domingo, 24 de agosto de 2008

Canil irregular é interditado em Gaspar

AINDA BEM QUE TEMOS PESSOAS LUTANDO CONTRA ESSAS BARBÁRIES!!!!!!


Responsável por manter um canil onde foram encontrados 10 cães em situação de maus-tratos, o empresário Roberto Zen responderá por infração administrativa, sujeita a multa, e pode ser acusado pelo Ministério Público (MP). O órgão comandou a apreensão de animais em conjunto com a Vigilância Sanitária, sexta-feira, na Rodovia Jorge Lacerda, 2.828.

De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde, Dorvalino Cardoso, o canil não possuía licença e foi interditado. Os cães estão sob proteção de voluntários da Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu), em local mantido em sigilo.

- Por segurança nossa e dos animais, não podemos revelar onde é, mas vieram para nós com ordem judicial, estão recebendo tudo o que precisam e serão reabilitados. Depois veremos para onde vamos encaminhá-los - explica Barbara Lebrecht, presidente da associação.
Barbara foi uma das voluntárias chamadas pela Vigilância Sanitária para socorrer os animais sexta-feira, e conta que eles estavam magros, feridos, passando fome e sede e sujeitos a acidentes por conta da má estrutura do local.



Segundo relatos de voluntários da APRABLU, os cães da raça Pastor Alemão eram mantidos em canis úmidos, sem a mínima condição de higiene, famintos, desidratados, feridos, febris, alguns com partes do corpo mutiladas, vivendo sobre diarréia e por falta de alimento chegaram a devorar pedaços de pratos de alumínio, além das próprias fezes.

O proprietário possui um canil na cidade de Blumenau e este, na cidade vizinha Gaspar, sem licença e para onde eram encaminhados os cães sem valor comercial. A instalação elétrica era precária com fios elétricos passando na umidade, o que favorecia um curto circuito a qualquer momento.



Os 10 cães foram resgatados à noite encaminhados a uma clínica veterinária, medicados e transferidos para local seguro no dia seguinte, sob responsabilidade da Aprablu, recebendo todos os cuidados médico-veterinários, num local com higiene e luz do sol. São extremamente carinhosos e carentes. O resgate foi autorizado pelo Ministério Público.
Fonte: JSC

Nenhum comentário: