terça-feira, 12 de maio de 2009

União Europeia proíbe a venda de produtos derivados de focas

A WSPA parabeniza o Parlamento Europeu por fechar 27 mercados nacionais para produtos derivados de focas caçadas com fins comerciais. O voto histórico de hoje prova que a mobilização das pessoas pode, sim, provocar mudanças positivas.
O parlamento apoiou de forma esmagadora a proibição: 550 Membros do Parlamento Europeu votaram a favor e 49, contra.
Em vigor a partir de 2010, a
proibição da UE sobre a venda de produtos derivados de focas aumenta a expectativa de vida de milhares de focas que pareciam destinadas a sofrer com os revólveres e bastões das caças comerciais.
A Gerente de Programas de Mamíferos Marinhos da WSPA, Claire Bass, celebrou a vitória:
– Os povos da Europa foram claros ao demandar a proibição, e o Parlamento os escutou. Muitas pessoas e instituições lutaram por isso, especialmente a Humane Society International (HSI), o (IFAW), muitas de nossas afiliadas e
a própria WSPA. Todos devem ser parabenizados.
O resultado de hoje mostra o poder da união na proteção dos animais: o texto da regulação reconhece que a oposição pública em relação à caça de focas foi um fator decisivo para a proibição.

Focas mais protegidas: o que o voto significa

A proibição reconhece a crueldade extrema e inaceitável da caça comercial de focas.
Enquanto o Canadá e a Noruega ameaçam registrar queixa, a legislação é sólida. Grupos de proteção animal estão seguros de que a proibição está de acordo com as diretrizes da Organização Mundial do Comércio.
A proibição contém uma exceção, para a venda limitada de produtos da caça de subsistência, levada a cabo por comunidades indígenas, mas os mercados europeus estarão firmemente fechados para produtos da caça vasta e com fins lucrativos do Canadá, da Namíbia e de outros países – responsáveis pela morte desumana de centenas de milhares de focas a cada ano.
Uma vitória significativa para o bem-estar animal
Esta proibição cria um imenso vazio no mercado de produtos de focas: a UE detém cerca de um quarto do comércio mundial. Essa é uma tendência global: a Rússia baniu a caça de focas há poucas semanas; os Estados Unidos e o México já proibiram a venda de produtos derivados de focas.
O colapso da caça comercial de focas do Canadá – a maior caça de mamíferos marinhos do mundo – pode se tornar inevitável. Os próprios caçadores decidiram não caçar mais neste ano, alegando a falta de demanda por produtos de focas.
– Este é um importante marco dos esforços internacionais para proteger as focas. Hoje estamos um grande passo mais perto de tornar o sangue nas bancadas de gelo e nas praias uma coisa do passado –, Claire concluiu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu blog! Você está de parabéns!

Ps: Você deveria ter feito biologia!!! =D