terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Biólogo cria livro que responde às mais curiosas dúvidas do mundo dos bichos

Você já se perguntou se as zebras são pretas com listras brancas ou brancas com listras pretas? Ou por que os morcegos dormem de cabeça para baixo? Cansado de ouvir essas perguntas e muitas outras dos visitantes do Zoológico de São Paulo, onde trabalha há oito anos, o biólogo Guilherme Domenichelli lança neste mês o livro Girafa tem torcicolo? E outras perguntas divertidas do mundo animal (Panda Books, 43 páginas). Nele, o especialista responde a diversas questões sobre os animais em textos acompanhados de divertidas ilustrações (confira abaixo alguns trechos do livro). Em entrevista a ÉPOCA , o autor falou de seu projeto e contou por que as girafas são seus animais favoritos.

ÉPOCA – Quais são as dúvidas mais freqüentes dos visitantes do zoológico?
Guilherme – Eu escuto de tudo, desde perguntas básicas, do tipo “elefante bebe água pela tromba?”, até coisas mais criativas, sobretudo das crianças.

ÉPOCA – Mas o elefante bebe água pela tromba?
Guilherme – Não. A tromba é um prolongamento do nariz dele. Os elefantes podem sugar com a tromba até oito litros de água, para esguichar na boca ou no corpo, para se refrescar.


Guilherme Domenichelli e um leão marinho

ÉPOCA – O título traz uma pergunta sobre as girafas. Por que você escolheu esse animal para ilustrar a capa?
Guilherme - A girafa é um dos animais de que mais gosto, porque tem muitas curiosidades a seu respeito. Elas possuem uma língua de até 43 centímetros, para comer folhas nas árvores. Imagina essa língua? Muitos também pensam que as girafas nunca deitam, mas elas podem deitar para dormir dobrando as pernas. No entanto, nunca apóiam a cabeça no chão. Girafa com pescoço no chão é sinal de doença. Diferente do que muitos acreditam, elas não são mudas, só emitem sons bem baixinhos. Já dor de garganta, isso nunca foi visto, o que é bom, pois enrolar um cachecol não ia ser fácil (risos).

ÉPOCA – Que animais costumam despertar maior curiosidade nas pessoas?
Guilherme – Existem muitos mitos em torno de alguns bichos. O lobo, por exemplo, teve a fama de ser malvado inventada na Europa durante a Idade Média, com o surgimento de histórias como “Os três porquinhos” e “Chapeuzinho vermelho”. Os lobos costumavam atacar rebanhos e galinheiros, então criaram essas histórias para as pessoas sentirem ódio deles e exterminá-los. Infelizmente, por causa disso, os lobos acabaram desaparecendo em diversos lugares. A história de eles uivarem para a lua também é um mito. Na verdade, eles uivam para demarcar o terreno.

ÉPOCA – Qual foi a pergunta mais estranha que você já ouviu?
Guilherme – Já ouvi coisas muito curiosas, de crianças e de adultos. Tem um dito popular do “abraço do tamanduá”, de que ele abraça para se defender. Uma vez disse que o tamanduá, na realidade, se apóia nas patas traseiras para, com as garras das patas dianteiras, atacar o predador, porque ele é o único mamífero sem dentes . Então, uma senhora disse: “não, você está errado. Eu já vi, ele abraça a pessoa, introduz a língua pelo nariz e suga o cérebro.” Não tive como contra argumentar! Mas existem também questões que nem os biólogos sabem a resposta. Por exemplo, para que as girafas têm aqueles dois chifrinhos, ou as “anteninhas”, como as crianças falam? Ninguém sabe. É um mistério da natureza.

Nenhum comentário: