quinta-feira, 16 de abril de 2009

Abandonado pela mãe, canguru é tratado em zôo

Um bebê canguru é tratado por veterinários no zoológico de Belgrado, na Sérvia. A mãe fugiu depois de se assustar com um pássaro e o filhote caiu para fora da bolsa chamada de marsúpio e onde o animal completa o seu desenvolvimento. O animal, que recebeu o nome de Tijana, deve ficar em uma incubadora onde a temperatura média é de 35 graus Celsius.
A gestação do canguru demora de 30 a 40 dias, dando à luz apenas um filhote de cada vez. Os animais nascem imaturos. O seu desenvolvimento é no interior de uma bolsa na barriga da sua mãe. Ali, o filhote mama e protege-se.
Tijana também é alimentada a cada duas horas com leite especial que veio dos Estados Unidos e da Alemanha. Outros lotes de leite também são esperados a partir da embaixada australiana na Sérvia. Os veterinários também confeccionaram um saco que simula a bolsa presente apenas nas fêmeas.
Canguru é o nome genérico dado a um mamífero marsupial pertencente a quatro espécies do gênero Macropus da família Macropodidae. As características incluem patas traseiras muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (o marsúpio). O canguru é o animal símbolo da Austrália.
Fonte: Terra

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Participe!

Acesse: www.greenpeace.org.br e assine a petição para salvar o clima!!
Participe!

Relembrando...


Frase do dia!


V SEMINÁRIO CATARINENSE DE CONTROLE DE ZOONOSES, EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA E BEM- ESTAR ANIMAL




Criciuma, 06 DE junho de 2009
Teatro Elias Angeloni
Inscrições: R$ 15,00
Com direito a Certificado e CD das palestras
Em seqüência ao ciclo de palestras desenvolvido nos I, II, III e IV Seminários de Itajaí, Blumenau, Florianópolis e Joinville em 2005, 2006, 2007 e 2008, o Instituto Ambiental Ecosul-SC, a APACRI-Assoc. de Proteção aos Animais de Criciúma e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Criciúma com apoio da WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal, promovem o IV Seminário de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Bem- Estar Animal.

Objetivos: Propagar informações, apresentar programas e buscar soluções compartilhadas entre Poder Público, Organizações Não Governamentais e Classe Veterinária, para o controle de zoonoses, posse responsável, prevenção aos maus-tratos e controle da procriação indesejada de animais em Santa Catarina.
Público-Alvo: Membros de Entidades de Defesa Animal, das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Meio Ambiente, das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas, do Ministério Público, da Classe Veterinária, dos Poderes Executivo e Legislativo Estadual/Municipais, estudantes em geral, e demais interessados.
A programação inclui palestras, vídeos e debates sobre a função dos CCZs-Centros de Controle de Zoonoses, controle da procriação indesejada de cães e gatos, prevenção aos maus-tratos e aos ataques de cães agressivos, educação para a propriedade responsável de animais, legislação e projetos humanitários de controle de zoonoses e da população de cães de rua.
Programação:
8h30min - Abertura das inscrições;
9h - Composição da mesa e saudações;
9h30min – “A FAMCRI-Fundação do Meio Ambiente de Criciúma e a Proteção dos Animais” – Dr. Julio Cezar Colombo - Presidente da FAMCRI
9h50min – “Proposições Legislativas voltadas à Proteção Animal”Romanna Remor - Vereadora em Criciúma
10h15min - “O Ministério Público de Santa Catarina e a Defesa dos Direitos dos Animais”- Dr. Luciano Trierweiller Naschenweng - Promotor de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Criciúma
11h - Intervalo para café;
11h30 min. – “Saúde Pública e Bem-estar Animal” - Méd. Vet. Adriana Maria Lopes Vieira – Méd. Veterinária da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária e membro da Comissão de Bem-estar animal do CRMV/SP;
12h15 min. – “Senciência, Bem-estar e Controle Populacional de Animais Urbanos”- Méd. Vet. Carla Maiolino Molento - Professora de Etologia e Bem-estar Animal e Coordenadora do LABEA - Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR - membro da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do CRMV PR;
13h - Intervalo para almoço;
14 h – “Leishmaniose: Problema de Bem-estar Animal e Saúde Pública”-Méd. Vet. Mônica Almeida-Gerente de Programas Veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA Brasil;
14h45 min.- “Tragédias naturais e o socorro aos animais”- Halem Guerra Nery - Coordenador da RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais e Coordenador de Bem-estar Animal do Instituto Ambiental Ecosul.
15h30 min.- ” Controle de Zoonoses » - Mèd. Veterinário Vilson Cardoso - Professor da UNESC
16h 15 min.- Intervalo para café;
16h 45 min.- “As entidades de Proteção aos Animais de Criciúma e a Educação Humanitária na Defesa dos Direitos dos Animais”- Zeta Machado - Presidente da APACRI-Assoc. de Proteção aos Animais de Criciúma;
17h 30 min- “Animais, Seres Sencientes”- Vídeo lançamento da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal
18h 30 min. – Mesa redonda sobre os temas abordados
20h – Encerramento: Atrações: - Exposição “A arte para a Paz”- Conjunto de telas da artista plástica catarinense Norma Martins Tavares, denominado "A via crucis do boi na Quaresma”.- Exposição de material das organizações de bem-estar animal e demais parceiros participantes.
Apoio:
WSPA-Soc. Mundial de Proteção Animal- CRMV-SC – Anclivepa/SC- Agrosul de Blumenau
Contatos:
Halem Nery
Instituto Ambiental Ecosul
Fone: 48-9969.4660
Zeta Machado
APACRI
Fone: 48-9637.5592
E-mail: zettamachado@hotmail.com

ONG pede para donos deixarem de fumar perto dos bichos de estimação

A ONG norte-americana American Legacy Foundation - dedicada à prevenção de novos fumantes e à desistências dos que já fumam - está desafiando donos de bichos de estimação a pararem de fumar durante abril, mês da Prevenção da Crueldade de Animais. Segundo a fundação, um número crescente de pesquisas mostram que não há níveis seguros de exposição à fumaça do cigarro, e isto vale para pessoas e para os bichos. Diz ainda que um novo estudo mostra que cerca de 30% dos bichos moram numa casa com ao menos um fumante. "Fumo passivo não afeta apenas as pessoas", disse o Dr. Cheryl G. Healton, presidente da American Legacy Foundation."A nicotina do fumo passivo pode ter efeitos no sistema nervoso de gatos e cães", disse o Dr. Sharon Gwaltney-Brant, diretor do centro de controle de veneno animal da ONG.
Afirmou ainda que pesquisas já constataram um aumento de certos tipos de cânceres ligados ao sistema respiratório em cães que vivem em casa de fumantes, além de alergias e problemas respiratórios.Uma das pesquisas mencionadas pela ONG é Tobacco Control (Controle de Tabaco, em tradução livre), de fevereiro de 2009. O estudo aponta que 28% dos donos de animais de estimação se mostraram dispostos a abandonar o vício, caso a exposição de seus bichos ao cigarro o colocassem em risco.

A informação, combinada às pesquisas sobre os efeitos do cigarro nos animais, é um sinal positivo para a comunidade que tenta combater o tabaco e as doenças relacionadas a ele.Para proteger os bichos em casa, a fundação recomenda aos fumantes que fumem em ambientes abertos. A American Legacy Foundation tem sede em Washington e mantém uma campanha em seu site voltado para fumantes que querem abandonar o cigarro, em inglês .
Fonte: UOL

Columbofilia

A nuvem de pombos sobrevoa as casas de uma pequena rua no bairro do Jabaquara (zona sul de São Paulo).
Os que olham do chão não conseguem perceber, mas aquelas aves que fazem belas coreografias ritmadas no céu são, na verdade, pombos-correio. Alguns são campeões brasileiros e paulistas, capazes de voar a uma velocidade de até 120 km/h (mais do que o permitido a automóveis em grande parte das rodovias brasileiras).
A velocidade foi adquirida por meio de muito treino, orquestrado diariamente pelo aposentado Félix Ângelo Buonafine, 76, um columbófilo (criador de pombos-correio) há 46 anos. No quintal de sua casa, ele possui 120.

Os pombos-correio são treinados para competições, que acontecem todos os anos em todas as partes do Brasil. Como essas aves têm a habilidade instintiva de retornar para casa, de onde quer que estejam, as provas consistem em soltá-las cada vez mais longe do criadouro e calcular qual faz o trajeto de volta em menos tempo. Na última competição deste ano, em setembro, elas terão que percorrer 1.030 km em um dia.
A columbofilia é um hobby que reúne cada vez menos praticantes em São Paulo. Hoje, existem cerca de 80 criadores de pombos-correio na cidade, segundo o aposentado Buonafine, que faz parte da diretoria da Federação Paulista de Columbofilia. Quando ele começou a coleção, em 1963, eram 200.
No Estado, hoje são 500, diz. E, no país, 3.000 estima a Federação Columbófila Brasileira.
Para o columbófilo do Jabaquara, o principal motivo para o desinteresse de novos praticantes é a falta de espaço na cidade: o pombal dele, por exemplo, ocupa uma área de 12 metros quadrados, um luxo para a maioria dos paulistanos, que vivem em apartamentos.

Para que a boa performance das aves seja garantida, elas recebem uma alimentação adequada: uma mistura de milho, sorgo, cevada e feijão. O ambiente em que elas vivem também tem que ser limpo diariamente e, uma vez por semana, o pombal é pulverizado com uma solução desinfetante. Como as aves podem ter contato com pombos de vida livre, durante as provas e os treinos, os cuidados ajudam a evitar que elas proliferem eventuais doenças.
Uma vez por dia, os pombos-correio são soltos para um voo pela vizinhança, o que funciona como treino. Um mês antes das competições, os treinos se intensificam, conta o também columbófilo Brasílio Marcandoro Neto, 58, que tem 95 pombos. As aves passam a ser soltas cada vez mais longe de casa, fazendo trajetos semanais de até 70 km.

Campeonato começará em maio

O sexto Campeonato Paulista de Columbofilia começará em 23 de maio. Os pombos-correio da cidade partirão em um caminhão do parque da Água Branca (zona oeste) para Rio Claro (173 km de SP).
As aves terão que retornar voando para seus pombais --o pombo-correio tem a habilidade instintiva de voltar, de onde quer que esteja, para o local onde foi criado. Antes das provas, cada pombo recebe em sua pata uma fita numerada. Cada criador recebe um relógio lacrado pela federação.
Quando a ave retorna, o criador insere a fita no relógio, e o equipamento registra a hora da chegada.
Fonte: UOL

Curiosos!!!!

Todo mundo sabe que gatos são curiosos: entram em armários, guarda-roupas, geladeira e até dentro da máquina de lavar!! Mas duvido que alguém já tenha visto algum felino entrar em potes onde se guardam alimentos, aqueles vidros grandes usados para colocar arroz, feijão e macarrão.
Para quem duvida, o blog Bubble provou que até dentro desses recipientes os gatos conseguem se enfiar. E o protagonista da foto não está sozinho, são dois gatos!
Confira nas imagens abaixo.
Atenção: não é recomendável fazer o mesmo em casa.


Golfinhos impedem ataque pirata

Os ataques de piratas na costa da Somália estão colocando em risco até a fauna marinha. Na última segunda-feira, um grupo com milhares de golfinhos ficou na linha de tiro entre os piratas e a Marinha chinesa, que escoltava navios comerciais pelo Golfo de Áden.

Segundo a agência oficial de notícias da China, a Xinhua, os golfinhos surgiram instantes depois da aparição de cinco pequenos barcos de pesca usados por piratas. A quantidade de golfinhos era tão grande que os supostos piratas pararam de avançar e retornaram em direção à costa da Somália.
Desde dezembro, a Marinha da China tem escoltado os navios do país, depois que, entre janeiro e novembro de 2008, sete navios chineses, ou com carga e tripulação do país, foram sequestrados.
Confira nas fotos o surgimento dos golfinhos e a reação dos supostos piratas:
Fonte: Época