quinta-feira, 3 de julho de 2008

Cuidados com seu cão idoso

A maioria dos cães e gatos começa a apresentar sinais de velhice entre os 5 e 7 anos. Ao contrário dos filhotes, que são sempre ativos e brincalhões, os cães velhinhos são mais calmos, gostam de um bom cochilo e não têm muita paciência para brincar e se exercitar.
Dependendo do tamanho e da raça, a idade que os cães podem alcançar é de 8 a 16, 17 anos.
O envelhecimento dos cachorros é muito semelhante ao dos seres humanos: o metabolismo fica mais vagaroso, a artrite chega, o sistema imunológico cai, a visão e a audição são prejudicadas, e o controle das funções excretoras se perde.
Outra mudança está no temperamento do animal. Ele fica mais "rabugento", perde a disposição de antes para brincar e passa a se irritar com mais facilidade com crianças e cães mais jovens.
À medida em que envelhece, você notará mudanças na aparência e vitalidade dele. Como os humanos, os animais também ganham alguns "cabelos brancos".
As necessidades alimentares também mudam. Eles costumam engordar com muito mais facilidade e é preciso controle na alimentação. O seu veterinário pode ajudá-lo a mudar a ração para um tipo especial, destinado a cães com mais idade.
Entre os sintomas masi freqüentes num cão de terceira idade, estão:
  • perda de dentes
  • cegueira
  • surdez
  • artrite
  • incontinência urinária
  • obesidade
  • problemas de pele
  • perda dos sentidos

Outro problema muito comum nos idosos e um dos maiores inimigos é a insuficiência cardíaca, que pode até ser de nascença, mas geralmente é causada pelo envelhecimento. Com o passar do tempo, a oxigenação cerebral pode ser insuficiente, e nosso cãozinho nos parecer senil. E isso é verdade. Pode acontecer e não há como prevenir. Enfim, no fundo, todos nós gostaríamos que nosso cachorrinho nunca chegasse a ficar velho. Mas já que isso é impossível, precisamos aceitar este fato com naturalidade e colaborar estritamente com os veterinário a para promover a melhor qualidade de vida ao nosso velhinho.

Como a visão e a audição vão se deteriorando, deve-se evitar mudanças radicais do mobiliário, hábitos e horários.

O seu fiel amigo de tanto tempo precisa saber que você está lá para o que der e vier. Especialmente porque com a diminuição dos sentidos, pode vir a ficar temeroso e mais dependente de você. Mas o principal cuidado que devemos ter com nossos velhinhos é continuar amando-os como nunca... não o deixando de lado nem descuidando-se dele agora que ele já não está tão lindo quanto na sua infância. Afinal, ele foi seu amigo fiel e lhe dedicou toda uma vida. O mínimo que você deve fazer é cuidar para que a sua velhice seja a melhor velhice possível!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tininha, apóie a Declaração Universal de Bem-Estar Animal!!!

http://www.animalsmatter.org/

Divulgue esta idéia..

BJS!!