quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Contra-ataque dos esquilos!

Os esquilos vermelhos, que habitam o Reino Unido, estão à beira da extinção. Com apenas 140 mil sobreviventes, os pequenos roedores são vítimas de uma epidemia de um vírus da família pox disseminado pelos seus “primos”, os esquilos cinza – que são imunes à doença. Contudo, cientistas descobriram recentemente que alguns esquilos vermelhos desenvolveram anticorpos e ficaram mais resistentes ao vírus.
No estudo, foram analisados cerca de 500 cadáveres de esquilos vermelhos. Oito dos animais foram expostos durante a vida ao vírus, mas morreram por outras causas. Tony Sainsbury, cientista da Sociedade de Zoologia de Londres e condutor do estudo, disse em entrevista ao jornal britânico The Independent que, antes, acreditava-se que o vírus era 100% letal para os esquilos vermelhos.
“A nova descoberta, de que alguns esquilos vermelhos não morreram em decorrência do pox, pode indicar um sinal de co-evolução entre o vírus e o hospedeiro”, afirma Sainsbury. Para o pesquisador, esses anticorpos podem representar uma chance de salvação para a espécie ameaçada. “A imunidade ao vírus pox dará a chance de lutar aos esquilos vermelhos. Sem os anticorpos, essa batalha estaria perdida para eles”.

Fonte: Época

Nenhum comentário: