quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Prêmios para os bons, multa para os maus

A lei e o bom senso dizem que os donos de animais devem recolher as fezes de seus bichos. Mas muita gente ignora a regra e faz com que quem passe pelas calçadas ou parques das cidades fiquem com raiva dos inocentes animais. Para tentar coibir a falta de educação dos humanos, a cidade israelense de Petah Tikva, localizada no distrito central do país, está utilizando a análise de DNA das fezes dos cães para punir e premiar seus donos.
Na primeira etapa do processo, com duração de seis meses, os donos devem levar seus animais ao veterinário para que sejam recolhidas amostras de DNA da saliva dos cães (como mostra a foto acima). A partir disso, a prefeitura da cidade vai criar um banco de dados com o código genético de todos os caninos para comparar com o resultado da análise das fezes encontradas nas ruas.

Os donos de cães também poderão recolher as fezes e depositá-las em lixos especiais espalhados pelas ruas. Todo o material recolhido nestas latas também será analisado e os “donos exemplos” terão direito a prêmios, como cupons de desconto para comida para cachorro e brinquedos para os bichinhos. Já quem deixar as fezes dos caninos espelhadas pelas ruas será multado.

A veterinária-chefe da prefeitura de Petah Tikva, Tika Bar-On, afirma que a proposta é deixar a cidade mais agradável para todos os moradores e visitantes. “O objetivo é envolver todos os cidadãos nessa campanha e mostrar a todos que podemos deixar nossa cidade mais limpa”, diz Tika.


Fonte: Época

Nenhum comentário: