene, famintos, desidratados, feridos, febris, alguns com partes do corpo mutiladas, vivendo sobre diarréia e por falta de alimento chegaram a devorar pedaços de pratos de alumínio, além das próprias fezes.

O proprietário possui um canil na cidade de Blumenau e este, na cidade vizinha Gaspar, sem licença e para onde eram encaminhados os cães sem valor comercial. A instalação elétrica era precária com fios elétricos passando na umidade, o que favorecia um curto circuito a qualquer momento.



Os 10 cães foram resgatados à noite encaminhados a uma clínica veterinária, medicados e transferidos para local seguro no dia seguinte, sob responsabilidade da Aprablu, recebendo todos os cuidados médico-veterinários, num local com higiene e luz do sol. São extremamente carinhosos e carentes. O resgate foi autorizado pelo Ministério Público.
Fonte: JSC