quarta-feira, 18 de junho de 2008

A HISTÓRIA DO SÍMBOLO E SEU SIGNIFICADO


Até alguns anos atrás cada Conselho Regional de Medicina Veterinária adotava seu próprio símbolo, até que o Conselho Federal de Medicina Veterinária, instituiu um concurso na intenção de padronizar este símbolo.
O concurso feito a nível nacional, recebeu 172 sugestões e em 15 de junho de 1994 após o julgamento dos trabalhos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária criou e implementou o uso do símbolo oficial da Medicina Veterinária pelos Conselhos Federal e Regionais através da resolução 609.
O símbolo vencedor, escolhido para representar a Medicina Veterinária está respaldado por princípios históricos, culturais e mitológicos, sendo formado por um hexágono, forma tradicionalmente utilizada, pelo bastão de Esculápio, atributo do deus da arte de curar na mitologia grega, pela letra "V" com a função de identificar a Medicina Veterinária e uso da cor verde, tradicionalmente utilizada pela classe Médica, representando juventude e saúde.
O conjunto emblemático de Esculápio, formado pela serpente e pelo bastão, tem múltiplos significados alguns dos quais são universalmente reconhecidos e aceitos. A serpente, representa a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de regeneração e preservação da saúde. O bastão, originalmente um galho de árvore com algumas folhas, representa os segredos da vida terrena, poder de ressurreição e o auxílio e suporte da assistência dada pelo Médico aos seus pacientes. Sua origem vegetal representa ainda as forças da natureza e a capacidade curativa das plantas.

Nenhum comentário: