Este artigo explica como fazer a verificação e quais medidas devem ser tomadas se o bichano estiver acima do peso. Para comprovar se seu gato está com excesso de peso ou não, faça este teste simples:
- Em pé, por cima do seu gato e olhando para baixo, procure a linha da cintura dele. Gatos com o peso correto têm um afundamento perceptível atrás das costelas.
- Com as palmas para baixo, coloque as duas mãos suavemente sobre as costelas do seu gato. Em condições normais, você deve poder apalpá-las, mesmo se não sobressaírem.
- Se não conseguir apalpá-las, é provável que seu gato esteja com excesso de peso. Outro sinal de excesso de peso é a presença de gordura na área da pélvis, entre as patas traseiras.
- Se, por outro lado, as costelas de seu gato estiverem muito visíveis, o animal estará abaixo do seu peso.Se depois desse teste você tiver alguma dúvida sobre o peso do seu gato, recomendamos que consulte o seu veterinário.
O que fazer se seu gato estiver com excesso de peso?
Obesidade é a enfermidade nutricional mais comum entre gatos adultos. O excesso de peso aumenta o risco de contrair certas doenças. Por isso, se suspeitar que seu gato está gordo demais, é necessário colocar em prática um plano de choque o quanto antes. Seu veterinário dará um tratamento para que seu gato volte ao peso normal. De qualquer forma, você mesmo poderá ajudá-lo com as seguintes medidas:
- Elimine da dieta do seu gato as guloseimas e a comida entre refeições.
- Controle o excesso de comida do seu gato. Divida sua porção diária de alimento em várias porções pequenas (de duas a quatro) e ofereça-as uma a uma.
- Para evitar que peça comida, dê a comida antes de você comer a sua e mantenha-o longe do lugar onde você geralmente come.
- Evite que ele remexa e procure restos no lixo, certificando-se de que os lixos estejam bem fechados.
- Estimule o seu gato a fazer exercícios. Existe uma grande variedade de brinquedos para ele no mercado.
- Pese seu gato todas as semanas,sempre na mesma hora do dia, e registre a evolução.
- Finalmente, não hesite em levar seu gato ao veterinário pelo menos uma vez por ano.
Fonte: Whiskas
Nenhum comentário:
Postar um comentário