quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Aves dão preferência aos filhos mais bonitos, diz estudo

Filhotes com penas mais coloridas ganham mais comida.
Os menos vistosos são deixados de lado.

Uma equipe do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC) descobriu que as aves também têm favoritismos e preferem as crias com a plumagem mais colorida, em detrimento dos filhotes que são menos vistosos.

O resultado destas preferências é que os progenitores, pelo menos os de Chapim-real - Parus major -, alimentam mais as crias que tem mais "refletância ultravioleta" em suas plumas, considerando que esta característica é um indicador da característica individual de algumas espécies.

Alimentar as crias com as cores mais vistosas garantiria o êxito reprodutor da espécie, segundo os pesquisadores do CSIC.
Os cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madri bloquearam a "refletância ultravioleta" situada em forma de mancha na nuca e no peito e viram que as crias com esta característica cresceram menos.

O diretor do trabalho, Ismael Galván, explicou que a plumagem colorida nesta espécie, e provavelmente em outras, serve para a comunicação entre adultos e crias e para encontrar um parceiro.
As conclusões do trabalho apareceram na revista especializada "Nature".

Fonte: Saúde Animal

Nenhum comentário: