terça-feira, 24 de junho de 2008

TOSSE DOS CANIS

Quando seu animal apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, como coriza, tosse, espirros, febre e falta de apetite, cuidado! Seu animal pode estar desenvolvendo um quadro de traqueobronquíte, ou tosse dos canis.
Apesar dessa doença aparecer em qualquer época do ano, é nos meses mais frios que ela se manifesta com maior freqüência.
A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e é altamente contagiosa entre os cães, através do contato direto com outros animais.
Os animais sadios, após contato com cães doentes, podem desenvolver a doença entre 3 a 10 dias. Mas você pode prevenir que seu animal adquira essa doença, vacinando-o.
Além da vacina anti-rábica e óctupla, todo cão pode receber a vacina contra a tosse dos canis a partir dos 2 meses de vida.
A vacina é intranasal ( dose única ) ou injetável ( duas doses ).
Mas não é só a tosse dos canis que pode causar tosse no seu animal. Friagem, alergia a ácaros ou pólen e odores fortes ( produtos químicos ) também podem levar o seu animal a tossir. Animais nessas condições estarão mais sensíveis, portanto com uma predisposição maior de serem infectados por um vírus ou bactéria, podendo agravar o quadro respiratório.
O ideal é vacinar seu animal e , no inverno, evitar banhos freqüentes, passeios em horários ou dias muito frios, principalmente com animais idosos.
Atente para animais de pelo curto, pois os mesmos sentem muito frio!
Além desses cuidados, lembre-se que todo animal deve ter uma casinha, canil ou um abrigo no inverno.
Previna-se!

Nenhum comentário: