terça-feira, 18 de agosto de 2009

Baleia e filhote nadam nas águas de Balneário Camboriú

Uma baleia franca, acompanhada do filhote, foi avistada próximo à Ilha das Cabras, na Praia Central, em Balneário Camboriú, por volta das 10h desta segunda-feira.
De acordo com o professor André Barreto, do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar/Univali), a curiosidade de algumas pessoas, que insistiam em seguir as baleias com pequenas embarcações, representa perigo para seres humanos e animais.

— Nesta época do ano, as baleias procuram um lugar tranquilo para a reprodução e a amamentação dos filhotes. A praia é como uma maternidade, onde os animais precisam de tranquilidade — explicou o professor.

Ibama estipula distância de aproximação

Segundo o professor, o barulho de motores ou contato muito próximo com embarcações pode ocasionar reações imprevistas, principalmente por parte dos filhotes, e causar graves acidentes. A aproximação a menos de 100 metros destes animais é proibida pelo Ibama.

— Uma baleia pode ficar em uma só praia com seu filhote durante semanas. Basta não ser incomodada — disse Barreto. O filhote visto em Balneário Camboriú tem entre um e dois meses de vida, mede cerca de cinco metros e pode pesar até uma tonelada nesta fase. A fêmea adulta pode medir até 18 metros. Outra aparição de baleia com filhote foi observada durante o fim de semana na praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas. As aparições dos mamíferos no Litoral Centro-Norte são registradas pelo CTTMar/Univali e o Projeto Baleia Franca.

Fonte: ClicRBS

Um comentário:

rosachiclt disse...

oh miga vamu p rosa agora em setembro n feriado vamu la ver s encontramos alguma??? eu sou muito afim é so a gente s programar
bjusol