quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A polêmica do foie gras

O foie gras é uma das iguarias mais sofisticadas da culinária francesa. O termo significa “fígado gordo” e consiste no fígado de um pato ou ganso superalimentado. Nessas condições, o órgão cresce excessivamente e adquire uma textura e um sabor mais refinados. Apesar de cerca de 80% do foie gras consumido no mundo ser francês, países como o Canadá e a Hungria também produzem o prato.
Na França, a discussão sobre a crueldade do processo de produção do prato já dura duas décadas. O país proibiu a gavage, que significa estufar o animal por alimentação em excesso. Apesar disso, muitos produtores alegam que a prática –que exige a introdução de um cano, por onde sai a comida, na boca do animal – não é crueldade. No entanto, a gavage ainda é feita ilegalmente na França.
Agora a Hungria passa pelo mesmo debate. Esse capricho culinário é uma violação dos direitos dos animais? Ou os gansos gostam do excesso de comida? O foie gras é ético? A discussão tomou a mídia húngara e chegou ao Parlamento. Os políticos estão discutindo como lidar com a crise, que já afeta o fornecimento do produto à Alemanha e Leste Europeu. O governo tende a proteger a indústria do alimento, mas nas negociações caminham para a proibição da superalimentação forçada.



Fonte: Época

DEFINITIVAMENTE UM ATO CRUEL, REPUGNANTE, ABOMINÁVEL, COMO OUTROS TANTOS MALTRATOS PRATICADOS CONTRA OS ANIMAIS! VOCÊ GOSTARIA QUE ENFIASSEM EM VOCÊ 12 KG DE ALIMENTO GOELA ABAIXO POR UM TUBO? VOCÊ, QUE É A FAVOR DESSA BARBÁRIE, EXPERIMENTE FAZER ISSO EM VOCÊ PRA VER COMO SE SENTIRÁ! VOCÊ FARIA O MESMO COM OS SEUS FILHOS CASO ELES NÃO QUISESSEM COMER? ESPERO QUE PROÍBAM DE UMA VEZ POR TODAS TAMANHA BRUTALIDADE.
ESSA É A MINHA OPINIÃO..... E A SUA?

Nenhum comentário: