quinta-feira, 26 de junho de 2008

Filhotes: parte 3


NADA DE SUJEIRA!


Para um cachorro saudável e bonito, não se esqueça de mantê-lo sempre limpo. O banho ajuda a manter a saúde do pêlo, além de deixá-lo menos vulnerável a doenças, quando não dado em excesso.
A partir dos 45 dias de idade, se o tempo estiver quente, seu cão já pode tomar o primeiro banho. Utilize sempre shampoo ou sabonete neutro, sem nenhum tipo de anti-pulgas ou algum outro inseticida, pois pode ser tóxico ao filhote.
Use de preferência água morna, tome um cuidado especial para não molhar os ouvidos e, principalmente, divirta-se! Faça do banho sempre um momento agradável para o seu amigo, assim ele vai sempre gostar de estar limpo e cheiroso.
Depois do banho lembre-se de secá-lo muito bem, limpar os ouvidos e não utilizar perfumes muito fortes (pense que ele está sentindo o cheiro muitas vezes mais forte do que você).
A freqüência do banho depende do tamanho do animal e de sua pelagem. Cachorros menores geralmente precisam tomar banho mais freqüentemente, enquanto cachorros maiores têm um intervalo maior. Não os banhe em excesso, pois o pêlo tem um óleo natural que ajuda a mantê-lo longe da humidade e em boa saúde.
O banho não é a única forma de mantê-lo limpo. Escová-lo todos os dias ajuda a manter o pêlo brilhante e bonito, além de tirar a sujeira superficial. Cheque também as orelhas freqüetemente e escove seus dentes pelo menos 2 vezes por semana.
A escovação dentária é fundamental para que ele não tenha problemas de tártaro e mal-hálito, por isso você deve acostumá-lo desde pequeninho. Nunca use a pasta de dente comum para isso, escovas e pasta de dente devem ser próprias para o uso animal.
Existem diversos tipos de shampoo para cada tipo de pêlo, ou ainda anti-alérgicos, anti-pulgas e para tratamentos dermatológicos, mas sempre que precisar de algum uso específico, consulte seu veterinário.
Cuidado com as Pulgas. Se o seu cachorro se coça demais, inspecione seu pêlo para pesquisar a eventual presença de fezes de pulgas (encontrados em forma de pequenas bolinhas pretas). As pulgas se movimentam rapidamente, você poderá não vê-las. Neste caso, também o seu veterinário poderá recomendar um tratamento apropriado. No entanto, não se pode esquecer de que as pulgas e seus ovos podem sobreviver fora dos pêlos do seu cachorro durante muitos meses. É importante tratar cuidadosamente da caminha, do carpete ou do piso de madeira.

Nenhum comentário: