terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pesquisa explica funções do bico do tucano

Uma pesquisa da Unesp de Rio Claro, em São Paulo, foi buscar explicações sobre a função do bico do tucano. Tudo começou com uma fotografia bastante curiosa.
A beleza é indiscutível. Os olhos atentos revelam curiosidade. E não faltam palpites. O nome de origem indígena remete ao que mais chama atenção no animal. Tucano quer dizer bico exagerado. Há séculos cientistas se perguntam sobre a função dessa característica. Pesquisadores da Unesp de Rio Claro encontraram uma resposta.

Esse é o radiador do tucano. É por onde ele regula a temperatura do corpo. O bico tem todas as vantagens para fazer o trabalho.“Numa área superficial, que chega a cerca de 40% a 50% da área total da ave, o bico não é isolado. Então, permite troca fácil de calor com o ambiente. E tem fluxo sanguíneo ao longo de toda a estrutura do bico”, explicou o biólogo Dênis Andrade.

A ideia de comprovar o que antes era só uma suspeita surgiu há 15 anos, quando o professor de zoologia observou uma foto. “De um tucano dormindo. Ele cobriu o bico com a calda e com a asa”, contou Augusto Abe, professor de zoologia.

O projeto saiu da gaveta depois que o pesquisador canadense levou para a universidade uma câmera que capta temperatura. A ave foi colocada em uma geladeira. O equipamento infravermelho registrou as mudanças no corpo do animal com a variação do ambiente. Acima de 20 graus a circulação sanguínea aumenta e o bico fica vermelho na imagem. No frio, o bico fica azulado.“Seria mais ou menos como se colocar um casaco em uma situação de frio para evitar perder calor. E tirar o casaco numa situação de calor para se refrescar”, esclareceu o biólogo.

O bico do tucano é importante também na reprodução. Na hora do namoro, é com ele que o macho atrai a fêmea.


Fonte: Globo Rural


Nenhum comentário: