segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Haiti: ajudar os animais ajuda os humanos também


Como nossos esforços de ajuda animal podem ajudar os problemas de saúde humanos.

Os drs. Ian Robinson e Michael Booth, do IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) se encontraram com os representantes do governo haitiano na capital haitiana de Port-au-Prince, sábado, 23 de janeiro.

Ian e Mike, junto com 2 representantes da WSPA, e possivelmente outros membros da Coalisão de Ajuda Animal para o Haiti, (a coalisão que nós formamos com a WSPA) apresentaram planos para tratar de animais feridos, dar-lhes comida e água, e vaciná-los contra doenças fatais. A equipe também planeja avaliações nas áreas mais fortemente atingidas de Port-au-Prince.

E é claro, nós estamos preparando nosso hospital veterinário móvel para implantação. A cidade capital ainda é insegura e perigosa, mas assim que for seguro entrar, nossa equipe será implantada.

Os esforços humanos de ajuda estão começando agora a se manter, enquanto que organizações humanitárias estão dando aos haitianos comida, abrigo e cuidados médicos. É claro que os animais haitianos estão sofrendo também, e nossa missão é vital. Todas as organizações de ajuda têm um papel a desempenhar, e é crucial que todos trabalhemos juntos.

Problemas de saúde animais levam a problemas de saúde humanos

Como você pode imaginar, em desastres como este terremoto, há sempre surtos de doença, algumas transmitidas de animais para humanos. Estes surtos - ou até mesmo o medo de surtos - podem levar a sérias crueldades contra os animais. Por exemplo, uma ameaça de surto de raiva pode levar à matança de animais sem teto, até mesmo os que foram vacinados.

Nossas recomendações ao governo haitiano incluem planos para proteger animais - e consequentemente os humanos - através de: cuidado à população de animais sem teto, dando-lhes comida e água e, se necessário, vacinas que previnirão surtos de raiva e outras doenças que possam se espalhar aos humanos.

Animais de fazenda podem sofrer doenças - como anthrax - que também podem afetar seres humanos. E com a maior parte da cidade destruída, os animais de fazenda nas comunidades rurais desempenharão um papel importante na recuperação econômica do Haiti. Portanto, cuidar dos animais de fazenda é parte essencial do nosso plano.

E, é claro, nosso plano fornece cuidados médicos críticos para animais feridos, além de comida e água, e vitaminas para lhes ajudar a fortalecer seus sistemas imunológicos.

Nós esperamos que esses esforços combinados ajudarão a manter uma população animais saudável, enquanto que também reduzam o risco de problemas de doenças relacionadas a animais.

É claro que nada desse trabalho de salvar vidas seria possível sem a incrível generosidade de tantos apoiadores do IFAW (Fundo Internacional do Bem-Estar Animal). Meu sincero agradecimento vai para todos que fizeram doações e enviaram mensagens de encorajamento para esta missão vital.

Fred O'Regan
Presidente do IFAW
Para saber mais, acesse: www.ifaw.org

Nenhum comentário: