quinta-feira, 21 de agosto de 2008

'Ditadura da estética' castiga cães com pedigree


Da BBC Brasil

Na Grã-Bretanha, cães de raça pura, os chamados cães de pedigree, estão sofrendo de doenças genéticas em conseqüência de anos de cruzamentos, mostrou um documentário da BBC exibido na terça-feira.
Segundo o programa Pedigree Dogs Exposed ('Cães de pedigree expostos', na tradução livre), as doenças refletem a cultura de priorizar a aparência dos animais usados em shows em detrimento da sua saúde.

O documentário exibiu cavaliers King Charles Spaniel com cérebros maiores que os crânios, boxers portadores de epilepsia e uma fêmea buldogue que não podia dar à luz sem assistência.
Mesmo com saúde debilitada, os cães são autorizados a participar de competições. Além disso, o Kennel Club do país aceita registrar animais nascidos de cruzamentos entre mãe e filho ou irmãos e irmãs.
A prática é comum como forma de manter o padrão estético apreciado como "puro" no meio.
Três em cada quatro dos 7 milhões de cães que vivem na Grã-Bretanha têm pedigree, gerando para seus donos um custo anual de cerca de R$ 31 milhões só com veterinário.

Preço terrível
Uma pesquisa recente realizada pelo Imperial College de Londres mostrou que os cruzamentos entre cães com parentesco próximos são tão comuns em pugs que os cerca de 10 mil animais registrados na Grã-Bretanha vêm de uma linhagem de apenas 50 indivíduos distintos.
"As pessoas estão realizando cruzamentos que seriam, em primeiro lugar, totalmente ilegais em seres humanos", disse o professor de genética do University College of London Steve Jones.

"Isto é absolutamente insano do ponto de vista da saúde dos animais. Algumas raças estão pagando um preço terrível em termos de doenças genéticas."
Entrevistado pelo programa, o veterinário Mark Evans, da organização pelos direitos dos animais RSPCA, culpou o sistema de registro e as regras de aparência que determinam a lógica no mundo canino.
"O bem-estar e a qualidade de vida de muitos cães de pedigree estão seriamente comprometidos pelas práticas estabelecidas em função da aparência, guiadas primariamente pelas regras e requerimentos do registro e das competições", afirmou.

Entretanto, uma porta-voz do Kennel Club britânico disse que a entidade está trabalhando "incansavelmente" para melhorar a saúde dos cães de raça.
"Qualquer cão pode participar de exposições, cabe ao juiz decidir se ele corresponde aos padrões da raça", disse Caroline Kisko.
"Quando as características se tornam exageradas, ocorrem os problemas de saúde. Isto é algo que o Kennel Club não estimula. Ao contrário, ativamente educa as pessoas através de campanhas, incluindo os juízes, contra esse tipo de prática".

Leopardo-das-neves




A pequena Elba foi apresentada ao público pelos tratadores do Zôo de Rostock, na Alemanha.

O filhote de leopardo-das- neves foi o primeiro da espécie a nascer no zôo.

A espécie dos leopardos-das-neves está sob risco de extinção.

Filhote de Urso Polar brinca em piscina de zôo

O filhote de Urso Polar Sprinter, nascido há nove messes, brinca com sua avó Huggies na piscina do Zoológico de Ouwehands em Rhenen, na Holanda.
Essa foi a primeira vez que Sprinter foi autorizada a nadar fora.
Os ursos-polares são excelentes nadadores e podem percorrer até 80 km sem descanso. Todo o seu corpo é adaptado para melhor desempenho na água e para o frio.
Fonte: Terra

Prazo para justificativa encerra dia 3 de setembro

Os médicos veterinários e zootecnistas que não votaram nas eleições do dia 4 de agosto têm até o dia 3 de setembro para justificar a ausência.

Como proceder:

O profissional que não participou das eleições no dia 4 de agosto deve enviar uma correspondência justificando a ausência para a sede do CRMV-SC até o dia 3 de setembro.
Por falta não devidamente justificada, o profissional faltoso incorrerá em multa eleitoral correspondente a 20% do salário mínimo, como estabelecido pelo parágrafo 2 do artigo 14 da Lei 5.517/68.

Cafeteria para cachorros faz sucesso no México


'Bow Wow' foi aberto há quase dois anos. Refeições caninas incluem biscoito de frango e bolo de fígado de avestruz.




"Motas" faz sua refeição na cafeteria para cachorros na Cidade do México. O local foi aberto há quase dois anos, inspirado em locais similares existentes no Japão, país de origem da dona do Bow Wow. (Foto: AFP)

Tartaruga deficiente ganha rodinhas e encontra novo amor

Arava, de 10 anos de idade, teve paralisia nas patas traseiras.Com implante de rodas, ela passou a andar e atraiu um macho.

A tartaruga Arava, à esquerda, passeia com seu novo amor em zoológico de Jerusalém. Ela teve paralisia nas patas traseiras e ganhou um implante de rodinhas para poder se locomover (Foto: Ronen Zvulun/Reuters)

Arava tem 10 anos de idade e pesa cerca de 25 quilos. Segundo os veterinários, o motivo de sua paralisia nas patas traseiras é desconhecido (Foto: Ronen Zvulun/Reuters)

Bebê pingüim ganha companheiro de pelúcia para suportar saudade da mãe


Com apenas três semanas de vida, um filhote de pingüim precisou ser separado da família para receber cuidados médicos, no zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos.
O procedimento é padrão e o pequeno (batizado de "Kyoto") não corre risco de morte. Ainda assim, para ele não se sentir sozinho, os veterinários arrumaram uma companhia: um pingüim de pelúcia.

Kyoto deve voltar ao convívio da família assim que suas penas nascerem.

Filhote de baleia perdido pode ser sacrificado na Austrália


Autoridades na Austrália revelaram nesta quinta-feira que cogitam sacrificar um filhote de baleia que se perdeu da mãe ao confundi-la com um veleiro ancorado no litoral da Austrália.

Veterinários coletaram amostras de sangue da baleia para tomar uma decisão sobre o sacrifício do animal.
O especialista Bunna Lawrence afirmou que o filhote de baleia está sentindo falta dos adultos e que quer voltar para o oceano.

O animal foi encontrado na segunda-feira quando tentava mamar em um veleiro numa baía ao norte de Sydney.
Nos últimos dias, ativistas conseguiram evitar que o bebê morresse de inanição.
Caso os especialistas considerem o bebê suficientemente forte para ser solto no oceano, ele deve ser rebocado.
Na segunda-feira, a baleia chegou a ser levada para alto-mar na esperança de que reencontrasse a mãe ou um grupo de baleias adultas, mas no dia seguinte, voltou a ser vista perto da costa.
Fonte: G1