quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos - PIB

O Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos no Estado de Santa Catarina é um sistema de identificação e monitoramento que permitirá, ao serviço de saúde animal e à sociedade, um maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária no Estado.

Participantes

Todo produtor rural que crie bovinos e bubalinos no Estado de Santa Catarina. Este trabalho será elaborado e coordenado pela CIDASC por delegação da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural. A execução será, feita, em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária - ICASA. Este trabalho contará com o apoio e a participação de diversas entidades ligadas à agropecuária catarinense e de vários órgãos públicos estaduais e municipais.

Objetivos

Diante das restrições impostas pelos países importadores ao comércio internacional de produtos de origem animal e vegetal, mais especificamente na área de saúde animal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, através da Instrução Normativa Nº 17, de 13 de junho de 2006, estabeleceu normas e procedimentos aplicáveis a todas as fases da produção para assegurar a rastreabilidade, a origem e a identidade dos bovinos e bubalinos.

Santa Catarina é hoje um grande produtor e exportador, principalmente de carnes de suínos e de aves. Tal posição leva a necessidade de desenvolver ações para elevar o padrão sanitário de seu rebanho, buscando se adequar às exigências sanitárias internacionais. Possibilitando a oportunidade de colocar seus produtos em mercados considerados nobres, obtendo assim melhor remuneração para toda a cadeia produtiva.

O status sanitário de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE ao Estado de Santa Catarina, possibilita exportar carne e seus derivados para todos os países do mundo.
Para que esta conquista sanitária seja mantida e tenhamos a necessária confiabilidade, é preciso identificar individualmente todos os bovinos e bubalinos do Estado, por meio da aplicação de elementos de identificação animal (brincos) e do cadastramento dos produtores rurais e seus animais, possibilitando assim, avançar em direção a rastreabilidade dos bovinos e bubalinos em Santa Catarina.

Custos

Nesta primeira identificação, o produtor não terá custos com os brincos. A CIDASC distribuirá, gratuitamente os brincos e emprestará os alicates para a contenção do animal e para a colocação dos brincos, que deverão ser devolvidos para CIDASC , após a brincagem, para que o outros produtores possam fazer uso deles.

Documentação Necessária
  • CPF de quem buscar e se responsabilizar pelos brincos e por todo material que compõe o kit.
  • O nome do proprietário
  • O número de animais existentes na propriedade.

Forma de Identificação

  • Na orelha direita do animal será aplicado o brinco maior, de cor amarela, escrito SISBOV, com números pequenos e grandes, e o macho da cor verde, escrito na parte detrás SC_CIDASC.
  • Na orelha esquerda será aplicado um brinco menor, em forma de botão, de cor verde, também com o mesmo número do brinco maior, e o macho igual ao do brinco maior. Ele é um número de segurança em casos de perda do brinco maior. Exceto Animais registrados.
Animais sem Brincos

Após a identificação do rebanho do Estado, devo comunicar à CIDASC e à polícia notificando onde se encontram os animais e solicitar providências. Possivelmente, esse animais sem brincos são frutos de roubo ou de contrabando, vindos de regiões onde pode haver doenças que o nosso Estado já erradicou. Isso representa risco para toda a economia estadual e para o produtor catarinense, em especial.

Obs: o prazo para adesão a esse programa se encerra dia 30 de setembro de 2008.

Nenhum comentário: