quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Prazo para identificação de bovinos é encerrado

Nesta terça-feira (30), encerrou o prazo para identificação dos bovinos e bubalinos em Santa Catarina. Essa informação foi dada pelo secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron, em forma de alerta para os produtores do Estado que ainda não identificaram seu rebanho.“A partir desta data, só será permitido o trânsito de animais nas rodovias municipais, estaduais e federais acompanhado da guia de trânsito animal (GTA) com a respectiva identificação de cada animal”, comenta o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa.

O animal em trânsito sem a identificação será considerado clandestino, é apreendido, sacrificado, sem direito a indenização ao responsável.O Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos no Estado de Santa Catarina (PIB) é um sistema de identificação e monitoramento que permitirá, ao serviço de saúde animal e à sociedade, um maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária no Estado.

“Todos esses esforços são para melhorar as ações de defesa e vigilância sanitária animal de Santa Catarina", explica Ceron. A identificação teve início em 31 de março deste ano, com um projeto piloto e a partir de 19 de maio se expandiu por Santa Catarina. Até o momento já foram identificados quatro milhões de animais, equivalente a 97,5% do rebanho catarinense. “Somos o único Estado com esse sistema de identificação em decorrência da certificação internacional de livre de febre aftosa sem vacinação”, diz Roni Barbosa.


Fonte: A Notícia

Nenhum comentário: