terça-feira, 28 de abril de 2009

Rejeição à comida?

"Meu cachorro gosta de sua comida num dia e se recusa a comê-la no dia seguinte."
"Meu gato está dando um novo significado à expressão "enjoado para comer".

A rejeição ao alimento que estes donos de animais de estimação estão descrevendo deve-se, geralmente, aos hábitos alimentares que eles próprios ajudaram seus animais a estabelecer.Antes de tratarmos das causas que levam os animais de estimação a se tornarem enjoados para comer, uma palavra de precaução. Algumas vezes, a recusa em comer é um sinal de doença. Se seu animal não for normalmente caprichoso em relação ao seu alimento e se você tem evitado criar hábitos que o levem a isto, então, será conveniente fazer uma visita ao seu veterinário. Conheça seu animal de estimação.

Saiba o que é normal para ele em termos de hábitos alimentares, comportamento e aparência. Qualquer desvio em relação aos seus hábitos normais pode ser um sinal de doença. Talvez uma das causas mais comuns que levam os animais de estimação a não quererem comer resultem da concepção errônea de que eles precisam de tanta variedade em suas dietas quanto os seres humanos. Alguns donos de animais de estimação se esquecem de que os seres humanos requerem uma alimentação variada como uma forma de garantir o consumo de refeições nutricionalmente balanceadas. Um alimento de boa qualidade para animais de estimação tem um balanceamento correto de todos os nutrientes requeridos por eles, juntamente com um alto nível de palatabilidade.

Oferecer variedade na alimentação de um animal de estimação encoraja-o a rejeitar um alimento só para ver o que será oferecido da próxima vez. Quando você encontrar uma dieta nutricionalmente completa e balanceada que agrade seu animal de estimação, mantenha-a.O problema pode ser um membro indulgente da família, e não o animal. Ao oferecer snacks próprios dos seres humanos e sobras de comida, a fome do seu animal será satisfeita com todas estas coisas gostosas e, então, ele se recusará a comer ou lambiscará um pouco do alimento que ele deveria estar comendo.

Alguns cães mostram-se ávidos a comer um certo alimento para animais de estimação por vários dias. De repente, esta avidez desaparece e eles passam a comer com relutância ou a se recusar a comer por alguns dias. Esta recusa pode ser a própria tentativa do cão de controlar sua ingestão de calorias. Quando um cão aprende que comer agrada seu dono, ele logo começa a comer para agradá-lo. Algumas vezes, palavras de estímulo e afeição quando o alimento é oferecido reforçará este comportamento de comer para agradar. O excesso de alimentação pode levar um cão, assim como os seres humanos, a ter uma sensação de desconforto. Ele tentará aliviar este seu desconforto deixando de comer ou comendo muito pouco do seu alimento.

Muitos donos de animais de estimação comentam que seus cães comem menos na época do calor. Isto não é algo fora do comum. Estudos mostram que, via de regra, os cães precisam de 7,5% a menos de calorias.

Os hábitos alimentares de um gato não devem ser confundidos com sua rejeição ao alimento. Os gatos, em sua maioria, tendem a comer ocasionalmente. Eles mordiscam seu alimento, vão embora e voltam, periodicamente, para mordiscar mais um pouco. Raramente eles comem de forma voraz. O fato deles comerem ocasionalmente leva, algumas vezes, à interpretação de que eles não estão gostando de uma certa dieta.

Alguns animais de estimação incorrem no que a comunidade veterinária descreve como "ousadia dietética". Independentemente de quão bem alimentados sejam estes animais, eles "atacam" as latas de lixo. Se os ataques forem bem sucedidos, eles perderão o interesse pela sua dieta regular. O hábito de comer lixo também pode ser uma prática perigosa, podendo resultar em vômitos ou diarréia ou na ingestão de alimentos contaminados ou produtos químicos tóxicos.

Afim de evitar esta ousadia, tome providências para assegurar que seu animal não tenha acesso aos lixos da casa, porão ou garagem. Examine as latas de lixo em seu pátio. Certifique-se de que elas têm tampas que fecham de forma bem justa. Visando a proteção dos próprios animais de estimação e para que eles possam ser bons vizinhos, não se deve permitir que os mesmos perambulem pelos pátios dos vizinhos. Se, por razões de saúde ou outros motivos, você tiver que mudar a dieta do seu animal de estimação, faça-o gradualmente, num período de sete a dez dias. Acrescente uma pequena quantidade da nova dieta ao alimento que já está sendo administrado. Cada dia, aumente a quantidade da nova dieta e diminua a quantidade da antiga. Esta mudança gradual de dieta ajuda a evitar distúrbios digestivos.

Uma Consideração Final

Ocasionalmente, uma suplementação é necessária por razões médicas. Quando um animal de estimação saudável é alimentado com uma dieta nutricionalmente completa e balanceada, deve-se evitar a suplementação. A suplementação da dieta de animais de estimação não é necessária, podendo perturbar o equilíbrio de nutrientes da alimentação dos mesmos. A suplementação com sobras de comida também pode levar o animal de estimação a se tornar exigente para comer.

Nenhum comentário: