domingo, 14 de setembro de 2008

Petiscos podem provocar obesidade canina


Experimente mostrar um bifinho ou um biscoito para o seu cão e observe a festa que ele faz. Tanta alegria pode ter um preço alto, já que os saborosos petiscos têm grande valor calórico, engordam e podem provocar problemas, como diabetes e colesterol alto. O conselho dos veterinários é basear a dieta na ração e não oferecer as guloseimas, mesmo aquelas feitas especialmente para eles com freqüência.

"Um biscoito de tamanho médio tem cem calorias. Um cachorro pequeno precisa entre 300 e 400 calorias por dia para manter o peso adequado. Ou seja, o biscoito representa 25% do que deve ser ingerido", afirma Márcia Jericó, coordenadora do hospital veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.

Um engano é o proprietário pensar que o cachorro vai ficar feliz com o agrado. "Presença e atenção do dono fariam melhor efeito", afirma Eduardo Fava Schmidt, veterinário do Hospital Veterinário Rebouças.

Os biscoitinhos e afins podem ser recompensa por bom comportamento, mas não devem ser dados diariamente. O ideal é que sejam oferecidos, no máximo, quatro vezes por semana, em momentos especiais. "É parte de um projeto educativo, como se fosse um prêmio", completa Márcia.

Como os petiscos são enriquecidos com gordura, açúcar e sal, não são muito nutritivos. Seu consumo gera energia, mas os animais que já têm uma alimentação adequada não precisam disso, e tudo acaba transformado em gordura. O que ocasiona dor nas costas e problemas graves como diabetes, colesterol alto e triglicérides, explicam os veterinários.

O problema é que os animais tendem a preferir os petiscos e acabam deixando de lado a comida saudável. "No lugar de chocolates e bifinhos, dê carinho. A guloseima faz mal ao animal", alerta Schmidt. Outro costume inadequado é premiar o bicho com a comida da casa. "Acrescentar qualquer tipo de alimento à ração vai desequilibrar a dieta. É um hábito desnecessário", diz o veterinário. As latas e os sachês de ração úmida, que tende a ser mais palatável, também não devem ser oferecidos com freqüência.

Tipos de guloseimas para cães


Bifinhos
São feitos de carne desfiada e salgada e podem ter sabor de peito de peru, bacon, frango e carne. São macios e têm vitaminas

Ossinhos de couro de porco
Não são aromatizados e não há acréscimo de calorias. Indicados para filhotes, que brincam mordendo os ossinhos

Chiclete
Feitos com couro bovino e flexíveis. Aromatizados com carne, menta, morango ou bacon, eles são macios, para que os animais mordam e puxem, como um chiclete

Chocolates
São ossinhos de couro de porco com cheiro de chocolate. Há também os de menta, morango, baunilha, entre outros sabores. Alguns são indicados para animais com mau hálito

Biscoitos
São feitos de leite, farinha de trigo, proteínas, vitaminas e cálcio. Podem ter sabor de espinafre, cenoura ou fígado, por exemplo

Pastas de carne
Podem ser acrescentadas à ração para dar sabor e vêm em sachês ou latas

Quando dar guloseimas ao seu animal
- Como prêmio por algum feito ou bom comportamento
- Como parte de um processo educativo
* Mesmo nessas condições, não é recomendado dar guloseimas mais de quatro vezes por semana

Guloseimas em excesso podem provocar
- Excesso de peso
- Acúmulo de gordura no fígado
- Diabetes
- Colesterol alto
- Hipertensão
- Excesso de gordura no sangue

São proibidas para os animais

- Obesos
- Com doenças cardíacas
- Com doenças nos rins
- Com problemas hepáticos

Nenhum comentário: