terça-feira, 14 de outubro de 2008

Diagnóstico precoce em pets: sintomas comuns

Os animais de estimação ocupam um número cada vez maior nos domicílios do mundo inteiro. Só no Brasil há, aproximadamente, 27 milhões de cães; 11 milhões de gatos; 3 milhões de criadores de pássaros e 500 mil aquários.
Com um público tão grande e variado, a oferta de produtos e serviços não poderia ser pequena, principalmente, quando se fala em cuidados com a saúde. A grande maioria dos donos dos "pets" não poupa esforços para ver os seus bichinhos saudáveis, porém, não é sempre que estão atentos aos pequenos sinais que estes podem demonstrar quando estão doentes.

Vômitos e diarréias, por exemplo, são sintomas comuns a diversos tipos de doenças, inclusive, de doenças graves, tais como pancreatite e doenças renais. A obesidade, por sua vez, que hoje já afeta 25% dos cães e gatos dos países ocidentais - segundo relatório da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos - pode desencadear problemas renais e também diabetes. A doença, aliás, já atinge 1 dentre 500 cães e 1 dentre 200 gatos, de acordo com a Associação Americana de Diabetes.

Para evitar que as doenças se agravem é importante um acompanhamento especializado. Atualmente, as clínicas veterinárias contam com equipamentos de alta tecnologia para a facilidade, conveniência e melhoria do atendimento aos animais. A análise bioquímica, por exemplo, é uma orientadora na escolha de um tratamento adequado e na monitorização dos resultados do mesmo.

De acordo com o médico veterinário Regis Christiano Ribeiro, formado pela Universidade de São Paulo com especializações no Royal College of Veterinary e Clínica Judith Iffey, de Londres, os monitores não detectam doenças, mas sim a presença ou não de certas substâncias químicas no sangue: "Um animal que apresenta repetições de vômitos ou diarréia, por exemplo, deve ser analisado com cuidado para a obtenção de um correto diagnóstico. Vômitos e diarréias podem ser sinais de uréia elevada, indicativo de doença renal, mas podem também ser sintomas de pancreatite. Um exame bioquímico do sangue desse paciente poderá resolver essa dúvida", informa dr. Regis.

Hoje em dia, os animais não precisam ser encaminhados aos laboratórios especializados, pois já é possível a realização da análise bioquímica dentro da própria clínica veterinária, com a utilização de monitores para testes rápidos que disponibilizam os resultados entre 3 e 4 minutos. Desta forma, é possível que seja realizada a análise de parâmetros como creatinina, uréia (verificação renal), TGP e TGO (enzimas que indicam alterações no fígado), glicose, entre outros.

DIAGNÓSTICO QUE SALVA VIDAS
Muitos animais tiveram as suas vidas salvas por conta de exames rápidos realizados nas próprias clínicas.
"Com freqüência recebemos pacientes com hálito extremamente desagradável, para os quais nossos clientes solicitam a "limpeza do tártaro dentário". Porém, muitas vezes, mesmo após a limpeza do tártaro ter sido efetuada, os animais permanecem com o mesmo hálito desagradável. Submetê-los a uma simples coleta de sangue para a análise de parâmetros bioquímicos hepáticos renais e glicose sangüínea, com freqüência nos indica alterações em um ou mais órgãos que, se tratadas convenientemente com alterações na dieta e terapia pertinente, evitarão evolução, muitas vezes fatal, dessas doenças", completa o médico veterinário.

Nenhum comentário: