quinta-feira, 26 de junho de 2008

Terapias Alternativas: parte 1


ACUPUNTURA EM ANIMAIS


O que você acha de tratar o seu animal com uma terapia que em sendo testada e aprovada a mais de 4.000 anos? Pois você tem a possibilidade de proporcionar isto ao seu melhor amigo atraves da acupuntura, uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa.
Normalmente estamos acostumados com a medicina ocidental, a qual faz uso de medicamentos para combater os sintomas.
Explicando melhor, quando se tem um problema de estômago, como uma gastrite, a mesma é tratada com drogas que diminuem a acidez do estômago, ou seja, bloqueando ou inibindo um determinado sinal de desconforto do estômago, no caso a secreção de ácido clorídrico que irrita a mucosa lesada.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a preocupação é com o enfermo e não com a enfermidade, onde o objetivo é tratar o doente como um todo e não apenas uma parte de seu corpo. Desta forma para uma mesma manifestação clínica que se vê na medicina ocidental, na MTC podem existir várias causas e varias abordagens dependendo do que o organismo como um todo manifesta.
Assim, o objetivo não é bloquear, por exemplo, a secreção gástrica e sim fazer com que o próprio órgão estômago se equilibre e pare de produzir ácido em excesso ou recompondo a mucosa gástrica de forma mais rápida. Tentando corrigir a causa do problema, e não os sintomas, muitas vezes a resposta é mais tardia, porém os resultados mais duradouros. Seguindo essa idéia, a acupuntura busca o equilíbrio do corpo para a partir daí conquistar a saúde.
Os animais cada vez mais fazem parte da família, e por que não tratá-los de forma a equilibrá-los e torna-los mais felizes e em sintonia com o ambiente que os cerca. Como principais indicações para a acupuntura em medicina veterinária podem-se citar as doenças músculo-esqueléticas como artrites, artroses (displasia coxofemoral, de cotovelo), problemas de coluna (hérnias de disco, bicos de papagaio), doenças da pele, endócrinas, reprodutivas, entre outras.
A acupuntura pode na verdade ser utilizada em quase todos os tipos de patologias, sendo porém a resposta maior em determinados problemas e menor em outros.
Para saber sobre as melhores indicações, um Médico Veterinário Acupunturista deve ser sempre consultado. As alterações graves como câncer (neoplasias) também podem ser manejadas com acupuntura, proporcionando alívio e um maior bem estar aos nossos companheiros.
Uma dica importante: para quem tem medo de agulhas ou acha que elas doem ou irritam, a maioria dos animais se mantém calmos e tranqüilos aceitando bem as "picadas", sendo que muitos deles chegam a relaxar e até dormir, havendo casos em que os animais aguardam ansiosamente a hora da sessão de acupuntura, demonstrando que eles se sentem bem e que apreciam o equilíbrio que é conseguido através desta aplicação. As seções são normalmente semanais e duram em média 30 minutos após uma primeira consulta mais demorada e bem detalhada.

PEQUENOS ANIMAIS
Entre as indicações de acupuntura, destacam-se:

- problemas de coluna de forma geral , como por exemplo: hérnias e calcificações de disco, diminuição de espaço intervertebral, osteófitos (bicos de papagaio), traumas, patologias degenerativas. Estes problemas podem cursar ou não com paresias, paralisias ou simplesmente dificuldade de movimentação ou dor.
- seqüelas de cinomose
- epilepsia idiopática (convulsões)
- doenças articulares degenerativas
- displasia coxo-femural e do cotovelo
- artrites e osteoartrites
- incontinência fecal/urinária
- seqüelas de AVC ou outros problemas neurológicos
- atopias e outros problemas de pele
- otites recorrentes
- diabetes
- insuficiência renal/ hepática
- distúrbios hormonais
- problemas de comportamento
- tumores
- outras

Como em qualquer outro tratamento os resultados sempre serão melhores e mais rápidos quanto mais cedo se inicia o tratamento. Normalmente, o acupunturista faz uma consulta inicial mais demorada, a fim de tentar diagnosticar o desequilíbrio energético do animal tendo em vista os conhecimentos da MTC Medicina Tradicional Chinesa) na qual a acupuntura é baseada. Ao contrario do que se pensa, os gatos muitas vezes suportam bem as agulhas.
No caso de não ser possível tratar os felinos com acupuntura, os veterinários acupunturistas lançam mão de outras técnicas terapêuticas como laserpuntura, fitoterapia, cromoterapia dentre outras.
Quando cães e gatos possuem doenças crônicas e que cursam com dor, normalmente são animais que precisarão fazer acupuntura por muito tempo ou pelo resto da vida. A acupuntura e técnicas complementares afins, visam de forma muito clara, dar qualidade de vida ao animal, deixando satisfeitos os donos dos animais. Porém, mais felizes e aliviados ficam nossos animais de estimação.

EQÜINOS
A acupuntura em eqüinos é utilizada principalmente em cavalos atletas tanto para tratar problemas como para prevenir novas lesões. Os cavalos atletas estão susceptíveis á muitas lesões crônicas que cursam ou não com dor e/ou claudicação (manqueira).Sendo assim a acupuntura mostra-se como um recurso terapêutico importante, juntamente coma fisioterapia no alivio destas enfermidades. De forma geral, podemos indicar a acupuntura como tratamento primário ou adjuvante de problemas do sistema locomotor (ósseo, muscular, articular, tendíneo e ligamentoso) que são a grande maioria das alterações que se encontra em eqüinos atletas. Além das alterações citadas, freqüentemente indica-se a acupuntura como tratamento adjuvante das seguintes patologias:


- MEP (mieloencefalomielite protozoária eqüina)
- babesioses
- lombalgias
- doenças que cursam com um sistema imunológico deficiente
- problemas crônicos de pele
- insuficiência renal /hepática
- distúrbios hormonais
- problemas reprodutivos como anestro, baixa fertilidade, etc
- alterações de comportamento
- quedas de perfomance
- outros

Além da utilização da acupuntura como recurso terapêutico, ela também pode ser usada para diagnosticar muitas lesões. Isto acontece porque existem pontos de acupuntura que quando palpados indicam alterações em muitos órgãos ou sistemas. Por exemplo, existem pontos diagnósticos que são indicativos de lesões no boleto, cascos, quartela, jarrete e assim por diante. Este recurso é muito importante, porque á através dele que se consegue, muitas vezes prevenir lesões que ainda estão por vir ou que o animal ainda não mostrou sintoma físico.
Quando se associa a acupuntura em eqüinos a outras terapias complementares como a fisioterapia, a homeopatia e a fitoterapia, além de um programa adequado de treinamento, os resultados costumam ser excelentes.

Nenhum comentário: