segunda-feira, 13 de julho de 2009

Riscos na Gravidez: Eclâmpsia

Por esse nome estranho (eclâmpsia), caracteriza-se uma das doenças mais freqüentes relacionada a gestação, principalmente em raças de porte pequeno e “elétricas”, como poodles, pinschers e yorkshires, por exemplo, embora também possa ocorrer em raças de grande porte.

Eclâmpsia (também conhecida como “febre do leite” e “tetania puerperal”) trata-se do desequilíbrio de cálcio no organismo da gestante (inclusive, mulheres também podem ser acometidas por esse mal), cujas conseqüências serão notadas em até três semanas após o parto. Ocorre que durante a gravidez, é necessária uma demanda grande de cálcio, já que nesse período estarão sendo formados os ossos dos filhotinhos, além da grande quantidade de leite que lhes será disponibilizada.
Como identificar o problema? Fique de olho após o parto, pois como já dito, as três primeiras semanas são importantes, pois a deficiência de cálcio poderá ser notada nesse período. A cadela fica agitada, ofegante, chora e apresenta contrações musculares, temperatura alta, podendo até mesmo chegar a ter convulsões. Trata-se de uma emergência médica e, portanto, caso ocorra, a providência imediata é levá-la a uma clínica veterinária mais próxima, pois apenas o veterinário pode fazer a reposição adequada de cálcio.
Por falar nisso, outra coisa importantíssima: nada de medicação por conta própria! Nem mesmo vitaminas! Pode parecer lógico: “Oras, se falta de cálcio, basta repor!” E o que mais vejo na clínica são proprietários dando cálcio por via oral para a cadelinha a revelia do veterinário. E o que foi feito para prevenir, acaba piorando a situação, porque uma vez que o cálcio é oferecido “pronto” o organismo da cadela fica “preguiçoso”, pois não precisa metabolizar a substância e pára de produzi-la. Resultado? Assim que cessar a administração por via oral, a tetania vai aparecer, e nesse caso, infelizmente foi provocada pelo próprio proprietário. Portanto, sempre procure seu médico veterinário de confiança, para tirar todas as dúvidas.

Mas calma... a gestação da sua cadelinha não precisa ser uma dor de cabeça. Basta ter cuidados básicos e orientação. Para prevenção da eclâmpsia, deve se certificar de que a sua amiguinha está com a vermifugação em dia e se está recebendo uma nutrição adequada. E como nutrição adequada entenda: Nada de comida caseira! Isso porque a alimentação caseira não supre todas as necessidades nutricionais do animal de modo geral. E em se tratando das gestantes, os cuidados devem se estender até o final da amamentação.

No mercado pet existem rações especiais de boa qualidade, com as concentrações de nutrientes ideais para a futura mãezinha. Existe ainda a opção de oferecer ração de filhote para a gestante, já que estas rações têm a concentração de cálcio ideal (e este cálcio ingerido diferentemente do contido na “vitamina a base de cálcio”, será metabolizado pelo organismo da cadela). Mas a escolha da ração é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o veterinário, inclusive para evitar obesidade, já que alguns donos tem a “tendência” de entupir a pobre cadelinha de comida. É fato que as gestantes comem mais que o normal, mas isso também deve ser dosado, nada de exageros.

A gestação requer cuidados sim, mas está longe de ser um problema, pelo contrário, se tudo for feito direitinho, é só tomar fôlego para se receber as alegrias de ter os filhotinhos em casa!
Fonte: Mania de Bicho

Nenhum comentário: