domingo, 27 de julho de 2008

Cuidados com as Futuras Mamães

Vamos falar um pouco sobre os cuidados que, assim como a mulher, cadelas e gatas gestantes necessitam para ter uma “boa hora”.
As futuras mamães nesta fase da vida costumam estar mais sensíveis e sendo assim, precisam de cuidados especiais, carinho e dedicação extra. Só pra começar, o proprietário deve estar consciente da sua responsabilidade. O ideal é que a gravidez seja planejada. O ideal é que ocorra a gestação após o 3° cio da cadela e quanto a gata, é melhor que a 1ª gestação ocorra após 1 ano de idade, pois já está na fase adulta. Desde a escolha do macho até o momento do parto, o proprietário deve monitorar e dar total assistência ao seu pet.


Após a cruza, a cadelinha ou gatinha deve ser levada para acompanhamento com o veterinário de confiança. Isso mesmo: pré-natal. Também deve-se estar atento a mudanças de comportamento como animais que aumentam a ingestão de alimentos e dormem mais que o costume. De modo geral as gestantes ficam mais calmas e sonolentas. Além disso o corpo da fêmea muda, aumentando volume do abdômen e das mamas. A temperatura também pode variar.

O proprietário deve ficar atento, sobretudo quanto à alimentação da futura mãezinha. Tanto cadelas quanto gatas necessitam de maior quantidade de proteínas e carboidratos. O que se costuma fazer é alimentar a gestante com ração de filhotes, pois nela tem todos os nutrientes necessários.


Bem, a gestação dura em media 60 dias, tanto para gatas quanto cadelas. Durante esse período é possível acompanhar o desenvolvimento dos fetos através da ultra-sonografia (US), que pode ser realizada já na metade da gravidez. A US é importante para verificar os batimentos cardíacos dos fetos. Este exame pode ser feito ainda umas três vezes antes do parto (no terço final da gestação), principalmente porque assim será possível avaliar a vitalidade dos fetos e ter uma idéia aproximada do dia do parto.


Atenção! Na véspera do parto, a cadela (e a gata também) passa ter outro comportamento, comendo pouco, bebendo menos água, fica agitada e procura logo algum lugar para fazer o ninho e aguardar a grande dia. O importante é o dono não se desesperar durante o parto (também não arranque os cabelos se o “ninho” escolhido for seu sofá ou cama).
A maioria das cadelas e gatas tem parto normal, geralmente não precisam de ajuda, embora seja muito conveniente que o proprietário esteja por perto, acompanhando, para qualquer eventualidade.

Após o parto, estando a fêmea devidamente vacinada e vermifugada, basta garantir que os filhotes estejam se amamentando bem, principalmente se mamaram o colostro, 1º leite, importante para conferir boa imunidade e desenvolvimento saudável .
E lembre-se: cuidados com a futura mamãe. Tratá-la com carinho, amor e respeito, sempre!

Um comentário:

rosachiclt disse...

nosssssssssssssssaaaaaaaaaaaaa
tadinha da cadela
huhuhuhhu
afffffffffffffff