quinta-feira, 16 de abril de 2009

Abandonado pela mãe, canguru é tratado em zôo

Um bebê canguru é tratado por veterinários no zoológico de Belgrado, na Sérvia. A mãe fugiu depois de se assustar com um pássaro e o filhote caiu para fora da bolsa chamada de marsúpio e onde o animal completa o seu desenvolvimento. O animal, que recebeu o nome de Tijana, deve ficar em uma incubadora onde a temperatura média é de 35 graus Celsius.
A gestação do canguru demora de 30 a 40 dias, dando à luz apenas um filhote de cada vez. Os animais nascem imaturos. O seu desenvolvimento é no interior de uma bolsa na barriga da sua mãe. Ali, o filhote mama e protege-se.
Tijana também é alimentada a cada duas horas com leite especial que veio dos Estados Unidos e da Alemanha. Outros lotes de leite também são esperados a partir da embaixada australiana na Sérvia. Os veterinários também confeccionaram um saco que simula a bolsa presente apenas nas fêmeas.
Canguru é o nome genérico dado a um mamífero marsupial pertencente a quatro espécies do gênero Macropus da família Macropodidae. As características incluem patas traseiras muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (o marsúpio). O canguru é o animal símbolo da Austrália.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: