A ONG norte-americana American Legacy Foundation - dedicada à prevenção de novos fumantes e à desistências dos que já fumam - está desafiando donos de bichos de estimação a pararem de fumar durante abril, mês da Prevenção da Crueldade de Animais. Segundo a fundação, um número crescente de pesquisas mostram que não há níveis seguros de exposição à fumaça do cigarro, e isto vale para pessoas e para os bichos. Diz ainda que um novo estudo mostra que cerca de 30% dos bichos moram numa casa com ao menos um fumante. "Fumo passivo não afeta apenas as pessoas", disse o Dr. Cheryl G. Healton, presidente da American Legacy Foundation."A nicotina do fumo passivo pode ter efeitos no sistema nervoso de gatos e cães", disse o Dr. Sharon Gwaltney-Brant, diretor do centro de controle de veneno animal da ONG.
Afirmou ainda que pesquisas já constataram um aumento de certos tipos de cânceres ligados ao sistema respiratório em cães que vivem em casa de fumantes, além de alergias e problemas respiratórios.Uma das pesquisas mencionadas pela ONG é Tobacco Control (Controle de Tabaco, em tradução livre), de fevereiro de 2009. O estudo aponta que 28% dos donos de animais de estimação se mostraram dispostos a abandonar o vício, caso a exposição de seus bichos ao cigarro o colocassem em risco.
A informação, combinada às pesquisas sobre os efeitos do cigarro nos animais, é um sinal positivo para a comunidade que tenta combater o tabaco e as doenças relacionadas a ele.Para proteger os bichos em casa, a fundação recomenda aos fumantes que fumem em ambientes abertos. A American Legacy Foundation tem sede em Washington e mantém uma campanha em seu site voltado para fumantes que querem abandonar o cigarro, em inglês .
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário