quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cadela adota filhotes abandonados de tigre branco


Uma cadela da raça Golden Retriever do Safari Zoological Park, em Caney oeste dos Estados Unidos, adotou três filhotes de tigre branco abandonados pela mãe ontem, informa a agência.

A Golden Retriever, chamanda Isabella, cuida e amamenta os pequenos tigres que nasceram no último domingo.

Os tigres brancos são uma variante muito rara da subespécie 'tigre-de-bengala'. Além de ter a cor branca, eles têm olhos azul-claros.


Fonte: Terra

Cavalos concorrem em diferentes categorias no concurso




A beleza dos cavalos árabes estará sob análise em Angra dos Reis, no Rio, entre os dias 1° e 3° de agosto. Trata-se da competição Rio Arabian Show, em que os animais da respectiva raça desfilam e são observados por juízes. O evento, organizado pelo Núcleo Regional do Cavalo Árabe do Rio de Janeiro, está na 13° edição e acontece no Hotel do Frade & Golf Resort.

Aberto ao público, o desfile tem cavalos de vários países do mundo concorrendo em diferentes categorias, entre elas idade e sexo, na sexta e no sábado. No domingo, o evento estará aberto mas não haverá competição de cavalos, segundo os organizadores. Além da competição, os visitantes terão outras opções no evento, como leilão de cavalos, passeios de barco e rodas de capoeira.

Segundo o site da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, passados 83 anos do registro do primeiro cavalo árabe no Brasil, há atualmente cerca de 35 mil cavalos puros registrados da raça, uma das mais antigas do mundo.

13° Rio Arabian Show
Hotel do Frade & Golf Resort, na Praia do Frade, BR 101, KM 508, Angra dos Reis (RJ)
De 1° a 3 de agosto; das 10h às 17
Entrada franca


Fonte: UOL

Ilha de Noé: um tesouro africano ameaçado


Na ilha de Bioko, na África Ocidental, primatas raros, como o dril, da imagem acima, estão sendo abatidos para sustentar o comércio de carne de caça. Ao documentar, em janeiro deste ano, a sua rara biodiversidade, um time de fotógrafos e conservacionistas constatou que as florestas da ilha estão saudáveis, mas não há garantia de que sua fauna extraordinária vá sobreviver.

Tal como em grande parte da África Ocidental, a carne de animais da floresta, sobretudo a de macaco, é muito apreciada como iguaria, mesmo custando bem mais que a de frango nos mercados locais, e mesmo seu consumo sendo proibido por lei.

Fonte: National Geographic

Porquinho da índia e crias


Porquinho da índia e sua cria são vistos em fazenda em Pachacamac, 40 km ao sul de Lima. Proprietário Ulises Moreno dirige a fazenda biológica 'Casa Blanca' onde o gás metano é gerado ao processar o excremento do porquinho da índia em um biodigestor.
Fonte: Yahoo

quarta-feira, 30 de julho de 2008

ANIMALS IN THE WOMB

Um pequeno elefante com uma tromba de 15 cm flutua na placenta de sua mãe. Um embrião de um cão de 52 dias já tem o corpo coberto por pêlos.
Um feto de 29 semanas de um golfinho nada livremente dentro de sua mãe.
Usando uma tecnologia revolucionária, um ultrassom 4D, cientistas conseguem observar os segredos do desenvolvimento embrionário de mamíferos.
Essas são apenas algumas das impressionantes imagens do documentário Animals in the Womb ("Animais na Placenta"), apresentado pela National Geographic.


Embrião de um cão aos 30 dias


Embrião de um golfinho com 30 dias


Embrião de elefante com 11 semanas


Feto de um cachorro aos 60 dias


Feto de um elefante aos 19 meses


Um cão a termo na placenta


Um golfinho na placenta, aos 8-9 meses

Fonte: Channel4

Mais de 300 pingüins já foram encontrados no litoral do ES

A temporada de inverno no litoral do Espírito Santo sempre foi marcada pela presença de alguns visitantes exóticos: os pingüins de Magalhães.
Mas nesta temporada, a quantidade de visitantes superou todas as expectativas. Desde o início de julho, mais de 300 animais já foram localizados no litoral capixaba.



Embora seja um fenômeno natural, a quantidade de animais perdidos na costa brasileira vem despertando curiosidade e preocupação nos pesquisadores.

"As mudanças climáticas afetam a oferta de comida no oceano, as correntes marinhas, os ventos. Tudo isso pode estar contribuindo para que um número maior de pingüins se perca durante a migração", explica a veterinária.
Os pingüins de Magalhães são uma espécie que vive na Patagônia, extremo sul do continente americano. Durante o inverno, eles migram para águas mais quentes, seguindo os cardumes a procura de comida. Nesta travessia de milhares de quilômetros, algumas aves acabam se separando dos bandos e ficam à deriva no mar.
Como os animais chegam ao litoral muito debilitados, o número de mortes é grande. Este ano, mais de 150 já morreram.
Por isso, anualmente o instituto, em parceria com a Polícia Ambiental e o Ibama, faz um esforço para informar à população sobre os cuidados básicos ao encontrar as aves nas praias.

"A primeira coisa a fazer é tirar o animal da água, secá-lo e colocá-lo em uma caixa de papelão ou algum lugar onde ele possa se aquecer. Segundo Barbosa, a maioria dos animais chega com sinais de hipotermia grave.
"Muita gente pensa que todos os pingüins gostam de frio e acabam colocando os animais no gelo. Isso pode mata-los", diz o ambientalista. "Feito isso, o melhor é chamar imediatamente o Ibama ou a Polícia Ambiental", recomenda Barbosa.

Com o aumento inesperado da demanda, o Instituto ficou sem recursos para cuidar das aves. Para não interromper o trabalho, o apoio da comunidade local tem sido fundamental. A associação de moradores da Praia da Costa, em Vila Velha, cedeu um espaço para acomodação e tratamento das aves.

As aves ficam neste espaço até se recuperarem. Quando estão mais fortes, são transferidas para um clube em Guarapari, onde foram construídos tanques abastecidos com água do mar. Ali, os animais passam mais alguns meses, até o fim do inverno, quando já estão totalmente recuperados e prontos para enfrentar a viagem de volta à Patagônia, uma jornada de mais de sete mil quilômetros.

Fonte: Terra

Parece, mas não é!

A primeira impressão não é a que fica. A iguana é um réptil de aparência, a princípio, assustadora e que lembraos gigantescos animais jurássicos.
Mas esta sensação logo desaparece e quando menos se espera esta exótica amiga de temperamento calmo e dócil pode se tornar uma boa companhia.

Por ter facilidade de adaptação e integração com o homem, se tornou o primeiro réptil doméstico. Seu tamanho pode chegar a dois metros, porém 2/3 correspondem à cauda.

De hábitos diurnos, a iguana se alimenta preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta torna-se praticamente vegetariana consumindo brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa, entre outras. A alimentação deve ser administrada duas vezes por dia.
No inverno devido à baixa do metabolismo é possível o animal diminuir a quantidade de alimento ou até passar algum tempo sem comer nada.

A iguana requer uma série de cuidados por se tratar de uma espécie delicada e de manutenção difícil. Como é um animal de grandes dimensões, o terrário deve ser amplo, alto e com excesso de troncos e galhos.
Este réptil precisa se exercitar para não ficar obeso. Necessita também tomar banho de raios ultravioleta.
A iguana como todos os répteis é um animal de sangue frio, não tendo assim um método próprio para manter a temperatura de seu corpo. Na natureza o sol é sua principal fonte de calor, no cativeiro a temperatura do ambiente deve ser em torno dos 30º no período diurno e 23º no período noturno.
Caso a temperatura não siga estes padrões, o animal ficará inerte podendo até hibernar e neste estado há uma baixa no metabolismo diminuindo ou até cessando suas funções fisiológicas que são mantidas com as reservas energéticas que foram acumuladas durante o período quente. Outro fator importante é a umidade do ar que deve girar em torno dos 70 a 80 %, pois a baixa umidade pode causar ressecamento da pele.

Como qualquer outro animal o iguana requer uma higiene constante. Com um pano úmido é possível fazer a higienização do corpo, para evitar arranhões. Não se deve esquecer de cortar as unhas da iguana e evitar o contato com outros animais. As fezes e a urina também devem ser retiradas.

Mesmo sendo pacifica, a iguana quando se sente ameaçada revida com mordidas e chibatadas com o rabo.O macho como forma de mostrar que é dono daquele “pedaço”, levanta a cabeça deixando a mostra sua papada do pescoço.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Órfão, macaquinho 'brasileiro' Diego é criado em zoológico na Escócia




O pequeno Diego, de apenas três meses de idade, foi apresentado ao mundo nesta terça-feira (29) por seus tratadores do zoológico de Edimburgo, na Escócia. O bebê, nascido em 26 de abril, recebe cuidados especiais - que incluem alimentação sete vezes ao dia - porque sua mãe, Molly, morreu.

Diego foi batizado para lembrar sua origem latino-americana. O filhote é da espécie Alouatta caraya, típica das Américas do Sul e Central, conhecida no Brasil como "bugio" ou "guariba". O animal, hoje ameaçado de extinção, é o mesmo que assustou os colonizadores europeus quando chegaram por aqui em 1500. Seus uivos na floresta fizeram os portugueses acreditar que estavam lidando com assombrações.

Fonte: G1

Esperança renasce para ursos nas Astúrias


Quando se temia pela sua sobrevivência e já poucos esperavam que os ursos pardos das Astúrias nunca iriam sozinhos ter a capacidade de recuperar as suas populações, as notícias não podiam ser melhores. Desde que, em 2004, uma fêmea deu à luz e as suas crias conseguiram sobreviver, esta pequena comunidade tem sido monitorizada em permanência.

Até agora, pouco mais tinha acontecido, mas este ano há pelo menos duas fêmeas prenhas, o que pode inverter a tendência de desaparecimento da espécie nesta zona particular de Espanha, o Vale dos Ursos.

Estima-se que neste momento existam cerca de 130 destes animais a viver em liberdade em duas comunidades distintas na Cordilheira Cantábrica, a Ocidental e a Oriental, a primeira de maior dimensão, com cerca de 100 animais, e a segunda onde se encontram os restantes.

Maior cativeiro de leões albinos tem seis filhotes


Nesta terça-feira, seis filhotes de leão albino nascidos recentemente de duas mães diferentes, foram apresentados ao público no West Midlands Safari Park, na cidade de Bewdley, Inglaterra.

Segundo a agência EFE, os dois primeiros filhotes a nascer, os machos chamados Star e Haze, nasceram no dia seis de abril de uma leoa chamada Natasha. Os outros quatro, três machos e uma fêmea, são filhos da leoa Maryn.

Os seis filhotes brincaram juntos por longo período às vistas do público do Zôo.
Os primeiros quatro leões albinos do zoológico chagaram no ano de 2004.

Fonte: Terra

Cardinal: sua beleza chama atenção

Muito popular e bastante procurado por quem tem aquário, o Tetra Cardinal tem a sua fama em função da beleza. Confundidos com outras raças como o Neon que dificilmente é vendido em lojas, o Cardinal também possui uma faixa que "brilha".

A confusão com outras raças deve-se a sua coloração chamativa e por isso, também são chamados de Neon. Porém, é essa mesma faixa que diferencia esses peixes das outras raças com distinções no tamanho e forma das faixas.

São animais que gostam de viver em cardumes e não devem ser deixados em um aquário sem pelo menos ter a companhia de mais cinco ou seis peixes da mesma raça.

Também são muito resistentes e fáceis de criar, mas a sua reprodução em cativeiro é um pouco difícil. Com isso, quase todos os animais são retirados da Bacia Amazônica, local de sua origem.

Esse peixe mede no máximo 5 centímetros e tem um comportamento dócil, bem pacífico, que se dá bem com outras raça.

Boi precisa da ajuda de pássaro para se limpar

O boi quando se sente incomodado por algum bicho ou inseto que pousa em suas costas precisa usar o seu rabo para se livrar deles. Mas não consegue espantar todos os bichos, mas para essa missão, conta com a ajuda de um pequeno pássaro.

O anu é uma ave comum nos campos e se alimenta de insetos e pequenos parasitas, ajudando na limpeza dos bois. O pássaro pousa em suas costas e come todos os bichinhos que o incomodam, mas que para ele são ótimas refeições.

Conhecido também por anu preto, o pássaro mantém uma relação parasitária com o boi, que nesse caso, de acordo com cientistas, é uma relação positiva que beneficia ambas as partes.

Nesse exemplo de parasitismo, existe a protocooperação, já que na relação os dois animais não dependem um do outro para viver, porém, a união dos dois bichos melhora a qualidade de vida deles.

Cor do flamingo vem da alimentação

O flamingo é uma bela ave e suas penas chamam bastante atenção em função de sua coloração. Suas plumas são em tons rosados e vermelhos em função de sua alimentação.
Essa ave costuma se alimentar de pequenos crustáceos, plâncton, insetos e moluscos.

A sua cor é explicada por essa alimentação que é rica em carotenóides, substância que proporciona essa coloração.

Para procurar seus alimentos, os flamingos buscam locais com pouca profundidade nas águas.

Para comer, seu bico é adaptado para retirar a água que suas presas têm. Com isso, filtra apenas o que deseja comer.

Cachorro gigante de R$ 8 mil é principal atração de evento em São Paulo

Um cachorro que, em cima de duas patas, chega a medir dois metros é a principal atração de uma feira de animais em um shopping da Zona Sul de São Paulo. O nome dele é Dustin, um Wolfhound Irlandês, raça conhecida como a dos maiores cachorros do mundo. Dustin tem apenas um ano, mas é maior que um pônei e já pesa 80 kg, peso médio de um adulto dessa raça. “Ele é um cachorro dócil ao extremo, muito carinhoso e que adora crianças”, descreve a criadora da raça, Rosana Madjarof.


Os Wolfhound Irlandês são conhecidos pelo seu temperamento calmo e pela forte ligação que têm ao dono, mostrando-se extramente devotados e obedientes. Mas para ter um mascote da raça passeando pelo quintal é preciso preparar o bolso, pois um filhote do animal não sai por menos de R$ 8 mil.
A despesa não pára por aí. Segundo Rosana, manter um Wolfhound Irlandês pode custar, por mês, até R$ 300, entre alimentação e acompanhamento médico. Por crescer muito e até os 2 anos, conta a criadora, o animal chega a tomar 12 litros de leite por dia. E nem pensar em criá-lo em apartamento. Cães da raça precisam de espaço, como um quintal amplo, para se desenvolver com saúde.Segundo Rosana, a raça ainda têm outra peculiaridade: quando o animal se sente cansado ou está estressado, costuma se afastar das pessoas. “Ele sente que pode ser uma ameaça e procura um local longe de tumulto”, descreve a criadora.


Quando treinado para o ataque, o Wolfhound Irlandês pode ser mesmo uma ameaça, pois o cachorro consegue ser mais forte que um Rottweiler ou um Pit Bull.

Origem na caça
Acredita-se que o Wolfhound Irlandês já existia na Idade Média, época em que foi bastante usado para caçar alces e javalis. A raça também virou caçadora de lobos, mas, hoje em dia, o animal em nada lembra os seus ancestrais. “Ele virou um cão de cria e um excelente cão de guarda”, afirma Rosana, que lida com a raça desde 1979.

Se engana quem pensa que, devido ao tamanho, os filhotes do wolfhound irlandês já nascem maiores que a média. “Eles são do mesmo tamanho de um filhote de cachorro de grande porte, como o pastor alemão, mas praticamente dobram de tamanho com uma semana de vida”, conta Rosana, que, além de sete adultos, tem cinco filhotes do wolfhound irlandês no canil.
Fonte: G1

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Coelho, um roedor simpático e fofinho

Os coelhos são bichos mansos e muito graciosos.
Você pode criá-los ou apenas ter um, como animal de estimação. É o animal ideal para quem ainda não tem um bichinho de estimação por receio de ter muito trabalho com os cuidados. Os coelhos são animais que não têm cheiro e nem precisam tomar banho e isso faz aumentar ainda mais o número de pessoas que querem um animalzinho desse dentro de casa, mas o que se sabe é que só perdem para os hamsters.
No nosso país ainda não tem pesquisas que mostrem o número que tem desse mamífero roedor como animal de estimação, mas nos Estados Unidos 40% da população tem um coelhinho.


O perfil

É um animal cheio de pêlos macios, olhar meigo e com nariz que mexe de um lado para o outro. O pêlo varia conforme a raça. Podem ser liso e curto, bem peludo com pêlos mais longos e até com o pêlo maio enrolado.
A aparência dele é cativante e por ter um preço bastante acessível, as pessoas acabam não resistindo em levar um exemplar para casa. Além domais, ele precisa de pouca manutenção e as acomodações não precisam ser espaçosas o que acaba sendo ideal para quem mora em apartamentos, até porque não é nada barulhento.
O temperamento é calmo, sociável, sempre disposto a brincadeiras.

Para quem quer criar

Quem quiser criar, pode primeiramente se especializar em alguma raça ou até em várias raças diferentes para poder fazer acasalamentos que gerem filhotes cada vez mais bonitos.
No Brasil, a criação ainda destina-se ao ramo principal da carne do coelho e da pele, que começou a crescer nos anos de 60 e 70, mas isso está se tornando cada mais escasso à medida que as campanhas ecológicas estejam sempre presentes e que as pessoas prefiram tê-lo como animais de estimação e aproveitar esses bichinhos lindos para apresentação em exposições.
A pele do coelho também está ficando desinteressante para quem as comercializavam, pois importar a pele sai mais barato do que abater um coelho para obtê-la.
Os coelhos podem ficar em gaiolas que devem ser sempre limpas e devem ser soltos em algumas horas do dia, para se exercitarem e brincarem pela casa.

Alimentação: ração peletizada, específica para Coelhos. Oferecer diariamente folhas de alguns dos seguintes vegetais: beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor. O alface não é recomendado, pois pode causar diarréia.

Como devem ser as Instalações: gaiola de 80 cm (comp.) x 50 cm (larg.) x 35 cm (alt.) para abrigar até dois exemplares de Coelhos pequenos ou médios ou apenas um gigante. Prefira as gaiolas de metal, pois são mais fáceis de limpar e menos sujeitas à proliferação de ácaros. O ideal são modelos que possuam grade como piso e bandeja abaixo. Assim, evita-se o contato do Coelho com seus próprios dejetos. Forre a bandeja com jornal.

Local: arejado, mas sem correntes de ar, umidade ou incidência direta do sol.

Acessórios: comedouros e bebedouro de cerâmica.

Higiene: diariamente - lavar o bebedouro em água corrente e trocar o jornal da bandeja. Semanalmente: lavar os comedouros em água corrente (seque-os bem).
Quinzenalmente - desinfetar as hastes da gaiola, assim como o seu piso e badeja.
Pode-se usar produtos específicos para essa finalidade, que são achados em pet shops, ou água sanitária.

Cuidados especiais

1) Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá.
2) Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo, e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia.
3) Caso, em alguns momentos do dia, o Coelho seja solto dentro de casa ou no jardim, fique atento para que não roa objetos ou plantas.
4) Não carregue o Coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.

Reprodução: o recomendado é que o macho só comece a reproduzir a partir dos cinco meses de idade e a fêmea a partir dos quatro.
Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera. Reúna macho e fêmea em uma mesma gaiola. Eles devem acasalar quase instantaneamente. Mas, por garantia, deixe-os juntos por dois dias e, depois, separe-os.
Ela dará a cria em cerca de 30 dias. Alguns dias antes de os filhotes nascerem, coloque na gaiola um ninho de madeira de 30 cm (compr.) x 40 cm (larg.) x 30 cm (alt.), com abertura de entrada de 15 cm de diâmetro.

Forre-o com maravalha, ou palha, ou feno macio. Não use serragem em pó nem em fita, pois pode causar conjuntivite e problemas respiratórios.
Nascem, em média, sete filhotes. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los.
Quando estiverem com 30 dias de idade, retire o ninho.
Aos 40 dias de vida, já estarão desmamados e podem ser separados da mãe. Ela também já estará pronta para uma nova gestação.

Os bebês de tigre siberiano

Os três novos filhotinhos de tigre siberiano do Zoológico de Amneville, no leste da França, fizeram sua primeira aparição para as câmeras nesta sexta-feira (25), com apenas quatro dias de idade. Em homenagem à raça - a de maior porte entre os tigres - eles receberam nomes russos: Yvan, Nikita e Amur (região da Sibéria onde vivem esses animais).



Exercitando seu gato!!!

Basicamente ao exercitar os gatos o objetivo é fazer com que eles comecem a se movimentar principalmente para estimular seu instinto da caça. O uso de brinquedos é freqüentemente bem sucedido, particularmente os tipos "vara de pesca" bem como pequenos brinquedos que podem ser atirados para os gatos pegarem como bolas de pingue pongue.
Nessa mesma linha, alguns brinquedos muito simples e baratos envolvem objetos do dia-a-dia que os gatos podem rasgar e interagir como por exemplo rolos e bolas de papel.
Também é possível usar comida como estímulo para movimentá-los, desde que a comida utilizada seja da porção diária de ração.
Não podemos adicionar comida extra para gatos que precisam manter o peso. Quanto mais demorar a brincadeira, será mais difícil lhe dar comandos pois a maioria dos gatos parará de brincar uma vez que estão cansados e aborrecidos.
Algumas sugestões de exercício:

Estímulo através da alimentação
- Em uma pet (pequena ou grande), coloque uma porção de ração da manhã ou tarde, deixando a garrafa destampada ou fazendo um furo na lateral de modo que permita que a ração caia.
- Coloque a ração em sacos de papel marrom (sacos de pão) e enrole frouxamente a extremidade fechada. (ou feche frouxamente a extremidade).
- Coloque ração dentro de uma pequena bolinha.
- Esconda comida em um rolo de papel toalha.
- Espalhe alimento seco por todo quarto.
- Suspenda um copo do yogurt contendo ração em vários lugares da sala.
- Coloque o alimento em uma bandeja coberta com uma tampa plástica com furos.
- Coloque o alimento em uma panela ou cubra-o com tiras de papel).
- Coloque o alimento entre dois pratos de papel ou plástico com pequenos furos em um deles.
- Coloque o alimento entre dois copos encaixáveis com pequenos furos em um ou em ambos os copos.
- Coloque o alimento embaixo do cesto de roupas.
- Esconda comida em pedaços de papel amassados.
- Divida a comida em vários bowls (potinhos) e espelhe-os por toda a sala.
- Use pedaços de papelão com furos em lugares alternados e preencha com alimento.

Opções de brincadeiras motivadas com alimento
- Jogue uma ou duas porções de comida para cada gato (caso tenha mais de um) para motivá-los à buscá-lo depois.
- Coloque alimento em alguns dos brinquedos e induza o gato a escalar, pular e/ou correr para recuperar a comida.
- Esconda porções de alimento seco e incentive o gato a procurá-los.
- Incentive o gato a ficar em suas patas traseiras para alcançar o alimento seco com as patas dianteiras.- Jogue de uma rampa ou prancha, uma porção de comida e incentive seu gato a correr por ela.
- Atraia o gato para os brinquedos, incentive-o a usá-los e então o recompense com comida (de sua porção diária).
- Esconda uma porção de comida debaixo de um cobertor e incentive o gato a procurá-la.

Opções de brinquedos
- Caixa ou caixas de papelão.
- Sacos de papel (padaria).
- Rolos de tecidos.
- Quadro ou colunas para arranhar.
- Rampa/escadas.
- Sacos de papel marrom (sacos de pão).
- Caixa de madeira lisa com aberturas.
- Tubos de papelão.


Relembrando!!!

JÁ POSTEI, MAS PRA RELEMBRAR, AÍ VAI!


A Paraíso Pet Shop convida você e seu pet amigo para participarem da 3ª Cãominhada que será realizada no dia 17 de agosto ( Domingo ), a partir das 9:00 hs.
Estaremos no evento com uma estrutura e uma equipe prontas para recebê-los! No local teremos serviços de estética canina, venda de acessórios, rações, focinheiras ( que serão de uso obrigatório para cães de porte grande ), parasiticidas e muito mais para garantir a alegria e a segurança de seu cãozinho.
No local haverá sorteio de brindes, e atrações como agility.
Para participar é só preencher e enviar a ficha de inscrição anexa para o e-mail
paraisopetshop@terra.com.br ou ligar para (47) 3328-4700.
Será um grande evento e contamos com sua participação.

CÃOMINHADA – FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome do Animal:
Proprietário:
Endereço:
Telefone:
E-mail:




domingo, 27 de julho de 2008

E pra fechar o dia com chave de ouro...


"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura."

(Richard Gere)

P.S.: eu sei que esse é um blog sobre animais, mas... não pude evitar! rsrs

Aquecimento global põe urso polar em risco de extinção

Os Estados Unidos classificaram o urso polar do Alasca como uma espécie que corre perigo de extinção e que requer uma proteção especial, anunciou o secretário para os assuntos internos encarregado dos parques nacionais, Dirk Kempthorne.
O anúncio foi feito depois que a Justiça do país estabeleceu um prazo para que o governo tomasse uma decisão sobre a colocação do urso polar sob proteção de um programa do governo do país.

"Hoje, classifico o urso polar como uma espécie ameaçada, em virtude da lei sobre as espécies ameaçadas", declarou Kempthorne durante uma entrevista coletiva.
Esta decisão se baseia principalmente "no importante desaparecimento, nas últimas décadas, do gelo polar, crucial para a sobrevivência deste animal", explicou.
Além disso, modelos feitos por computador indicam que "o gelo ártico vai provavelmente continuar derretendo no futuro", acrescentou.

Para tomar a decisão, o órgão se baseou em estudos feitos por seus próprios cientistas que constataram que a diminuição do gelo no Oceano Ártico na região do Alasca e do Canadá poderiam resultar no desaparecimento de dois terços dos ursos polares em cerca de meio século, segundo fontes do governo.

Cuidados com as Futuras Mamães

Vamos falar um pouco sobre os cuidados que, assim como a mulher, cadelas e gatas gestantes necessitam para ter uma “boa hora”.
As futuras mamães nesta fase da vida costumam estar mais sensíveis e sendo assim, precisam de cuidados especiais, carinho e dedicação extra. Só pra começar, o proprietário deve estar consciente da sua responsabilidade. O ideal é que a gravidez seja planejada. O ideal é que ocorra a gestação após o 3° cio da cadela e quanto a gata, é melhor que a 1ª gestação ocorra após 1 ano de idade, pois já está na fase adulta. Desde a escolha do macho até o momento do parto, o proprietário deve monitorar e dar total assistência ao seu pet.


Após a cruza, a cadelinha ou gatinha deve ser levada para acompanhamento com o veterinário de confiança. Isso mesmo: pré-natal. Também deve-se estar atento a mudanças de comportamento como animais que aumentam a ingestão de alimentos e dormem mais que o costume. De modo geral as gestantes ficam mais calmas e sonolentas. Além disso o corpo da fêmea muda, aumentando volume do abdômen e das mamas. A temperatura também pode variar.

O proprietário deve ficar atento, sobretudo quanto à alimentação da futura mãezinha. Tanto cadelas quanto gatas necessitam de maior quantidade de proteínas e carboidratos. O que se costuma fazer é alimentar a gestante com ração de filhotes, pois nela tem todos os nutrientes necessários.


Bem, a gestação dura em media 60 dias, tanto para gatas quanto cadelas. Durante esse período é possível acompanhar o desenvolvimento dos fetos através da ultra-sonografia (US), que pode ser realizada já na metade da gravidez. A US é importante para verificar os batimentos cardíacos dos fetos. Este exame pode ser feito ainda umas três vezes antes do parto (no terço final da gestação), principalmente porque assim será possível avaliar a vitalidade dos fetos e ter uma idéia aproximada do dia do parto.


Atenção! Na véspera do parto, a cadela (e a gata também) passa ter outro comportamento, comendo pouco, bebendo menos água, fica agitada e procura logo algum lugar para fazer o ninho e aguardar a grande dia. O importante é o dono não se desesperar durante o parto (também não arranque os cabelos se o “ninho” escolhido for seu sofá ou cama).
A maioria das cadelas e gatas tem parto normal, geralmente não precisam de ajuda, embora seja muito conveniente que o proprietário esteja por perto, acompanhando, para qualquer eventualidade.

Após o parto, estando a fêmea devidamente vacinada e vermifugada, basta garantir que os filhotes estejam se amamentando bem, principalmente se mamaram o colostro, 1º leite, importante para conferir boa imunidade e desenvolvimento saudável .
E lembre-se: cuidados com a futura mamãe. Tratá-la com carinho, amor e respeito, sempre!

Intriga animal

De duas, uma: ou a aproximação dos bichos com os homens está contaminando o comportamento deles, ou nós, humanos, herdamos certos atributos de caráter de nossos ancestrais mais primitivos. As formigas por exemplo, que sempre foram associadas a bichos trabalhadores, organizados, cooperantes e que convivem socialmente em harmonia, segundo estudos, jogam sujo para se promover no mercado competitivo.

Toda comunidade de formigas está centralizada na figura de uma rainha, responsável pela procriação. As demais agem como operárias para alimentá-la e fecundá-la. Até concluírem esse estudo, acreditava-se que todas as formigas filhotes teriam chance de se transformar em rainhas, mas que a colônia escolhia apenas uma para sucessora e a preparava com uma alimentação especial.
Os cientistas descobriram que, na verdade, o "sangue azul" é privilégio apenas de alguns filhotes.Quando os pais instintivamente percebem o potencial do filhote, passam a alimentá-lo de forma especial, sem "contar" aos demais da particularidade, por medo de que o plano seja interrompido pela morte. Quando já estão bem nutridos, saem para procriar e se tornam rainhas de novas colônias. Traição, corrupção, uma verdadeira rede de intrigas.
Fonte: JSC

Pássaros livres das gaiolas

Quinze aves nativas disseram adeus ao cativeiro. Entre as espécies estão sabiás, canários, pintassilgos, tangarás, tico-ticos, trinca-ferros.
O cenário foi o Parque Ambiental dos Sabiás, também conhecido como Horto Florestal, em São José. Os pássaros foram apreendidos um dia antes em gaiolas de um morador da comunidade Fazenda Santo Antônio.

O cativeiro funcionava em uma antiga empresa de produtos químicos.Foram localizados pela Polícia Ambiental Municipal 19 animais. Quatro estavam anilhadas (com anel que mostra terem nascido em cativeiro) e com provável identificação no Ibama. O dono recebeu prazo de 60 dias para provar se o registro é legal.

Não houve prisão por causa de decreto que entrou em vigor dois dias antes, que permite ao responsável "entregar" de forma espontânea as espécies apreendidas. Quem fizer isso fica livre da prisão e deixa de responder por crime inafiançável, mas responderá a processo administrativo. Dois dias antes, a multa seria de R$ 500 por ave.

Projeto Peixe-Boi



Roliço, grande, pesado, com jeito de peixe e se alimentando de capim. Afinal, que bicho é esse? É o peixe-boi. Apesar da cara de poucos amigos, ele é um animal bastante dócil que se alimenta apenas de vegetais (é um herbívoro). Habita os rios, estuários e o mar nas regiões intertropicais. No Brasil, existem duas espécies: o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico. Sobretudo por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.

O Projeto Peixe-Boi IBAMA/FMM foi formado para reverter o processo de extinção do peixe-boi marinho.

O Projeto Peixe-Boi, com a unidade móvel "Iguarakue" fez um extenso levantamento na costa brasileira, através de entrevistas direcionadas às populações ribeirinhas, definindo as principais áreas de ocorrência desse mamífero aquático, recomendando a criação de Áreas de Proteção Ambiental e a implementação de Bases Executoras Regionais.

Para cumprir sua função, o Projeto Peixe-Boi resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia. Existem exemplos vitoriosos de animais que passaram por este processo, foram reintroduzidos e hoje são monitorados diariamente pela equipe técnica do Projeto através da rádio-telemetria .