sexta-feira, 6 de novembro de 2009

De olho na balança: animais também sofrem com a obesidade

Ficar de olho na balança não é uma preocupação exclusiva dos seres humanos. Segundo o veterinário Luiz Pereira, da Pet From Ipanema, cães e gatos também precisam tomar cuidado com o excesso de peso e suas consequências. "Antes de mais nada é preciso buscar as causas do problema. Não sendo de fundo endócrino, geralmente a obesidade é resultado da falta de exercícios e do excesso de calorias", diz ele.
De acordo com o profissional, cães costumam engordar mais do que os gatos. Enquanto os felinos tendem a comer somente o necessário para se alimentar, a natureza dos cachorros é mais gulosa: devoram tudo que estiver pela frente. “No caso de animais castrados, é recomendável uma dieta com menos calorias porque, após a cirurgia, a mudança hormonal costuma causar aumento de peso. Estabelecer uma rotina de exercícios, sem exageros, também é importante para mantê-los em forma”, ensina Luiz.
Entre as doenças mais comuns associadas à obesidade estão diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, de coluna e nas articulações. "Em casos mais graves, o animal pode vir a ter um AVC (acidente vascular cerebral)", alerta Luiz.
Ao descobrir que seu animal de estimação está acima do peso, é fundamental correr para o veterinário, em vez de estabelecer uma dieta por conta própria. O profissional fará exames para descobrir se o problema é causado por má alimentação ou distúrbios endócrinos.
Fonte: Globo.com

2 comentários:

vettherapy disse...

Trabalho com terapias complementares e é grande a incidência de paresias e paralisias devido a problemas de coluna e na maior parte dos casos os animais são obesos. Cynara - vettherapy.com.br/blog

rosachiclt disse...

Q COISA MAIS LINDA RSRSRSR.
E sim tamb já tive caozinho com problemas d coluna p causa d obesidade, fez egime rsrrsr.
bjusol p ti